Paulo Borba
Centro de Informática
Universidade Federal de Pernambuco
Recife, 1 de agosto de 2003
Considere a seguinte classe definida em Java:
class GUI extends Frame {
private Button botao;
private TextField campo;
public GUI () {
...
this.add(botao); this.add(campo);
this.setLayout(new FlowLayout());
this.setSize(new Dimension(302, 221)); this.show();
}...
}
Complemente o código acima para que um objeto da classe GUI some 1 ao valor digitado em campo toda vez que alguém clicar no botão botao. Caso o valor digitado em campo não seja um número, deve-se escrever 0 no campo de texto. Lembre que todo botão tem o método addActionListener, que recebe um parâmetro da interface abaixo. Os métodos setText e getText podem ser usados para escrever e ler um campo de texto. O método estático parseDouble da classe Double transforma uma string em um double, e pode levantar a exceção java.lang.NumberFormatException caso a string não corresponda a um número.
public interface ActionListener extends EventListener {
public void actionPerformed(ActionEvent e);
}