EEL-7040 - Circuitos Elétricos I
Curso de Engenharia Elétrica

Prof. José Carlos M. Bermudez, Ph.D.

 Plano de Ensino    Cronograma da Teoria     Listas de Exercícios    Dicas  Página inicial

Caro estudante de Circuitos Elétricos:

        Contrariamente ao que muitos de seus colegas possam dizer, Circuitos Elétricos não é uma disciplina difícil. Pelo contrário, esta é uma das disciplinas mais simples dos currículos de engenharia. Mas então, por que tantos alunos têm dificuldades nesta disciplina?

        Após lecionar a disciplina de Circuitos Elétricos durante vários anos, estou convicto de que esta dificuldade é muito mais uma conseqüência do contexto do que propriamente dos aspectos técnicos da disciplina. A experiência tem mostrado que todos aqueles estudantes que conscientizam-se de que a forma de estudo é a chave do aprendizado, não encontram problemas em Circuitos Elétricos. Mais do que isso, passam a apreciar mais o curso de engenharia por tornarem-se capazes de pensar como engenheiros. A seguir, procuro mostrar o enfoque que deve ser dado pelo estudante a esta disciplina. Dou também algumas "dicas" para o acompanhamento da disciplina. Até hoje, todos aqueles que seguiram essas sugestões sairam-se bem não só em Circuitos Elétricos como em disciplinas de Eletrônica e em disciplinas mais avançadas de seus cursos de engenharia. Mais do que isso, passaram a apreciar muito mais a beleza da profissão de engenheiro. Leia com atenção, procure seguir estas sugestões e realimente este professor caso não concorde com algum ponto de vista ou técnica aqui exposta.

Qual é o problema com Teoria de Circuitos?

        Em alguns cursos de engenharia, tais como Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, a disciplina de Circuitos Elétricos é uma as primeiras disciplinas de contato com o exercício da engenharia. Até então, o estudante lidou majoritariamente com disciplinas de três tipos: (i) Disciplinas onde aprendeu ferramentas matemáticas necessárias à operacionalização das soluções de problemas de engenharia - Cálculo, Álgebra, Computação, etc.; (ii) Disciplinas onde aprendeu os princípios físicos que explicam o que acontece na natureza e que irão estabelecer as condições de contorno e as limitações que o engenheiro deve considerar na solução dos problemas de engenharia - Física, Química, etc.; (iii) Disciplinas instrumentais que dão ao estudante as ferramentas necessárias para a comunicação com os demais engenheiros e com a sociedade em geral - Português, Desenho Técnico, etc.

        A disciplina de Circuitos Elétricos traz para o mundo do estudante uma nova dimensão: A partir de agora os problemas não têm mais uma única solução. Cada problema pode ser resolvido de diferentes maneiras, todas elas corretas. A melhor forma de encaminhar e resolver um problema de circuitos elétricos irá sempre depender de diversos fatores. O estudante deverá usar o seu conhecimento das várias técnicas de análise, associado ao conhecimento da física e das ferramentas matemáticas para identificar a melhor forma de encaminhar a solução de um problema. Desaparece aqui a possibilidade de estudar técnicas associadas à solução de "tipos" de problemas. Não dá mais para compilar uma lista de problemas e de soluções e fazer uma associação na forma "sempre que eu tiver um problema deste tipo eu resolvo daquela forma".

        Na minha opinião, é esta mudança que deixa muitos dos estudantes sentindo-se como que "perdidos" na solução de problemas de Circuitos Elétricos. Por outro lado, esta mudança representa a entrada no mundo mágico da Engenharia. É a capacidade (e a necessidade) de raciocinar desta forma que faz do engenheiro um profissional tão apaixonado por sua profissão. O que o estudante precisa neste momento é reconhecer que este é um momento decisivo em sua formação. É também um ponto decisivo para sua vida profissional. A partir de agora é necessário "pensar como engenheiro". Este é o grande desafio do estudante de Circuitos Elétricos. O desafio está na mudança de forma de raciocínio, e não em qualquer teorema ou técnica a ser aprendida na disciplina. Aquele que se convencer disso terá aberto a porta mais difícil de toda a sua formação. Aqui começa a carreira do engenheiro.

Como o engenheiro é diferente dos "outros"?

O engenheiro é mesmo um pouco diferente dos "outros". Não é melhor nem pior, mas certamente é diferente. Seguem abaixo alguma características de um engenheiro que gosta de sua profissão. Se você pretende ser engenheiro, mais cedo ou mais tarde vai começar a identificar estes dentre os seus hábitos:
 


         Agora que você já tem uma boa idéia do que o futuro lhe reserva, aqui vão algumas dicas prática para que você comece a se aventurar no interessante mundo do engenheiro. Essas dicas são específicas para o estudo de Circuitos Elétricos, mas podem (e devem) ser empregadas em todas as disciplinas de engenharia:

Como Estudar Teoria de Circuitos?

Verifique sempre sua base:

Nunca memorize resultados:

Exercite o raciocínio lógico na solução de problemas:

Não negligencie os exercícios simples:

Gere os seus próprios problemas:

Verifique sempre a coerência dos princípios físicos "traduzidos" de suas equações:

Sedimente o conhecimento conceitual:

Estude em livros:

Questione:

Não estude apenas em véspera de prova:

Acima de tudo, DIVIRTA-SE estudando Circuitos !