Concept: Requisitos Suplementares
Este conceito descreve os requisitos suplementares
Relationships
Main Description

Definição

Os requisitos suplementares são requisitos que definem atributos de qualidade do sistema necessários tais como desempenho, usabilidade e confiabilidade, bem como os requisitos funcionais globais que não são capturados nos artefatos dos requisitos comportamentais tais como os casos de uso.

Categorias dos Requisitos Suplementares

Os Requisitos Suplementares são categorizados de acordo com o modelo FURPS+ (Funcional, Usabilidade, Confiabilidade, Desempenho, Suportabilidade + restrições). As Restrições incluem restrições físicas, de design, de implementação, de interface e regras de negócio. Segue abaixo uma descrição de cada um destes tipos de requisitos.

Os requisitos suplementares e os Casos de Uso definem, em conjunto, os requisitos do sistema. Estes requisitos suportam as características relacionadas na declaração de Visão. Cada requisito deve suportar pelo menos uma característica, e cada característica deve ser suportada por pelo menos um requisito.

Em geral, os requisitos funcionais descrevem o comportamento e são capturados em Casos de Uso (veja Artifact: Caso de Uso). Os requisitos Não funcionais são capturados no Artifact: Especificação de Requisitos Suplementares. Entretanto, os requisitos não funcionais que estão intimamente associados com um Caso de Uso em particular, são normalmente registrados dentro do próprio Caso de Uso, para simplificar a comunicação e a manutenção. Similarmente, existem requisitos funcionais globais, ou de todo o sistema, que são normalmente registrados junto aos requisitos suplementares, pelas mesmas razões.

Requisitos Funcionais

Os requisitos funcionais incluem todos os requisitos funcionais do sistema. Estes requisitos representam as principais características do sistema que são familiares ao domínio do negócio ou aos requisitos tecnicamente orientados tais como auditoria, licenciamento, localização, correio, ajuda on-line, impressão, informes, segurança, gestão de sistema ou fluxo de trabalho.

Requisitos de Usabilidade

Os requisitos de usabilidade incluem os requisitos baseados em fatores humanos e questões de interface de usuário tais como acessibilidade, estética da interface e consistência dentro da interface de usuário.

Requisitos de Confiabilidade

Os requisitos de confiabilidade incluem aspectos tais como disponibilidade, exatidão, previsibilidade, freqüência de falhas ou a capacidade de recuperação do sistema à falhas de parada completa.

Requisitos de Desempenho

Os requisitos de desempenho endereçam preocupações tais como a taxa de transferência da informação através do sistema, tempo de resposta do sistema e uso de recursos.

Requisitos de Suportabilidade

Os requisitos de Suportabilidade incluem requisitos tais como compatibilidade e as habilidades para testar, adaptar, manter, configurar, instalar, escalonar, localizar, etc.

+ Restrições

O + do acrônimo FURPS+ permite que você especifique restrições, tais como restrições físicas, de design, de implementação, de interface e regras de negócio:

  • As Restrições de Design limitam os requisitos de estado e design na abordagem que deve ser feita no desenvolvimento do sistema.
  • As Restrições de Implementação colocam limites sobre a codificação ou a construção (linguagens, ferramentas, plataforma ou padrões necessários)
  • As Restrições de Interface são requisitos necessários para interagir com os sistemas externos que descrevem protocolos ou a natureza da informação que é passada através da interface.
  • As Restrições Físicas afetam o hardware ou o empacotamento físico do sistema (forma, tamanho e peso).
  • As Regras de Negócio são políticas ou decisões que governam como o negócio opera. Podem restringir os passos descritos nos fluxos de Casos de Uso.