Paulo Borba
Centro de Informática
Universidade Federal de Pernambuco
Recife, 18 de novembro de 2002
Defina em Java a classe PainelAtendimento cujos objetos representam os painéis eletrônicos normalmente encontrados em agências bancárias para indicar o número da ficha da próxima pessoa a ser atendida (ou da última que está sendo atendida, caso todos os atendentes estejam ocupados). Todo painel deve ter como atributo o número da próxima ficha a ser atendida e o número do próximo atendente livre. Além disso, todo painel deve ter os seguintes métodos:
inicializar, que recebe como parâmetro o número do primeiro atendente livre e inicializa o painel, normalmente no início do dia, com o número do atendente recebido e indicando que a primeira ficha a ser atendida é a ficha 1;
indicarProximo, que recebe como parâmetro o número do próximo atendente livre e incrementa o número da próxima ficha a ser atendida (como as fichas são numeradas de 1 a 99, este método deve reiniciar a contagem assim que chegar a 99);
getProximas, que retorna como resultado o número de fichas a serem atendidas antes da contagem ser reiniciada.