Trabalho de Graduação
O Trabalho de Graduação (representada pelo código if691) é um disciplina obrigatória dos cursos do Centro de Informática. A cadeira de Trabalho de Graduação é obrigatória para os três cursos, e geralmente é paga no último período letivo do curso. Possui uma carga horária de 150 horas, e tem como objetivo fazer uma tese a ser apresentada no final do período.
O assunto da tese pode ser escolhido a partir de uma lista disponibilizada por professores do CIn ou pode ser a critério do aluno. Os alunos costumam pegar o tema que foi estudado na Iniciação Científica para dar continuidade ao artigo, afim de amadurecer um tema que já foi previamente estudado e pesquisado.
O aluno deve procurar um professor orientador logo no início da cadeira, e o mesmo servirá como um guia para a confecção do artigo. Ao final do período, ou quando o aluno tiver terminado sua pesquisa, o mesmo apresenta o resultado a uma banca avaliadora, que deverá dar uma nota ao aluno, resultando na aprovação ou não do mesmo.
Objetivos
O Trabalho de Graduação (TG), embora não seja obrigatório no currículo atual, pode ser considerado como uma das partes mais importantes do programa de Graduação em Ciência da Computação. Trata-se de uma grande oportunidade que o aluno tem de demonstrar independência e originalidade, além de capacidade de planejar e organizar um projeto de razoável porte, e levá-lo a bom termo utilizando os métodos e técnicas aprendidas durante o curso. Qualquer que seja seu nível de desempenho acadêmico, através do TG o aluno tem a chance de demonstrar todo o seu potencial realizador e criativo, além de poder produzir um documento que poderá servir a outros. O resultado final deverá trazer um ótimo sentimento de "ter realizado algo, com começo, meio e fim".
Escolha de um TG
Antes do final de cada semestre a Coordenação divulgará uma lista de propostas de TG submetidas por professores do centro. Ao tomar conhecimento da lista de propostas, o aluno terá algum tempo para procurar os professores autores das propostas que mais lhe pareceram atraentes, e aí então se decidir se faz a matrícula na disciplina de TG para o semestre a ser iniciado. Embora recomendável, não há necessidade de se tomar a decisão sobre o projeto no momento da matrícula, mas espera-se que o aluno já tenha uma ideia de quais projetos poderiam ser candidatos a sua escolha definitiva.
Em geral, a ideia para o projeto de TG pode vir de uma proposta de um(a) professor(a), ou do próprio aluno, ou mesmo de uma combinação dos dois. O aluno deve procurar o(s) professor(es) para discutir sobre o(s) projeto(s) que mais lhe interessa(m), de modo que haja tempo para um amadurecimento da ideia antes que o projeto seja mesmo oficializado como seu TG. É importante observar que o projeto deve se enquadrar no perfil escolhido (teórico, acadêmico, tecnológico, voltado ao mercado, etc.), de forma a permitir que as chances de sucesso sejam as melhores possíveis.
Os alunos que têm uma ideia própria de um projeto assumem a responsabilidade de encontrar um(a) professor(a) que não só aprova a proposta, como se dispõe a supervisionar. Obviamente, a Coordenação poderá ajudar o aluno a encontrar um(a) professor(a) que "assuma" o projeto do aluno, mas é preciso que fique claro que nem sempre é possível garantir que o seu projeto encontre alguém disposto(a) a assumir.