Matemática Discreta para Computação

De CInWiki
Revisão de 23h19min de 2 de maio de 2012 por 177.17.1.178 (discussão) (Criou página com 'Diferentemente de Cálculo, que estuda as chamadas estruturas matemáticas contínuas, este curso aborda a matemática que envolve apenas estruturas matemáticas discretas e/o...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Diferentemente de Cálculo, que estuda as chamadas estruturas matemáticas contínuas, este curso aborda a matemática que envolve apenas estruturas matemáticas discretas e/ou finitas: números inteiros, recorrências, grafos, árvores. A idéia é prover ferramentas básicas para o projeto e a análise de algoritmos. Você pode acessar o site da disciplina aqui.


Professores

O curso é ministrado por Anjolina Grisi de Oliveira.

Objetivos

A disciplina de Infra-Estrutura de Software visa fazer com que os alunos entendam o funcionamento dos sistemas de software que fornecem uma infra-estrutura através da qual aplicativos (browsers Web, editores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, etc.) podem interagir com o hardware. Ao final da disciplina, os alunos devem apresentar uma compreensão dos principais mecanismos necessários para se construir tal infra-estrutura, considerando os dois papéis que ela desempenha: de mecanismo de abstração para a plataforma de hardware subjacente e de gerenciador de recursos diversos como memória, capacidade de processamento e dispositivos de armazenamento e de entrada e saída. Nesta disciplina, o software de infra-estrutura está dividido em duas partes: (i) o sistema operacional; e o (ii) middleware. Essa disciplina funciona em harmonia com as outras duas disciplinas de infra-estrutura, a de hardware e a de comunicação, e juntas as três fornecem um panorama razoavelmente completo sobre o funcionamento de um sistema computacional.

Tópicos Abordados

A disciplina é divida em 2 módulos,como visto abaixo, visando facilitar a organização do conhecimento e o aprendizado.

Módulo 1: Sistemas Operacionais (30h)

  • Processos
  • Escalonamento
  • Memória Virtual
  • Dispositivos de Entrada/Saída

Módulo 2: Sistemas Distribuídos (30h)

  • Concorrência
  • Sistemas distribuídos
  • Middleware

Avaliação

Sejam NP1 a nota de um aluno na primeira prova, NP2 sua nota na segunda prova, NPROJ a nota dos projetos e PLMPC os décimos extras oriundos das listas de Linguagem de Montagem e Programação Concorrente, a média desse aluno será calculada da seguinte maneira:

Média = (NP1 + NP2 + NPROJ)/3 + PLMPC.

Referências

  • A. S. Tanenbaum. Sistemas Operacionais Modernos – 3ª Edição. Pearson Ed., 2008.
  • A. S. Tanenbaum e A. Woodhull. Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação – 3ª Edição. Bookman, 2008.