Exercícios
Várias listas de exercícios passadas ao longo do curso e resolvidas individualmente, valendo 20% da nota da segunda unidade.
Várias mini provas a serem resolvidas em 30 minutos, cada uma composta por uma questão teórica ou prática sobre o assunto da última lista de exercício passada. Corresponde à 41% da nota da segunda unidade.
Composto por questões teóricas e práticas sobre todo o assunto visto no curso. Corresponde à nota da primeira unidade.
Só para os alunos que não obtiverem média 7 nas duas unidades. Composto por questões teóricas e práticas sobre todo o assunto visto no curso. Corresponde à nota final.
Desenvolvimento, documentação e avaliação de um sistema de pequeno porte em Java, devendo ser entregue em três versões. Corresponde à 39% da nota da segunda unidade, onde cada versão contribui, separadamente, com 13% da nota.
O acompanhamento dos projetos é feito no laboratório, durante o horário de aula, com a presença dos monitores da disciplina.
Durante o acompanhamento, os alunos devem desenvolver o sistema e tirar dúvidas conceituais e práticas sobre o material visto em sala de aula, além de dúvidas sobre Java e os ambientes de desenvolvimento utilizados no curso.
Os alunos devem verificar com os monitores a adequabilidade do código, estrutura, e funcionalidade do sistema sendo desenvolvido. Em particular, a qualidade do código do sistema é determinada pelos fatores de qualidade de orientação a objetos e Java.
As várias versões do sistema devem ser enviadas por email para o monitor responsável pela sua equipe, observando estritamente os seguintes aspectos:
- Envie o código completo; isto é, se a classe Banco usa a classe ConjuntoDeContas, que usa a classe Conta, envie as três classes.
- Inclua uma classe Teste contendo apenas um método main com código de testes; ou seja, código que testa as principais funcionalidades do sistema.
- Envie tanto os arquivos de código fonte (.java) quanto os arquivos de bytecodes (.class).
- Anexe um relatório de desenvolvimento (em Word, Postscript ou PDF) analisando brevemente, em no máximo uma página, o impacto dos novos conceitos utilizados no desenvolvimento da versão do sistema sendo entregue. Em particular, indique no relatório as vantagens e desvantagens, custo e beneficio, da utilização dos novos conceitos.
Os projetos são corrigidos segundo os fatores de qualidade de orientação a objetos e Java.
Após a correção, os alunos recebem uma tabela de inspeção de código indicando as deficiências encontradas no projeto; ou seja, os fatores de qualidade não observados. Estas deficiências devem ser solucionadas na próxima versão do sistema.
Os alunos devem procurar os monitores para tirar dúvidas sobre a inspeção dos projetos, bem como esclarecer como solucionar as deficiências encontradas.