Sylvia Campos, Roberta Arcoverde, Shirley Jacinto e Paulo Borba
Centro de Informática
Universidade Federal de Pernambuco
O objetivo deste ambiente é prover um modo mais fácil e interativo de construir e manipular seus programas, proporcionando um conjunto de facilidades que vão desde a rápida visualização de todos os arquivos contidos no projeto até ferramentas de gerenciamento de trabalho coletivo. Entre as ferramentas básicas do JBuilder estão:
Abra o Windows Explorer e vá em C:\
JBuilder8\bin e dê dois cliques em JBuilderW.exe. Ele irá abrir o programa JBuilder8. A janela abaixo poderá aparecer. Ignore-a e clique em Cancel.
O programa deverá iniciar normalmente.
A janela principal do aplicativo consiste de menus, botões de atalho e paletas de componentes. Os componentes só serão usados mais adiante quando formos fazer a parte de interface com o usuário.
Menu
2.1.Janela do projeto
A janela do projeto é a área onde o trabalho de edição
será efetivamente realizado. Primeiro apresentaremos seus principais componentes
e funcionalidades, mais tarde mostraremos como criar um projeto. É importante
ressaltar que você pode consultar a API de java através do
JBuilder;
para isso você precisa ir em: Menu/Help/JavaReference. Você
pode também
saber quais os métodos que uma classe possui. Isso pode ser feito se
a mesma já tiver sido instanciada e você digitar um ponto logo
após a variável que está representando a classe, como por
exemplo:
Caso essa janela não abra imediatamente após
você digitar um ponto, basta digitar Ctrl + Espaço que ela
aparecerá.
Os principais componentes da Janela de Projeto são mostrados na figura abaixo.
Observe bem os comentários.
Pastas disponíveis:
3.Criando um projeto
3.1. O que é um projeto?
Projeto é um conjunto de arquivos que se inter-relacionam formando um aplicativo, no caso teremos conjuntos de pacotes e objetos que se agrupam para a execução do programa final, seja ele um LIGAVIRTUAL,NETFOLIA ,SGC ou PRODOC.
3.2. Criando e salvando projetos
Para criar um projeto você deve, no menu File, selecionar a opção New Project. Feito isto é só seguir os passos do Wizard, escolhendo o nome do projeto (Name) e o diretório onde este será salvo. Clique em Finish. Após esta etapa você terá na sua tela uma janela. Agora você pode acrescentar seus arquivos e pacotes. Para salvar os arquivos utilize sempre o menu File/Save All (ctrl + shift + a), e a cada passo importante do seu trabalho não esqueça de salvar seus arquivos pois o JBuilder ainda apresenta alguns bugs que podem repentinamente fechar o aplicativo perdendo assim o que não foi salvo.
3.3.Criando e incluindo arquivos
Se você selecionar a opção New..., do menu File aparecerá uma janela como:
Nesta janela você pode optar por criar, por exemplo, uma classe, interface ou um novo projeto. Se quiser apenas criar uma classe selecione o tipo Class. Há também modelos pré-definidos de interfaces gráficas. Para cada componente selecionado existe um Wizard (algo tipo um passo a passo), que permitirá que você selecione um conjunto de opções pré-definidas, como centralizar o aplicativo no centro da tela, entre outros. Apenas preencha normalmente as opções que desejar e siga em frente. Para incluir arquivos já existentes no seu projeto você deve ir no Menu, clicar em Project, Add Files/Packages, e escolher o arquivo a ser inserido.
4.Configurando os paths do JBuilder
No JBuilder existem algumas variáveis associadas a idéia de path:
Para ajustar tais variáveis você deve selecionar a opção Project Properties... do menu Project, em seguida alterar as variáveis como quiser. O ajuste destas variáveis é feito para cada projeto; o ajuste feito em um projeto não é assumido nos outros, a menos que você altere as propriedades do ambiente através do menu Tool/IDE Options..., o que não é possível pois isto implica alteração do arquivo de inicialização, coisa que só pode ser feita pelo administrador do CIn.
5.Editando, compilando e executando programas com o
JBuilder
5.1.Primeiro configure as propriedades do projeto no JBuilder
5.2.Crie uma classe no JBuilder
5.3.Compile as classes no JBuilder
5.4.Execute o programa
6. Depurando programas com o
JBuilder
Quando um programa, não esta funcionando corretamente você precisa corrigi-lo (depurá-lo, debugar). O JBuilder oferece um depurador (debug) para auxiliá-lo na correção do programa. Com esse depurador você pode acompanhar passo a passo a execução de seu programa para ver se ele esta funcionando da maneira esperada.
Para depurar um programa no Jbuilder você deve seguir alguns passos:
6.1.
Com um click do lado esquerdo do código você insere um Break-Point (um
ponto onde a execução do programa pára, e poderemos ver os
valores das variáveis, dos atributos e coisas do tipo neste ponto da execução);
6.2. Clique em Debug (Que se localiza
em Run, Debug; tecla de atalho: Shift
F9);
6.3. Repare que
quando código chegar no Break-Point o programa pára de
executar;
6.4. Clique em
cima da variável que você quer saber o valor (com o botão direito) e em
seguida, clique em Evaluate/Modify;
6.5. F7
Entra no método(quando você a clica vai lhe mostrar o código do método
escolhido);
6.6. F8
Passa para a próxima linha do
código;
6.7. F9
Termina o debug ou via para o próximo Break-Point.
Por exemplo, para depurar a nova classe Conta
Agora, vamos depurar a classe Cliente:
Cliente c = new Cliente("Milena","5047021","Rua 48","52071-361","Itu"),
observe que a linha novamente
ficou vermelha;
7. Testando alguns exemplos com o JBuilder
Digite a classe Hora, conforme visto na lista de exercícios, e compile-a;
Escreva um programa no JBuilder que lê 3 números reais do teclado e imprime o maior deles;
Altere este programa para que ele imprima também a soma e a média aritmética dos 3 números.