Em 1969, a Nippon Calculating Machine Corporation requisitou à Intel o desenvolvimento de 12 chips personalizados para sua nova calculadora impressora Busicom 141-PF.
Os engenheiros da Intel, em vez de criar uma dúzia de chips específicos para a calculadora, decidiram criar uma família de apenas 4 chips, sendo um deles programável, possibiltando o seu uso em outros produtos.
Engenheiros Marcian E. "Ted" Hoff, Federico Faggin, e Stanley Mazor, co-inventores do Intel 4004.Esta família era composta de uma unidade de processamento central (CPU), o 4004, dois chips para memória (ROM e RAM) e outro chip para entradas e saídas.
A Intel ofereceu um desconto nos chips em troca dos direitos sobre o projeto do 4004, e o direito de comercializá-lo em outros produtos. A Busicom, com problemas financeiros, aceitou.
A apresentação do 4004 ao mercado aconteceu em novembro de 1971, quando se tornou o primeiro microprocessador de propósito-geral. Engenheiros poderiam comprá-lo e personalizá-lo para executar funções diferentes em dispositivos eletrônicos variados.
Referências: