1.FP.AD -Adaptabilidade de imagens pra jogos móveis [open]
Allyson Silva (UFPE)
André Neves (UFPE)
Diego Credidio (UFPE)
As informações compiladas neste artigo relatam o
processo geral na produção de imagens em pixel art, adotado pela
indústria pernambucana de jogos para aparelhos móveis. Engloba
desde o momento da concepção artística às revisões
finais e posteriores correções dos desenhos em baixa resolução,
onde serão destacados problemas de adaptabilidade destes para os diferentes
tipos de tela nos celulares. 2.FP.AD -A Importância de Avaliar a Usabilidade dos Jogos:
A Experiência do Virtual Team [open]
Ivannoska Gurgel (UFPE)
Nicole Sultanum (UFPE)
Eduardo Almeida (UFPE)
Roberta Arcoverde (UFPE)
Patrícia Tedesco (UFPE)
Atualmente, os jogos vêm se destacando não apenas
como ferramenta de puro entretenimento, mas também como poderoso recurso
de ensinoaprendizagem. Este potencial se deve principalmente ao fator motivacional
que os jogos despertam em seus usuários-jogadores. No entanto, se sua
usabilidade não estiver adequada, a motivação do jogador
será comprometida e este potencial pode se perder. Neste contexto, este
artigo busca dividir a experiência vivenciada no Projeto SmartSim quanto à criação
e teste da interface de seu jogo sério, o Virtual Team. Discorre sobre
a interface desenvolvida para o jogo, bem como a importância de se adotar
um processo de usabilidade, testando a interface junto ao usuário, Sendo
este processo essencial para identificar problemas não percebidos pela
equipe de criação do jogo.
3.FP.AD -Arquiteturas Históricas no Ambiente de um Jogo
de RPG Educacional Computadorizado [open]
Michele Tobaldini
Michelli Martinelli
Jacques Brancher
The present paper has the proposal to describe the development
process of a computerized educational Role-Playing Game sceneries, using historical
architectures (byzantine, roman, greek and gothic) and the objectives of its
use. The development process includes the sceneries description fiches, illustration
and modeling.
4.FP.AD -A Turma do Claudinho: um jogo eletrônico educacional
voltado para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básico do
SENAI [open]
Gustavo Gadelha (SENAI - BA)
O jogo eletrônico “A Turma do Claudinho” é um
dos recursos do Projeto CAI Básico EAD 2006, desenvolvido pelo SENAI – DR
Bahia, Núcleo de Educação a Distância – NEAD.
O jogo eletrônico é uma das ferramentas do projeto, permitindo
a integração das tecnologias envolvidas: o sistema de videoconferência,
que viabiliza a transmissão de um programa de tv interativo, o portal
de aprendizagem Moodle e outros jogos eletrônicos. A utilização
de jogos no contexto do ensino de aprendizagem industrial permite fornecer
a seu público uma educação tecnológica de qualidade,
promovendo inclusão digital, estímuloà pesquisa e o desenvolvimento
de habilidades da geração digital, potencializando suas capacidades
de inserção e transformação do mercado de trabalho.
5.FP.AD -Avaliação Estética de Games [open]
Diego Rocha (UFPE / Faculdade Marista Recife)
André R. Melo (UFPE / Faculdade Marista Recife)
Ewerton Souto (UFPE / Faculdade Marista Recife)
André Neves (UFPE / Faculdade Marista Recife)
Existe um elemento nos games que atrai as pessoas e que faz
com que elas sintam satisfação em jogar, ocorrendo por um processo
semelhante ao da contemplação artística. É um conceito
ligado ao de Estética no que tange sua propriedade de sensibilização
de estímulos mentais. A identificação dessa satisfação
deve ser observada com especial atenção pelos produtores de jogos,
pois partindo dela é possível identificar formas de utilização
de elementos que fazem com que o game se torne interessante e dessa forma fazer
com que se padronize a síntese dessa
satisfação para outros games.
6.FP.AD -Concepção visual de personagens
para jogos em ambientes virtuais: Um paralelo entre o psicológico
e o visual [open]
Zózimo Pinto Neto (UFPE)
Soares Felipe (UFPE)
The following research consists on a experiment taken with game
players and game designers, willing to verify the relation between the visual
concept and psicological side of characters in games in virtual ambients created
in digital enviroments. A pesquisa a seguir consiste em um experimento realizado
com usuários e designers de jogos, com o propósito de verificar
a associação entre a concepção visual e o perfil
psicológico de personagens em jogos em ambientes virtuais criados em
meios digitais.
7.FP.AD -Direção de fotografia aplicada ao Games-art [open]
Mauricy Filho (UFPE)
André Neves (UFPE)
Diego Rocha (UFPE)
Leo Falcão (UFPE)
Dinara Moura (UFPE)
Guilherme Reinaldo (UFPE)
Este trabalho aborda a utilização de técnicas
e linguagens típicas da direção de fotografia para o â mbito
dos jogos eletrônicos. A apropriação desses recursos é mostrada
aqui como um fator evolutivo do game tanto em seus recursos como em sua concepção.
Esse paralelo é mostrado na forma de análise dessa utilização
em games.
8.FP.AD -Estabelecendo Relações entre Critérios
de Avaliação Ergonômica em HCI e Recomendações
de Game Design [open]
Dayvisson Alves (UFPE)
Stephania Padovani (UFPR)
Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa, conduzida no
ano de 2005, sobre a relação entre a usabilidade de sistemas
computadorizados num contexto de produção e o emergente conceito
de usabilidade de jogos. Para tanto, aplicou-se um Card Sorting onde profissionais
da indústria confrontaram um conjunto de 60 recomendações
de game design com um dado modelo de avaliação ergonômica
de interfaces. Os resultados sugerem que a relação entre esses
dois universos pode ser bem menos antagônico do que comumente se imaginava.
9.FP.AD -Experiências no Ensino de Projeto
de Jogos Digitais [open]
Luciano Silva (Universidade Cruzeiro do Sul)
Luis Naito (Universidade Cruzeiro do Sul)
Carlos Fernando Araújo Jr. (Universidade Cruzeiro do Sul)
Thiago Kuma (Universidade Cruzeiro do Sul)
Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
Este artigo descreve uma experiência com um Curso Superior
Tecnológico em Design de Jogos Digitais, cujo eixo norteador é o
processo de projeto de jogos com complexidades crescente durante o curso. Neste
contexto, é necessário verificar a questão das técnicas
e princípios de engenharia de software aplicados ao processo de produção
de jogos. Será mostrado como o currículo foi elaborado de maneira
a seguir as fases de do processo de engenharia de software, permitindo assim
aos alunos construírem seus próprios portfólios a partir
de projetos de jogos desenvolvidos ao longo do curso.
10.FP.AD - Levantamento de características
referentes à análise
de redes sociais nas comunidades virtuais brasileiras de jogos on-line [open]
Lia Rodrigues (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Online games have had a noticeable increase in the
market. Today, many people interact for hours, with
other people, in a virtual gaming world called the
Massive Multiplayer Online Role-Playing Game
(MMORPGs). The players maintain relationships and
build big communities, formed by diverse people who
establish links in very different ways. The research
analyzed the development of these communities
through the application of the graph theory and the
elements that pertain the social network analysis. For
this matter, a study was made with the players of the
Ragnarök Online, recently brought to Brazil, where the
players’ profile, the game’s workings and its
communication elements were all taken into
consideration. 11.FP.AD -Matriz e Rede de Restrição: uma proposta
inicial de aplicação
na fase de concepção de jogos eletrônicos [open]
Eliana Melo (UFPE)
Henrique Pimentel (UFPE)
Eduardo Moura (UFPE)
André Neves (UFPE)
Fábio Campos (UFPE)
Apesar de diversos segmentos do projeto de produto se
valerem de metodologias para a exploração do espaço
criativo, o segmento de projetos de jogos eletrônicos
vem, em sua maioria, realizando essa etapa de forma
ad hoc.
Este artigo propõe-se a prover uma contribuição
para a
metodologia de projeto de jogos eletrônicos, através da
aplicação das técnicas de “Matriz de Restrição” e
a “
Rede de Restrição”, técnicas de exploração
do espaço
lógico, para a construção da técnica de Caixa
Morfológica, que é classificada como uma técnica
de
exploração do processo criativo e é largamente
utilizada no projeto de produtos 3D.
12.FP.AD -Percepção de mundos simultâneos
nos Location Based Mobile Games [open]
Edson Pfutzenreuter (SENAC - SP)
This paper put in discussion some aspects of the Location Based
Mobile Games, Comparing the simultaneous reality that this kind of game afford,
with the concepts of parallel worlds and parallel realities, which come from
physics and literature.
13.FP.AD -Planejamento gráfico de Interface para um
jogo RPG Educacional para computadores [open]
André Luiz Brandão
Jacques Brancher
Daniel Menin Tortelli
Denise Bandeira
Lucas Santos Meneghini
Michelle Aguiar
Norberto Mizukawa
Cristiano Padilha
The present paper summarizes some aspects of the
planning [flowchart] and the process of creation of an
interface’s development for a computer game. It argues
methodologies of development and documentation of
games from the point of view of the multidisciplinary
team. This paper presents the partial reached results in
one of the stages of the project RPGEDU. This project
intends to develop educative software for education
directed to basic education. This work observes the importance of the
interface from a proposal of
development with participation of programmers,
designers and illustrators. It presents a partial result of
the work and the first version of the screens of the RPG
game, named “Taltun: the Land of the Knowledge”.
14.FP.AD - Narrativa e Jogos Digitais: Lições do
RPG de Mesa [open]
Raony Araújo (UFPE)
This paper aims to integrate Interactive Storytelling (IS) and
digital games, seeking to understand how the narrative can be effective part
of the gameplay. This work is done through an analysis of the Role-Playing Game
and raises questions that should be considered in the game design process, further
to be developed in a more concrete framework to IS in digital games.
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