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Propósito
  • Garantir recursos humanos e materiais para o projeto.
  • Mapear os recursos humanos disponíveis nos conjuntos de habilidades necessários no projeto.
Passos
Artefatos de Entrada: Artefatos de Saída:
Papel: Gerente de Projeto

Workflow Details:

Adquirir Recursos Humanos To top of page

O gerente de projeto terá determinado as necessidades de pessoal para a iteração na Atividade: Definir Organização do Projeto e Equipe, e irá providenciar junto à função de Recursos Humanos na organização a alocação de uma equipe com as habilidades, experiências e perfis necessários. A maioria das organizações não tem o luxo de manter um grande número de pessoas de reserva, à espera de projetos. Além disto, os projetos nem sempre iniciam em sincronia com o final de projetos anteriores. Assim, com excessão de poucas pessoas engajadas no projeto desde o início, muitos terão que ser contratados. Este pode ser um processo demorado, então o gerente de projeto prudente vai sempre estar antecipando-se e iniciando a aquisição de pessoal tanto para futuras iterações como para a a atual. É possível cobrir estas deficiências de pessoal trabalhando horas extras ou utilizando contratados temporários. Ambas as soluções têm desvantagens, e qualquer deficiência sistemática e persistente nos recursos humanos da equipe é um sério risco para o cronograma.

Adquirir Recursos Materiais To top of page

Algumas atividades poderão necessitar de recursos materiais especiais, por exemplo, tempo dedicado de CPU em um mainframe ou o uso de hardware especializado para testes. Para cada uma destas atividades, o gerente de projeto deve assegurar a disponibilidade dos recursos necessários e estabelecer um cronograma para seu uso.

Mapear Habilidades da Equipe para Papéis To top of page

Um papel define o comportamento e as responsabilidades de um indivíduo, ou de um conjunto de indivíduos trabalhando juntos, em um negócio. O comportamento de cada papel é definido como um conjunto de atividades. As responsabilidades de cada papel geralmente são definidas em relação a certos artefatos, como documentos, por exemplo. São exemplos de papéis Gerente de Projeto, Arquiteto de Software e Revisor do Projeto. Através do conjunto de atividades associado a ele, o papel também define implicitamente uma competência.

Note que papéis não são indivíduos; eles definem como os indivíduos devem se comportar no negócio, e que responsabilidades estes indivíduos possuem.

O projeto tipicamente tem à sua disposição um número de recursos, indivíduos que possuem competências específicas. Por exemplo, João, Maria, Paulo e Silvia são indivíduos com compentências diferentes, mas que possuem algumas características comuns. Usando os papéis definidos no processo, você deve mapear os recursos disponíveis no projeto para os papéis que eles podem desempenhar.

A associação de um indivíduo com um papel é dinâmica no decorrer do tempo, guiada pela fase do ciclo de vida em que o projeto se encontra e pelo trabalho a ser realizado.

 

  • Um indivíduo pode desempenhar vários papéis no mesmo dia. Por exemplo, Silvia pode ser uma Revisora durante a manhã e uma Projetista de Casos de Usos durante a tarde.
  • Um indivíduo pode desempenhar vários papéis simultaneamente. Por exemplo, Maria pode ser tanto Arquiteta de Software como Projetista de uma certa classe, além de ser a responsável pelo pacote que contém aquela classe.
  • Várias pessoas podem desempenhar o mesmo papel para desempenhar juntas uma certa atividade, agindo como um time. Por exemplo, Paulo e Maria pode ser ambos Projetistas de Casos de Uso de um mesmo caso de uso.

Treinar Equipe do Projeto To top of page

Em muitos casos, um inventário das competências dos recursos humanos disponíveis para o projeto revelará falhas na atribuição de membros da equipe a papéis (assumindo que o curso normal de tentar recrutar membros extras ou contratar fornecedores externos já foi tentado). Neste caso, é necessário desenvolver habilidades da equipe. Treinamento apropriado deve ser obtido para estas pessoas, com certa antecedência mas próximo de quando elas precisarão usar estas habilidades. Treinamento não posto é prática imediatamente é rapidamente esquecido. Muitas vezes, combinar um treinamento formal com um workshop liderado por um mentor, logo em seguida, para dar um "impulso inicial" à atividade, é um meio particularmente efetivo de se aplicar as novas habilidades.

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