Mini-prova

Paulo Borba

Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco

 

Recife, 13 de fevereiro de 2003

 


  1. Considere a seguinte classe definida em Java:

class GUI extends Frame implements ActionListener {     

  private Button botaoAcao, botaoSaida;

  private TextField campo;

  public GUI () {

    botaoAcao = new Button("Ação!");

    botaoSaida = new Button("Sair");

    campo = new TextField("         ");...

    this.add(botaoAcao);

    this.add(botaoSaida); this.add(campo);

    this.setLayout(new FlowLayout());

    this.setSize(new Dimension(302, 221)); this.show();

  }...

}

Complemente a classe e o construtor acima com o código necessário para que qualquer objeto da classe GUI seja notificado quando alguém clicar nos seus botões. Quando notificado, este objeto deve escrever "Ação!" no campo de texto campo, caso o botão clicado tenha sido botaoAcao, ou então terminar a aplicação, caso o botão clicado tenha sido botaoSaida. Lembre que todo botão tem o método addActionListener, que recebe um parâmetro da interface abaixo, implementada por GUI. O método System.exit pode ser usado para terminar a aplicação, enquanto que setText pode ser usado para escrever em um campo de texto. O objeto fonte (origem) de um evento como ActionEvent pode ser obtido com o método getSource.

       public interface ActionListener extends EventListener {
          public void actionPerformed(ActionEvent e);
       }