“Temos que tratar bem e de forma digna
as pessoas que vêm aqui, até o nosso cemitério. Quem vem aqui, certamente, é
porque já está com um problema; nós temos que fazer de tudo para facilitar a
vida dessa pessoa...”
Jairo
Alves
chefe da divisão da Necrópole Norte do
Recife
“Algumas pessoas que vêm aqui têm muito
mais informação [dos túmulos e catacumbas] do que a gente. (...) Antes do
computador, muitas coisas não funcionavam. Mas o sistema ainda precisa
melhorar...”
Mário
Farias
chefe de turma (administrador geral do
Cemitério de Santo Amaro)
Motivação
Introdução:
O Problema Identificado
Apresentação
das Alternativas para o Sistema
Estudo
da Viabilidade Operacional
Estudo
da Viabilidade Técnica
Estudo
da Viabilidade de Cronograma
Estudo
da Viabilidade Econômica
Análise
Final das Alternativas
Recomendação
e Considerações Finais
Apêndice
A - Sobre o Cemitério de Santo Amaro
Apêndice
B - Contatos e Coleta de Informações
Apêndice
C - Deficiências nos Livros de Registros e EONE
Apêndice
D - Detalhamento do Estudo de Viabilidade Operacional
Apêndice
E - Detalhamento do Estudo de Viabilidade Econômica
Motivação
Não existem barreiras para que as
atuais facilidades e vantagens oferecidas pela Informática, conquistadas ao
longo dos anos, possam ser aplicadas às mais diversas áreas da sociedade. Tendo
isto em vista, um sistema de informatização de cemitérios pode se apresentar
como uma alternativa concreta e viável para gerenciar, otimizar e facilitar as
atividades envolvidas no dia-a-dia destes locais.
O sistema proposto neste projeto, intitulado CemiTECH, tem como objetivo consolidar essa
idéia. Ele oferece uma gama de serviços não apenas ao administrador do
cemitério, como também aos visitantes e usuários em geral.
O projeto em estudo foi baseado no cemitério de Santo
Amaro, por ser o maior e mais antigo cemitério do Estado. Entretanto, os
sistemas propostos foram elaborados tendo em mente a possibilidade de extensão
para outros cemitérios. O Apêndice A discute em mais detalhes o
dia-a-dia do cemitério de Santo Amaro e o estado atual em que se encontra. O
Apêndice B, por sua vez, descreve como foi realizado processo de
pesquisa no local.
Em geral, os cemitérios deixam a desejar em relação à disponibilização de
informações aos seus “clientes” (visitantes ou parentes de falecidos à procura
de algum serviço). Atualmente, a
busca de uma informação envolve um processo lento e possivelmente impreciso:
consultar um funcionário na recepção do cemitério (chamada neste trabalho de
balcão de informações ou apenas balcão).
Após algumas entrevistas com funcionários e uma série
de visitas ao cemitério de Santo Amaro, este fato pôde ser comprovado. Não
existe um método eficiente para localizar o jazigo ou túmulo de determinada
pessoa, ou então para obter informações históricas relevantes sobre o cemitério,
por exemplo.
Além disso, o trabalho de um outro tipo de “cliente”
de cemitérios, as funerárias, poderia ser muito mais facilitado com a
informatização de serviços. O agendamento de um sepultamento, por exemplo,
poderia ser realizado automaticamente (via Internet), sem que os funcionários da
funerária e do cemitério precisassem se encontrar (ou mesmo se
falar).
Tendo em vista esse problema (prover mais facilmente
serviços e informações a “clientes” de um cemitério), o trabalho apresentado
neste documento visa analisar uma série de alternativas para resolvê-lo.
Entretanto, para que a própria análise das alternativas se torne possível, é
necessário que um importante requisito seja satisfeito: a existência de um
sistema de informação central que contenha os cadastros de sepultamentos,
ossuários, túmulos, exumações e outras atividades comuns a um
cemitério.
Atualmente, há um sistema de informação em fase de implantação, com
alguns módulos já utilizados pela administração do cemitério. Esse sistema,
chamado EONE, está sendo implementado pela EMPREL (Empresa
Municipal de Informática). O sistema é voltado para a administração do
cemitério, armazenando em uma base de dados todos os cadastros de óbitos,
ossuários, e propriedades particulares (túmulos e
jazigos).
Entretanto, como mostra o Apêndice C, o
sistema está bastante incompleto e possui uma série de deficiências que devem
ser suprimidas. Para que ele torne viável o oferecimento de serviços e
informações aos usuários/visitantes (questão abordada por este projeto) os
seguintes problemas necessitam inicialmente ser
resolvidos:
·
Suscetibilidade à perda
de dados
·
Dificuldade de
gerenciamento administrativo do cemitério
·
Dificuldade de
digitalização dos dados já existentes
·
Falta de capacitação
dos funcionários
·
Redundância no fluxo de
trabalho (registros tanto em livros como em computador)
Justifica-se a
importância dessa melhoria, ainda, pelo fato de que registros de uma história de
quase 150 anos devem ser armazenados em um meio mais resistente do que o papel.
Além disso, apenas com um sistema de informação adequado as consultas a esse
registro seriam feitas com velocidade aceitável (algumas dessas consultas, em
livros, se bem sucedidas, chegam a levar mais de uma semana, de acordo com
funcionários do local).
A apresentação das três alternativas propostas para
solucionar o problema abordado discute um pouco mais este requisito
obrigatório.
Como já apresentado
anteriormente, o estudo das alternativas propostas necessita de algo
imprescindível: a realização de uma melhoria no sistema atual do cemitério em
relação à parte administrativa. Essa atualização do sistema, em todas as
alternativas, deve permitir a digitalização de todo o registro de sepultamentos
e óbitos do cemitério, assim como a de todas as informações sobre túmulos,
catacumbas e ossuários (seus proprietários, informações históricas ou
identificação dos seus ocupantes).
Além disso, considerou-se
informatizar o controle financeiro do cemitério, estando incluídos o cadastro de
funcionários e sua receita operacional (gastos com materiais ou ganhos com
venda/aluguel de túmulos e catacumbas, por exemplo).
A partir da informatização da parte administrativa, torna-se possível o estudo de três alternativas para solucionar o problema proposto por este trabalho: melhorar o atendimento a usuários do cemitério, sejam eles pessoas em busca de informações, proprietários de túmulos ou ossuários, ou mesmo funerárias, que desejem definir os detalhes de um sepultamento.
A primeira alternativa propõe a existência de funcionários específicos
para prover informações e tirar dúvidas na entrada e/ou outros pontos do
cemitério. A quantidade desses funcionários dependeria das dimensões do
cemitério. Eles teriam como função prover informações simples, como localização
ou detalhes históricos de túmulos, catacumbas e ossuários. Propõe-se a
utilização de computadores portáteis por estes funcionários, para obter tais
informações mais rapidamente e de forma confiável.
Periodicamente (a cada dia ou, no máximo, a cada
semana) o banco de dados do computador portátil deve ser sincronizado com o do
computador do sistema central, a fim de evitar a disponibilização de informações
erradas ou desatualizadas.
Alguns serviços continuam sendo feitos no balcão,
como, por exemplo, o contato com as funerárias ou alteração de propriedade de
túmulos.
Para segunda alternativa,
propõe-se a instalação de diversos terminais para prover qualquer tipo de
informação armazenada pelo CemiTECH. Estes terminais teriam
interfaces simples e intuitivas, contando com um sistema de monitores sensível
ao toque, tendo como principal objetivo o aumento do auto-atendimento do
usuário.
Estes terminais devem estar, de algum modo, conectados ao computador do
sistema central, para se manterem sempre atualizados.
Alguns serviços continuam sendo feitos no balcão,
como, por exemplo, o contato com as funerárias ou alteração de propriedade de
túmulos.
Como terceira alternativa propõe-se a
disponibilização de todas as informações e serviços do cemitério na Internet.
Proprietários de túmulos, jazigos ou ossuários teriam acesso seguro ao sistema
(contando com login e senha) para fazer requisições de serviços de manutenção ou
repasse de propriedade.
Aproveitaria-se a arquitetura on-line do
sistema para prover o serviço J@zigo, em que o encaminhamento de
sepultamentos pelas funerárias poderia ser feitos via
Internet.
Aqui são apresentados os resultados obtidos pelo estudo comparativo entre as alternativas propostas no que diz respeito à viabilidade operacional. No processo, foram consideradas não apenas a estrutura PIECES como também a posição do usuário final e da gerência quanto à implementação da alternativa. Um estudo mais detalhado sobre a viabilidade operacional de cada alternativa pode ser encontrado no Apêndice D. É realmente interessante a sua leitura, pois abaixo são apresentados apenas os resultados e não como eles foram conseguidos.
A primeira alternativa foi considerada a mais interessante em relação à posição do usuário final e também a da gerência. Foi ela quem também conseguiu o melhor desempenho em relação aos serviços. Quanto ao controle e à economia, ela se apresentou razoável e, em relação à performance, eficiência e informação, deixou um pouco a desejar.
A segunda alternativa se saiu melhor em apenas um requisito: controle. Ela se mostrou mediana em relação à performance, economia, informação, serviços e posição do usuário final, e ficou devendo quanto à eficiência e posição da gerência.
A terceira alternativa, por fim, mostrou-se a mais interessante em relação à performance, economia, informação e eficiência. Ela ainda empatou em primeiro lugar com a primeira alternativa no que diz respeito à posição final da gerência. Entretanto, ela deixou um pouco a desejar no requisito controle e, assim como a segunda alternativa, apresentou-se razoável quanto aos serviços e posição do usuário final.
Os resultados apresentados acima podem ser sintetizados na tabela abaixo:
|
Alternativa
1 |
Alternativa
2 |
Alternativa
3 | |
Performance |
· |
· · |
· · · | |
Informação |
· |
· · |
· · · | |
Economia |
· · · |
· · |
· · | |
Controle |
· · |
· · · |
· | |
Eficiência |
· |
· |
· · · | |
Serviços |
· · · |
· · |
· · | |
Usuário
Final |
· · · |
· · |
· · | |
Gerência |
· · · |
· |
· · · | |
Assim, concluímos que a
terceira alternativa é a mais viável operacionalmente, seguida pela primeira
alternativa (que se apresentou um pouco melhor que a
segunda).
Este estudo visa
analisar a praticidade das soluções técnicas em relação às alternativas
propostas, verificando se os recursos técnicos e especialistas nesta área são
disponíveis.
Analisando-se a primeira proposta, a
aquisição de computadores do tipo palmtop é necessária. O banco de dados
do palmtop seria atualizado periodicamente (a cada dia ou semana) através
do banco de dados do sistema administrativo. A utilização de um banco de dados
no palmtop facilita a implementação desta alternativa, pois não seria
necessária uma comunicação com o sistema via rede interna, através de rádio ou
qualquer outra tecnologia empregada. Conclui-se, portanto, que esta alternativa
é tecnicamente viável.
Esta alternativa
implica na utilização de monitores sensíveis a toque para a navegação dentro do
sistema. Uma mini-impressora poderia ser acoplada ao terminal para a impressão
de um mapa com a localização de um túmulo desejado, por exemplo. Além disso, uma
rede ligando os terminais e o sistema central deve ser
implantada.
Esta tecnologia já
está bastante consolidada atualmente, como se pode observar nas agências
bancárias, provando que esta é uma solução tecnicamente
viável.
Nesta alternativa
seria necessária a criação de uma página na Internet demandando a utilização de
desenvolvedores especializados para a implementação e manutenção do sistema,
usando linguagens para web (Java, ASP, etc.). É necessária também a hospedagem
do site, seja ela feita localmente ou por um serviço terceirizado. Como todas as
tecnologias citadas já estão consolidadas atualmente, conclui-se que esta
alternativa, assim como as duas anteriores, também é tecnicamente
viável.
Como o funcionamento atual do cemitério é satisfatório, embora tenha
muitas falhas, os prazos a serem estabelecidos serão desejáveis e não
obrigatórios.
Para a primeira alternativa (uso de atendentes-informantes munidos de
palmtops) o prazo de implementação e implantação do sistema é de 3
meses. O prazo foi assim definido considerando que dois meses seriam
necessários para a implementação do sistema e mais um mês seria necessário para
treinamento de funcionários.
Para a segunda alternativa (uso de terminais de auto-atendimento) o prazo
de implementação e implantação foi fixado em 4 meses. O prazo foi assim
definido por se tratar uma tecnologia um pouco mais específica, envolvendo os
terminais de auto-atendimento. O tempo de implementação dos programas a serem
utilizados nos terminais foi estimado em quatro meses, e considerou-se que a
infra-estrutura para abrigar os terminais pode ser simultaneamente desenvolvida
neste período. Não há tempo gasto
com o treinamento de funcionários nesta alternativa.
Para a terceira alternativa (criação de sistema on-line), o prazo
de implementação e implantação é de 5 meses. Quatro destes meses seriam
dedicados à implementação, e no mês restante seria realizado o treinamento de
funcionários do cemitério que necessitem aprender a utilizar o sistema (como os
operadores do serviço J@zigo).
Para um cemitério público (como o de Santo Amaro), a melhoria do
atendimento ao cliente não tem como objetivo aumentar o número de sepultamentos
no cemitério ou o lucro com os serviços prestados (seus benefícios são
intangíveis). Entretanto, a análise a seguir apresenta os pontos principais de
um estudo de Viabilidade Econômica que pode ser aplicado tanto a cemitérios
públicos como privados. Um maior detalhamento desta análise (incluindo o cálculo
do Retorno de Investimento) encontra-se no Apêndice
E.
Custos Envolvidos:
§
Compra de equipamentos
(palmtop, disco rígido extra, etc.);
§
Salário dos
desenvolvedores do sistema;
§
Utilização de
equipamentos, principalmente computadores;
§
Aquisição de
ferramentas de software necessários ao desenvolvimento do
sistema;
§
Despesas com materiais
de escritório (papel, disquetes, ...);
§
Custo
com aluguel, energia, água e telefone para os
desenvolvedores;
§
Pagamento
dos salários dos funcionários encarregados da limpeza das instalações usadas
para o desenvolvimento;
§
Treinamento
de funcionários;
§
Manutenção
do software;
Benefício:
§
Aumento
da demanda por serviços do cemitério estimada em 15%;
Conclusão:
§
Com
um ROI de 29.95% e payback
de 3.51 anos (checar Apêndice
E
para detalhes), esta alternativa apresentou uma viabilidade econômica razoável
quando comparada às outras. Em resumo, apesar de seus custos serem relativamente
pequenos, a demanda por serviços do cemitério devido à implantação desta
alternativa não seria muito grande.
Custos Envolvidos:
§
Fabricação dos
terminais de auto-atendimento, isto é, compra de monitores sensíveis a toque,
compra de uma estrutura para proteger a máquina, etc;
§
Compra de equipamentos
(computadores, impressoras, etc.);
§
Salário dos
desenvolvedores do sistema;
§
Aquisição de
ferramentas de software necessários ao desenvolvimento do
sistema;
§
Despesas com materiais
de escritório (papel, disquetes, ...);
§
Custo
com aluguel, energia, água e telefone para os
desenvolvedores;
§
Pagamento
dos salários dos funcionários encarregados da limpeza das instalações usadas
para o desenvolvimento;
§
Manutenção
do software.
Benefício:
§
Aumento
da demanda por serviços do cemitério estimada em 25%
Conclusão:
§
Com
um ROI de 2.07% e payback
de 4.87 anos (checar Apêndice
E
para detalhes), esta alternativa apresentou a pior viabilidade econômica entre
as três. O que mais pesou negativamente para esta opção é que seu alto custo não
é compensado por um aumento significativo da demanda pelos serviços do
cemitério.
Custos Envolvidos:
§
Compra ou aluguel do
servidor web;
§
Manutenção do servidor
web;
§
Compra de equipamentos
(computadores, impressoras, etc.);
§
Salário dos
desenvolvedores do sistema;
§
Aquisição de
ferramentas de software necessários ao desenvolvimento do
sistema;
§
Despesas com materiais
de escritório (papel, disquetes, ...);
§
Custo
com aluguel, energia, água e telefone para os
desenvolvedores;
§
Pagamento
dos salários dos funcionários encarregados da limpeza das instalações usadas
para o desenvolvimento;
§
Treinamento
de funcionários;
§
Manutenção
do software.
Benefício:
§
Aumento
da demanda por serviços do cemitério estimada em 40%
Conclusão:
§
Com
um ROI de 53.17% e payback
de 2.67 anos (checar Apêndice
E
para detalhes), esta alternativa apresentou a melhor viabilidade econômica entre
as três. Em resumo, apesar de possuir um alto custo, esta opção proporciona um
aumento da demanda por serviços do cemitério de forma significativa. Isto
acontece principalmente porque esta alternativa possui um maior alcance público
quando comparada às demais.
Segue abaixo a matriz de análise de
viabilidade
do projeto, uma ferramenta comumente utilizada para determinar qual alternativa
se apresenta mais viável em comparação às demais.
Viabilidade |
Peso |
Alternativa
1 |
Alternativa
2 |
Alternativa
3 |
Operacional |
50% |
8 |
7 |
10 |
Técnica |
10% |
9 |
7 |
10 |
Cronograma |
10% |
10 |
7,5 |
6 |
Econômica |
30% |
8.5 |
7 |
7.5 |
| ||||
Final |
100% |
8.45 |
7.05 |
8.85 |
Recebendo peso de 50% na avaliação final, a análise de Viabilidade Operacional foi considerada como principal critério da matriz, pois é nela que se analisam com mais detalhes os impactos da implantação do sistema nos seus principais objetivos: a melhoria do atendimento ao usuário final e da administração do cemitério. As notas referentes à Viabilidade Operacional foram calculadas a partir da tabela comparativa de análise de Viabilidade Operacional: a nota 10 foi dada à alternativa com maior pontuação obtida, e as demais receberam notas calculadas com a proporção de suas pontuações à maior pontuação.
A análise de Viabilidade Técnica recebeu um peso de
10%, uma vez que todas as alternativas contam com a utilização de tecnologias
existentes e usadas amplamente no mercado. A terceira alternativa recebeu nota
10 por usar tecnologia altamente difundida e necessitar de pouca infra-estrutura
para ser implantada. A primeira alternativa recebeu 9 por utilizar uma
tecnologia com menos uso no mercado (programação para portáteis). A nota
atribuída à segunda alternativa (7) justifica-se na infra-estrutura mais
complexa necessária a sua implantação, apesar da tecnologia usada também ser
bastante comum.
O peso de 10% atribuído à análise da Viabilidade de
Cronograma justifica-se no fato que não há nenhum “deadline” envolvido na
implantação do sistema, isto é, o prazo é desejável, mas não é obrigatório. A
nota 100 foi dada à alternativa com menor prazo de implantação, e as notas
restantes calculadas com a proporção de seus prazos em relação ao menor
prazo.
A importância da análise de Viabilidade Econômica
baseia-se na análise dos custos envolvidos com cada alternativa. Por não ter
sido possível realizar uma análise quantitativa dos benefícios de cada
alternativa, esta análise teve sua relevância diminuída, sendo atribuído a ela
um peso de 30%.
Através dos estudos de viabilidade apresentados neste
trabalho, resumidos na matriz de análise de viabilidade da seção
anterior, chegou-se à conclusão de qual opção é a mais sensata para informatizar
um cemitério, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços e a
disponibilização de informações a seus “clientes”. A alternativa recomendada é a
terceira proposta: a implantação de um sistema na
Internet.
De maneira geral, as vantagens oferecidas por essa
alternativa compensaram suas limitações em diversos aspectos, não permitindo que
estas últimas representassem um obstáculo intransponível para a viabilidade do
projeto.
A proximidade de resultados entre a primeira e a
terceira alternativa mostra que a primeira opção também pode ser encarada como
uma possibilidade concreta para a solução do problema abordado, apesar de
apresentar leve desvantagem em relação à terceira opção.
Por fim, é interessante observar que o investimento
na informatização de cemitérios não pode ser encarado como um luxo
desnecessário, e sim como o trabalho por uma causa social. Este processo é uma
contribuição não apenas para o enriquecimento cultural de uma cidade,
preservando seu passado e sua história, como também para a melhoria da qualidade
de vida de seus cidadãos.
O Cemitério de Santo Amaro faz parte da Divisão de Necrópole Norte
(DVNN), vinculada à EMLURB (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), da
Prefeitura da Cidade do Recife. Com quase 150 anos de fundação, o cemitério tem
uma média de 20 a 25 sepultamentos e 800 visitas por dia. Santo Amaro possui
1.409 jazigos, 1.886 túmulos, 1.993 catacumbas, 2.279 gavetas, e 8.988 covas
particulares, além de 2.042 catacumbas e 5.250 jazigos pertencentes ao
município, totalizados em 14,5 hectares.
Santo Amaro é um cemitério público, do tipo rotativo. Isto significa que,
dois anos após o enterro, os familiares dos falecidos devem comparecer ao
cemitério para retirarem os ossos. Após a retirada, os familiares decidem o
procedimento a ser seguido, geralmente guardando-os em jazigos perpétuos. Caso
os familiares não compareçam, a administração do cemitério retira os ossos e
enterra-os em covas coletivas.
O procedimento comum para se efetivar um sepultamento é intermediado pelas funerárias. Quando ocorre um falecimento, os parentes do falecido entram em contato com as funerárias, que fazem todo o contato com o cemitério, incluindo a alocação de covas ou túmulos e o repasse do pagamento dos serviços ao cemitério.
Dessa forma, as atividades do dia-a-dia do cemitério incluem a abertura
de covas e catacumbas, e a manutenção dos jazigos e túmulos particulares. O
controle das propriedades particulares, das covas e das catacumbas é feito em
Livros de Registros.
Atualmente, a área do cemitério de Santo Amaro está saturada.
Recentemente, o cemitério foi interditado por alguns meses pela CPRH (Companhia
Pernambucana de Recursos Hídricos, responsável pelo controle da água e do solo
do Estado de Pernambuco), devido a uma suspeita de poluição do lençol freático
na área do cemitério. Para solucionar este problema, estuda-se a possibilidade
de construção de um crematório de ossos ou de corpos. Entretanto, essas
alternativas encontram problemas no alto custo da construção e nos costumes das
famílias locais, habituadas a conservar os parentes falecidos em jazigos ou
ossuários perpétuos.
Após a definição do problema a ser estudado (prover benefícios aos usuários, visitantes e clientes em geral de um cemitério, através de um sistema de informação), o processo de coleta de informações foi iniciado.
O primeiro passo constituiu-se na escolha de um cemitério no qual fosse
possível aplicar o problema em questão. Foi decido, como já descrito
anteriormente, coletar informações no cemitério de Santo Amaro, tanto por ser um
cemitério de grande porte como também por possuir uma boa
localização.
Uma série de entrevistas seguiu-se no cemitério. Foi contactado,
inicialmente, o funcionário Jairo Alves, o chefe de divisão da
Necrópole Norte. O Sr. Jairo não é um funcionário específico do Cemitério de
Santo Amaro; ele é responsável por todo o gerenciamento do grupo de cemitérios
da região norte da cidade do Recife (intitulado Necrópole Norte). Em seu
trabalho, está incluído o controle de materiais do cemitério, fiscalização de
empresas/funcionários que fazem serviços terceirizados (como lavagem de ossos
para armazenamento no ossuário ou capinagem e limpeza do local) e enviar
solicitações à prefeitura.
Outro contato importante foi o Sr. Mário Farias, cuja função,
denominada chefe de turma, é administrar especificamente o Cemitério de
Santo Amaro, sendo responsável por problemas mais internos ao local. Juntamente
com o Sr. Jairo, os dois foram essenciais para o entendimento de como funciona
um cemitério, quais seus principais problemas e, principalmente, no que a
informática poderia ajudar o ambiente.
As principais dúvidas apresentadas a estes dois funcionários
foram:
Para obter informações sobre o EONE (sistema de
informação criado pela EMPREL e que funciona há quatro anos no cemitério de
Santo Amaro), foi entrevistada a funcionária Eliete Lourenço, que
trabalha diariamente com o programa. Ela forneceu uma visão geral de como
funciona o sistema, apresentando suas funcionalidades e
limitações.
Todos os funcionários entrevistados podem ser
contactados pelo telefone (81) 3222-6104, que é o telefone da administração do
cemitério de Santo Amaro.
Durante a análise das atividades do cemitério,
reportamos vários problemas, relacionados ao sistema de informação do
local.
O principal modelo atual de armazenamento de
informações, através de Livros de Registros, é bastante suscetível a perdas:
muitos livros foram destruídos ou perdidos durante os 150 anos do cemitério,
ocasionando a perda de informações históricas da cidade. Desvantagens referentes
à lentidão ou imprecisão no processo de busca de informações são conseqüências
inerentes a um sistema não informatizado.
Quanto ao sistema EONE, verificamos que, mesmo
tendo sido iniciado há quatro anos, ele ainda se encontra incompleto. Por
exemplo, estas são algumas funcionalidades não oferecidas, mas que seriam úteis
para a administração:
·
Pesquisa na base de
dados pela causa da morte;
·
Integração com o
controle financeiro do cemitério;
·
Comunicação com
funerárias e com outros cemitérios.
Além disso, outro problema desse sistema é que sua
implementação não foi acompanhada de um processo de digitalização dos dados já
existentes. Tampouco existiu um processo de treinamento e capacitação dos
funcionários para prepará-los ao novo sistema e para mudar o fluxo de processos
na administração do cemitério. Temos, então, os seguintes
problemas:
·
A base de dados do
sistema contém poucos dados, que são digitalizados pelos próprios funcionários
do cemitério. A maior parte dos livros, que contêm registros de 150 anos, não
foi digitalizada;
·
Poucos funcionários
utilizam rotineiramente o sistema e, quando o fazem, muitas vezes não utilizam
todas as suas funcionalidades (por exemplo, as pesquisas em túmulos são pouco
utilizadas). Por outro lado, o sistema não oferece algumas funcionalidades
úteis, como o controle financeiro (que atualmente é realizado em planilhas do
Microsoft Excel) e a inclusão de determinados tipos de
cadastro;
·
A informatização da
administração do cemitério não refletiu em mudança no fluxo de processos. Os
cadastros de óbitos, ossuários e propriedades novas são duplicados: cadastra-se
não apenas no sistema EONE como também em Livros de
Registro.
Como todo sistema de informatização, o sistema do
cemitério de Santo Amaro também enfrenta dificuldades em relação a funcionários
adaptados a sistemas antigos. Atualmente, a maioria dos funcionários do
cemitério não tem capacitação técnica para operar um sistema de informatização,
embora o Chefe de Divisão tenha se mostrado muito disposto a prosseguir com o
processo de informatização e treinamento.
As três alternativas propostas serão agora avaliadas detalhadamente do ponto de vista operacional, considerando-se dois aspectos: a estrutura PIECES e a posição do usuário final e gerência em relação à implementação do sistema.
É interessante lembrar que a análise abaixo já parte do pressuposto de
que o sistema central está informatizado (pelo menos organizado num banco de
dados adequado), requisito que já foi discutido
anteriormente.
De acordo com a estrutura PIECES, teremos:
Performance – Quanto à vazão (throughput), o número de clientes atendidos ao mesmo tempo está limitado ao número de atendentes-informantes do cemitério (no caso do Santo Amaro, dois ou três). Em relação ao tempo de resposta, as informações são obtidas em um bom tempo, através dos computadores portáteis. Enfim, ambas as características apresentam-se satisfatórias, a não ser que existam muitos usuários para poucos atendentes (como num fim de semana mais movimentado ou no Dia de Finados, por exemplo).
Informação – Armazenadas em um banco de dados, as informações fornecidas apresentam inicialmente aos usuários uma melhor corretude e facilidade de acesso (além de, obviamente, utilidade). Entretanto, a qualidade e corretude definitiva das mesmas dependem também da boa explicação do atendente-informante. Além disso, nem todo o tipo de informação estará disponível ao usuário através dos atendentes, que deverá recorrer ao balcão caso deseje realizar uma operação mais complexa.
Economia –
Em resumo,
apesar de seus custos serem relativamente pequenos, a demanda por serviços do
cemitério devido à implantação desta alternativa não seria muito grande. A
análise econômica completa desta alternativa pode ser visualizada através do seu
Estudo de Viabilidade Econômica.
Controle – Uma vez que o sistema central de informações do cemitério seja seguro (apenas pessoas cadastradas e com uma senha tenham acesso a ele), esta alternativa evita fraudes garante a corretude e segurança de informações. É importante lembrar que a modificação das informações do sistema só acontece na central (balcão), sendo permitido ao atendente-informante apenas consultá-las. Entretanto, o usuário pode obter uma informação desatualizada caso os dados do computador portátil não estejam atualizados.
Eficiência – Esta alternativa possui o inconveniente de que é necessária a sincronização dos dados entre o sistema central e os computadores portáteis todos os dias (ou no máximo todas as semanas), o que não faz um bom uso do tempo. Em relação ao aproveitamento de pessoal, os atendentes-informantes poderiam ser funcionários “recrutados” (para utilizar o sistema), que já trabalhassem e conhecessem bem o cemitério.
Serviços – O único trabalho necessário a esta alternativa, caso aconteça alguma mudança e/ou extensão do sistema, é a alteração dos programas existentes nos computadores portáteis, adaptando-os às novas modificações. Por isso conclui-se que essa alternativa apresenta-se com um bom grau de flexibilidade e extensibilidade.
O impacto desta alternativa para o usuário final (como um visitante que à procura de informações, por exemplo) é altamente positivo, pois ele não precisa apresentar nenhuma afinidade com sistemas de informação (tarefa que é transferida para o informante-atendente).
Para a gerência, a alternativa vai aliviar a demanda de serviços que ocupariam o tempo dos funcionários da administração. Entretanto, deverá haver um compromisso com a manutenção dos computadores portáteis e investimento no treinamento de profissionais adequados.
De acordo com a estrutura PIECES, teremos:
Performance – Quanto à vazão, o número de clientes atendidos ao mesmo tempo está relacionado com o número total de terminais. Em relação ao tempo de resposta, as informações são obtidas muito rapidamente pelos terminais. Mais uma vez, a não ser que se trate de um fim de semana mais movimentado ou Dia de Finados, ambas as características apresentam-se satisfatórias.
Informação – Assim como na primeira alternativa, as informações fornecidas aos usuários apresentam utilidade e corretude, mas o acesso às mesmas não é tão facilitado. Além disso, uma mesma deficiência está presente nas duas alternativas: nem todo o tipo de informação estará disponível ao usuário através dos terminais, que deverá recorrer ao balcão caso deseje realizar uma operação mais complexa.
Economia – O que mais pesou
negativamente para esta opção é que seu alto custo não é compensado por um
aumento significativo da demanda pelos serviços do cemitério. A análise
econômica completa desta alternativa pode ser visualizada através do seu Estudo
de Viabilidade Econômica.
Controle – Os terminais devem ser feitos de modo que seus usuários não possam fazer nada além de consultar as informações. É por isso que a idéia de uma tela sensível a toque foi utilizada (fica mais fácil controlar as funcionalidades que o usuário pode acessar).
Eficiência – A desvantagem dessa alternativa em relação à eficiência é que ela pode não realizar um uso máximo de recursos: em muitas ocasiões, as máquinas poderiam ficar ociosas por certos períodos de tempo. Por outro lado, ao contrário dos computadores portáteis, não existe a necessidade de uma sincronização periódica de dados, pois os terminais estão sempre ligados ao sistema central (o que implica num ganho de tempo).
Serviços – O único trabalho necessário a esta alternativa, caso aconteça alguma mudança e/ou extensão do sistema, é a alteração dos programas existentes nos terminais, adaptando-os às novas modificações. Um cuidado especial consiste em manter a interface do programa o mais agradável e intuitiva possível, quaisquer que sejam as alterações. Por isso conclui-se que essa alternativa apresenta-se com um grau razoável de flexibilidade e extensibilidade.
O usuário final poderá sofrer um certo impacto com esta alternativa, pois é de se esperar que uma pessoa que não tenha intimidade com o computador venha a estranhar ou achar difícil a utilização do serviço.
Para a gerência, a alternativa deve aliviar a demanda de serviços que ocupariam o tempo dos funcionários da administração. Entretanto, a dúvida e resistência ao sistema (principalmente logo após sua implantação) podem constituir um empecilho mais sério. Além disso, novamente deverá haver um compromisso em relação à manutenção, desta vez com os terminais.
De acordo com a estrutura PIECES, teremos:
Performance – A vazão desta alternativa é indiscutivelmente grande (centenas ou milhares de usuários podem estar acessando o sistema ao mesmo tempo, via Internet), mas depende do bom funcionamento da grande rede. Deste fato, também depende o tempo de resposta das operações.
Informação – Esta alternativa é bastante completa no que diz respeito ao conjunto de informações disponibilizadas aos usuários, pois além das funções básicas de consulta, o sistema ofereceria também operações mais complexas, como o J@zigo (um serviço de integração entre cemitérios e funerárias). Todavia, apesar dos serviços estarem distribuídos em larga escala, o acesso aos mesmos tem como requisito para o usuário uma conexão com a Internet.
Economia – Em resumo, apesar de possuir um alto custo, esta opção proporciona um aumento da demanda por serviços do cemitério de forma significativa. Isto acontece principalmente porque esta alternativa possui um maior alcance público quando comparada às demais. A análise econômica completa desta alternativa pode ser visualizada através do seu Estudo de Viabilidade Econômica.
Controle – Um ponto crítico desta proposta diz respeito à corretude e segurança dos dados e informações. Como todo sistema on-line, esta terceira alternativa requer um cuidado extra no sentido de evitar invasões mal-intencionadas.
Eficiência – Esta alternativa não abrangerá 100% das pessoas que desejem algum serviço ou informação do cemitério, isto é, o sistema não seria utilizado ao máximo. Por outro lado, os usuários que tiverem acesso à Internet (e conseqüentemente ao sistema) terão à sua disposição uma gama imensa de facilidades.
Serviços – As dificuldades quanto à flexibilidade e extensibilidade dessa alternativa se expressam no trabalho de uma eventual alteração (upgrade) da estrutura do site. Atualmente, esta tarefa não demanda tantos esforços, devido às tecnologias existentes possuírem extensibilidade e flexibilidade como características intrínsecas (por exemplo, a utilização de Java como linguagem de programação e tecnologias como JSP e CSS para a confecção do site[1]). Mesmo assim, a preocupação com uma interface sempre amigável e intuitiva também está presente nesta alternativa.
O usuário final do sistema proposto nesta terceira alternativa deve ser, pelo menos, familiarizado com a Internet. Não sendo o caso, ele terá acesso aos serviços apenas do modo convencional (balcão de informações).
Para a gerência, quanto mais utilizado for o serviço on-line, maior serão seus benefícios (ganho de tempo com funerárias e menor demanda de serviços no balcão). O compromisso com a manutenção do sistema, neste caso, diz respeito a manter profissionais capacitados para cuidar de toda a estrutura do site.
Um estudo mais detalhado das
três alternativas, do ponto de vista econômico, é apresentado nesta seção. Ao
final, é dada uma nota, numa escala de 0 a 10, mostrando o quanto as
alternativas são viáveis economicamente. O processo desenvolvido para se chegar
a essa nota também é apresentado. Todos os valores apresentados são expressos em
Reais (R$), e, quando necessário, foi aplicada uma taxa de desconto de 8% para
corrigir os valores em uma seqüência de tempo. Este valor foi escolhido por se
aproximar do rendimento anual da poupança.
è
Investimentos
Os investimentos necessários para a operacionalização desta alternativa
consistem nos equipamentos de mão que serão usados pelos
funcionários.
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
PDA (Palmtop
PocketPC) |
2 |
1.500,00 |
3.000,00 |
Disco
Rígido para PocketPC |
2 |
1.000,00 |
2.000,00 |
TOTAL |
- |
- |
5.000,00 |
è Período de
Desenvolvimento
As despesas a seguir são relativas ao período de desenvolvimento do
sistema, encerrando-se quando o sistema estiver finalizado (despesas de
manutenção estão no próximo tópico).
à Despesas Fixas Mensais
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Salário
programadores |
2 |
1.200,00 |
2.400,00 |
Salário
Designer |
1 |
200,00 |
200,00 |
Salário
Analista de Sistemas |
1 |
1.500,00 |
1.500,00 |
Aluguel |
1 |
200,00 |
200,00 |
Energia |
- |
200,00 |
200,00 |
Água |
- |
50,00 |
50,00 |
Telefone |
- |
100,00 |
100,00 |
Material
de Escritório |
- |
50,00 |
50,00 |
Manutenção
/ Limpeza |
1 |
100,00 |
100,00 |
Material
de Limpeza |
- |
50,00 |
50,00 |
TOTAL |
- |
- |
4.850,00 |
* Os
salários acima incluem Encargos Sociais
As despesas a seguir são relativas a itens que não precisarão ser
comprados, mas que serão alocados ao projeto durante sua fase de
desenvolvimento. Por exemplo, estamos supondo que a empresa desenvolvedora já
possui computadores. Portanto, não incluímos o custo de aquisição de
computadores, mas sim o custo do seu uso. Para tanto, usamos a
depreciação dos equipamentos usados como o custo de seu
uso.
De acordo com a Instrução Normativa SRF nº 162, de 31 de dezembro de
1998, Referência NCM 8471, a taxa de depreciação de computadores
é de 20% ao ano. Dessa forma, um computador que custa R$ 1.500,00 tem o custo de
uso de R$ 300,00 por ano (20% de R$ 1.500,00), ou R$ 25,00 por
mês.
Entretanto, no cálculo a seguir, incluiremos no preço do computador os
custos de obtenção e licenciamento dos softwares a serem usados no
projeto.
Computador |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Hardware |
2 |
1.500,00 |
3.000,00 |
Sistema
Operacional |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Desenvolvimento |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Modelagem |
1 |
2.000,00 |
2.000,00 |
TOTAL |
- |
- |
7.000,00 |
Custo
Anual (20% do Total) |
|
|
1.400,00 |
Custo
Mensal |
|
|
117,00 |
à Custos Totais no Período de
Desenvolvimento:
Mês |
Valor Total
(R$) |
Mês 1 |
4.967,00 |
Mês 2 |
4.967,00 |
TOTAL |
9.934,00 |
è Custos após o período de
desenvolvimento:
Os custos relativos a este período compreendem as despesas com
treinamento de funcionários e manutenção do
sistema.
Item |
Valor (R$) |
Treinamento (1 mês) |
400,00 |
Visita de Manutenção |
50,00 |
è Custo Total
Abaixo, especificamos o custo total do sistema para um período de 5 anos.
Estimamos que um mês de treinamento, realizado no primeiro ano, será necessário
para que os funcionários se adaptem ao uso do programa. Consideramos, também,
que no primeiro ano as visitas de manutenção serão cobertas pela garantia, e
que, a partir do segundo ano, é realizada 1 visita por mês, com o custo dado na
tabela acima.
Período |
Valor (R$) |
1º Ano |
15.334,00 |
2º Ano |
600,00 |
3º Ano |
600,00 |
4º Ano |
600,00 |
5º Ano |
600,00 |
TOTAL |
17.734,00 |
è Benefícios
Como benefícios intangíveis, o sistema proposto apresenta melhora no
atendimento ao cliente, rapidez no fornecimento de informações e organização
eficiente dos registros.
Com esta alternativa, os usuários sempre terão ao seu
dispor, durante uma visita ao cemitério, muitas informações úteis. Entretanto, a
quantidade de informações disponíveis pode não ser suficiente para o usuário,
devido à limitação de espaço nos PDA’s.
Quanto aos benefícios tangíveis, esta alternativa traz um aumento no
número de serviços prestado pelo cemitério, como sepultamentos, transferência de
ossos, e utilização dos serviços de velório e da capela do cemitério. Isto
ocorre porque, com um serviço de alta qualidade, o cemitério pode atrair
clientes de outros cemitérios, uma vez que terá melhores condições de
servi-lo.
Com base no impacto de soluções móveis em sistemas semelhantes, é
estimado que a aplicação desta alternativa trará um aumento de 15% no número de
serviços prestados pelo cemitério. Os principais serviços influenciados serão:
sepultamentos, em catacumbas, túmulos e covas; transferência de ossos, dentro do
cemitério ou entre cemitérios distintos; utilização do velório e da capela; e as
taxas extras, cobradas por serviços como reformas de túmulos, instalações de
grades e canteiros, e emissões de certificados. Com esta estimativa, e
considerando os atuais números de serviços prestados e seus respectivos valores,
que foram fornecidos pela administração do cemitério, podemos elaborar a
seguinte tabela com o incremento das receitas do
cemitério:
Considerando estas receitas e os custos citados anteriormente, tem-se a
seguinte tabela de Análise de Retorno do Investimento, que utiliza uma taxa de
desconto de 8% (valor médio do rendimento da poupança):
Analisando os dados, vemos que esta alternativa tem um bom período de
retorno, de 3,51 anos, e uma boa taxa de retorno, 29,95%. Outro aspecto positivo
desta alternativa é o baixo custo de investimento, R$ 14.938,00, que implica em
menos riscos para o investimento.
è Investimentos
Os investimentos necessários para a operacionalização desta alternativa
consistem nos equipamentos necessários para a montagem dos terminais de
auto-atendimento: monitores sensíveis ao toque, hardware do computador e
estruturas de suporte.
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Terminais
de Auto-Atendimento |
5 |
2.500,00 |
12.500,00 |
TOTAL |
- |
- |
12.500,00 |
è Período de Desenvolvimento
As despesas a seguir são relativas ao período de desenvolvimento do
sistema, encerrando-se quando o sistema estiver finalizado (despesas de
manutenção estão no próximo tópico).
à Despesas Fixas Mensais:
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Salário programadores |
2 |
1.200,00 |
2.400,00 |
Salário Designer |
1 |
800,00 |
800,00 |
Salário Analista de
Sistemas |
1 |
1.500,00 |
1.500,00 |
Aluguel |
1 |
200,00 |
200,00 |
Energia |
- |
200,00 |
200,00 |
Água |
- |
50,00 |
50,00 |
Telefone |
- |
100,00 |
100,00 |
Material de Escritório |
- |
50,00 |
50,00 |
Manutenção / Limpeza |
1 |
100,00 |
100,00 |
Material de Limpeza |
- |
50,00 |
50,00 |
TOTAL |
- |
- |
5.450,00 |
* Os
salários acima incluem Encargos Sociais
As despesas a seguir são relativas a itens que não precisarão ser
comprados, mas que serão alocados ao projeto durante sua fase de
desenvolvimento. Por exemplo, estamos supondo que a empresa desenvolvedora já
possui computadores. Portanto, não incluímos o custo de aquisição de
computadores, mas sim o custo do seu uso. Para tanto, usamos a
depreciação dos equipamentos usados como o custo de seu uso. De acordo com a
Instrução Normativa SRF nº 162, de 31
de dezembro de 1998, Referência NCM 8471, a taxa de depreciação
de computadores é de 20% ao ano. Dessa forma, um computador que custa R$
1.500,00 tem o custo de uso de R$ 300,00 por ano (20% de R$ 1.500,00), ou R$
25,00 por mês.
Entretanto, no cálculo a seguir, incluiremos no preço do computador os
custos de obtenção e licenciamento dos softwares a serem usados no
projeto.
Computador |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Hardware |
2 |
1.500,00 |
3.000,00 |
Sistema Operacional |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Desenvolvimento |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Modelagem |
1 |
2.000,00 |
2.000,00 |
TOTAL |
- |
- |
7.000,00 |
Custo Anual (20% do
Total) |
|
|
1.400,00 |
Custo Mensal |
|
|
117,00 |
à Custos Totais no Período de
Desenvolvimento
Mês |
Valor Total
(R$) |
Mês 1 |
5.567,00 |
Mês 2 |
5.567,00 |
Mês 3 |
5.567,00 |
Mês 4 |
5.567,00 |
TOTAL |
22.268,00 |
è Custos após o período de
desenvolvimento:
Os custos relativos a este período compreendem as despesas com
manutenção do sistema.
Item |
Valor (R$) |
Visita de Manutenção |
50,00 |
è Custo Total
Abaixo, especificamos o custo total do sistema para um período de 5 anos.
Estimamos que 1 mês de treinamento, realizado no primeiro ano, será necessário
para que os funcionários se adaptem ao uso do programa. Consideramos, também,
que no primeiro ano as visitas de manutenção serão cobertas pela garantia, e
que, a partir do segundo ano, é realizada 1 visita por mês, com o custo dado na
tabela acima.
Período |
Valor (R$) |
1º Ano |
34.768,00 |
2º Ano |
600,00 |
3º Ano |
600,00 |
4º Ano |
600,00 |
5º Ano |
600,00 |
TOTAL |
37.168,00 |
è Benefícios
Como benefícios intangíveis, este sistema também apresenta melhora no
atendimento ao cliente, rapidez no fornecimento de informações e organização
eficiente dos registros.
Esta alternativa oferece uma maior quantidade de
informações, acessíveis em lugares fixos, mas necessita que o usuário aprenda a
interagir com a máquina, o que pode limitar as suas
potencialidades.
Quanto aos benefícios tangíveis, esta alternativa, como na anterior, traz
um aumento no número de serviços prestado pelo cemitério, como sepultamentos,
transferência de ossos, e utilização dos serviços de velório e da capela do
cemitério. Isto ocorre porque, com um serviço de alta qualidade, o cemitério
pode atrair clientes de outros cemitérios, uma vez que terá melhores condições
de servi-lo.
Analisando os dados, vemos que esta alternativa tem um período de retorno
muito alto, 4,87 anos, e uma baixa taxa de retorno, 2,07%. Outro aspecto
negativo desta alternativa é o alto custo de investimento, R$ 34.768,00, que
aumenta os riscos envolvidos no investimento.
è Investimentos
Os investimentos necessários para a operacionalização desta alternativa
consistem nos equipamentos necessários a disponibilização das informações na
Internet, isto é, servidores (hardware e software).
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Servidor (Hardware) |
1 |
3.000,00 |
3.000,00 |
Servidor (Software) |
1 |
0 |
0 |
TOTAL |
- |
- |
3.000,00 |
* Será
usado Sistema Operacional Linux no servidor, com o servidor Web
Apache
è Período de Desenvolvimento
As despesas a seguir são relativas ao período de desenvolvimento do
sistema, encerrando-se quando o sistema estiver finalizado (despesas de
manutenção estão no próximo tópico).
à Despesas Fixas Mensais
Item |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Salário programadores |
2 |
1.200,00 |
2.400,00 |
Salário Designer |
1 |
800,00 |
800,00 |
Salário Analista de
Sistemas |
1 |
1.500,00 |
1.500,00 |
Aluguel |
1 |
200,00 |
200,00 |
Energia |
- |
200,00 |
200,00 |
Água |
- |
50,00 |
50,00 |
Telefone |
- |
100,00 |
100,00 |
Material de Escritório |
- |
50,00 |
50,00 |
Manutenção / Limpeza |
1 |
100,00 |
100,00 |
Material de Limpeza |
- |
50,00 |
50,00 |
TOTAL |
- |
- |
5.450,00 |
* Os
salários acima incluem Encargos Sociais
As despesas a seguir são relativas a itens que não precisarão ser
comprados, mas que serão alocados ao projeto durante sua fase de
desenvolvimento. Por exemplo, estamos supondo que a empresa desenvolvedora já
possui computadores. Portanto, não incluímos o custo de aquisição de
computadores, mas sim o custo do seu uso. Para tanto, usamos a
depreciação dos equipamentos usados como o custo de seu uso. De acordo com a
Instrução Normativa SRF nº 162, de 31
de dezembro de 1998, Referência NCM 8471, a taxa de depreciação
de computadores é de 20% ao ano. Dessa forma, um computador que custa R$
1.500,00 tem o custo de uso de R$ 300,00 por ano (20% de R$ 1.500,00), ou R$
25,00 por mês.
Entretanto, no cálculo a seguir, incluiremos no preço do computador os
custos de obtenção e licenciamento dos softwares a serem usados no
projeto.
Computador |
Qtd. |
Valor Unitário
(R$) |
Valor Total
(R$) |
Hardware |
2 |
1.500,00 |
3.000,00 |
Sistema Operacional |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Desenvolvimento |
2 |
500,00 |
1.000,00 |
Ferramentas de
Modelagem |
1 |
2.000,00 |
2.000,00 |
TOTAL |
- |
- |
7.000,00 |
Custo Anual (20% do
Total) |
|
|
1.400,00 |
Custo Mensal |
|
|
117,00 |
à Custos Totais no Período de
Desenvolvimento
Mês |
Valor Total
(R$) |
Mês 1 |
5.567,00 |
Mês 2 |
5.567,00 |
Mês 3 |
5.567,00 |
Mês 4 |
5.567,00 |
Mês 5 |
5.567,00 |
TOTAL |
27.838,00 |
è Custos após o período de
desenvolvimento:
Os custos relativos a este período compreendem as despesas com
treinamento de funcionários e manutenção do
sistema.
Item |
Valor (R$) |
Treinamento (1 mês) |
400,00 |
Manutenção |
200,00 |
è Custo Total
Abaixo, especificamos o custo total do sistema para um período de 5 anos.
Estimamos que 1 mês de treinamento, realizado no primeiro ano, será necessário
para que os funcionários se adaptem ao uso do programa. Consideramos, também,
que no primeiro ano a manutenção é coberta pela garantia, e que, a partir do
segundo ano, seu custo é de R$ 200,00 por mês, como especificado na tabela
acima.
Período |
Valor (R$) |
1º Ano |
31.238,00 |
2º Ano |
2.400,00 |
3º Ano |
2.400,00 |
4º Ano |
2.400,00 |
5º Ano |
2.400,00 |
TOTAL |
40.838,00 |
è Benefícios
Como benefícios intangíveis, este sistema também apresenta melhora no
atendimento ao cliente, rapidez no fornecimento de informações e organização
eficiente dos registros.
Esta alternativa tem mais utilidade para o usuário final, pois consegue
disponibilizar uma maior quantidade de informações e serviços, facilmente, em
qualquer lugar, levando seus benefícios a um público maior do que aqueles que
freqüentam o cemitério.
Quanto aos benefícios tangíveis, esta alternativa, como as anteriores,
traz um aumento no número de serviços prestado pelo cemitério, como
sepultamentos, transferência de ossos, e utilização dos serviços de velório e da
capela do cemitério. Isto ocorre porque, com um serviço de alta qualidade, o
cemitério pode atrair clientes de outros cemitérios, uma vez que terá melhores
condições de servi-lo.
Com base no impacto de soluções web em sistemas semelhantes, é estimado
que a aplicação desta alternativa trará um aumento de 40% no número de serviços
prestados pelo cemitério. Os principais serviços influenciados serão:
sepultamentos, em catacumbas, túmulos e covas; transferência de ossos, dentro do
cemitério ou entre cemitérios distintos; utilização do velório e da capela; e as
taxas extras, cobradas por serviços como reformas de túmulos, instalações de
grades e canteiros, e emissões de certificados. Com esta estimativa, e
considerando os atuais números de serviços prestados e seus respectivos valores,
que foram fornecidos pela administração do cemitério, podemos elaborar a
seguinte tabela com o incremento das receitas do
cemitério:
Considerando estas receitas e os custos citados anteriormente, tem-se a
seguinte tabela de Análise de Retorno do Investimento, que utiliza uma taxa de
desconto de 8% (valor médio do rendimento da poupança):
Analisando os dados, vemos que esta alternativa tem um período de retorno
muito bom, 2,67 anos, e uma alta taxa de retorno, 53,17%. Outro aspecto positivo
desta alternativa é o razoável custo de investimento, R$ 31.238,00, que diminui
o risco do negócio.
Os resultados apresentados anteriormente podem ser sintetizados na tabela abaixo:
|
Alternativa
1 |
Alternativa
2 |
Alternativa
3 |
Investimentos
(R$) |
5.000,00 |
12.500,00 |
3.000,00 |
Período de Desenvolvimento
(R$) |
9.934,00 |
22.268,00 |
27.838,00 |
Manutenção e Treinamento
(R$) |
2.800,00 |
2.800,00 |
10.000,00 |
Média |
9 |
7 |
6 |
| |||
ROI |
29,95% |
2,07% |
53,17% |
Payback
(Anos) |
3,51 |
4,87 |
2,67 |
Média de
Benefícios |
8 |
7 |
9 |
| |||
MÉDIA
FINAL |
8,5 |
7 |
7,5 |
Em termos de custos, as alternativas 2 e 3 se assemelham no resultado
final, mas possuem uma sensível diferença na aplicação dos recursos. A
alternativa 2 destaca-se por necessitar um investimento inicial alto, pois
utiliza equipamentos caros (os terminais). A alternativa 3 destaca-se por ter o
custo de manutenção mais alto, pois é um sistema que sofre mais mudanças
(atualização e inclusão de dados, mudanças na interface,
etc.).
Em termos de benefícios, podemos visualizar a relação entre as três
alternativas no gráfico abaixo:
No gráfico, vemos que a Alternativa 3 é a primeira a recuperar seu
investimento (menor tempo de Payback), enquanto a Alternativa 2 só se recupera
no final do período analisado. Al[em disso, a segunda alternativa atinge o maior
VPL (Valor Presente Líquido), demonstrando sua maior taxa de retorno sobre o
investimento.
Assim, concluímos que a
primeira alternativa é a mais viável economicamente. A média final aqui
deduzida é utilizada no campo “Viabilidade Econômica” da matriz de análise de
viabilidade.
1. JSP
(JavaServer Pages) e CSS (Cascadyng Styles Sheets)
ajudam na criação de sites mais extensíveis e flexíveis carregando seu conteúdo
dinamicamente e facilitando o gerenciamento de seu layout,
respectivamente.