SBGAMES Art & Design - PApers

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1.FP.AD -Adaptabilidade de imagens pra jogos móveis [open]
Allyson Silva (UFPE)
André Neves (UFPE)
Diego Credidio (UFPE)
As informações compiladas neste artigo relatam o processo geral na produção de imagens em pixel art, adotado pela indústria pernambucana de jogos para aparelhos móveis. Engloba desde o momento da concepção artística às revisões finais e posteriores correções dos desenhos em baixa resolução, onde serão destacados problemas de adaptabilidade destes para os diferentes tipos de tela nos celulares.

2.FP.AD -A Importância de Avaliar a Usabilidade dos Jogos: A Experiência do Virtual Team [open]
Ivannoska Gurgel (UFPE)
Nicole Sultanum (UFPE)
Eduardo Almeida (UFPE)
Roberta Arcoverde (UFPE)
Patrícia Tedesco (UFPE)
Atualmente, os jogos vêm se destacando não apenas como ferramenta de puro entretenimento, mas também como poderoso recurso de ensinoaprendizagem. Este potencial se deve principalmente ao fator motivacional que os jogos despertam em seus usuários-jogadores. No entanto, se sua usabilidade não estiver adequada, a motivação do jogador será comprometida e este potencial pode se perder. Neste contexto, este artigo busca dividir a experiência vivenciada no Projeto SmartSim quanto à criação e teste da interface de seu jogo sério, o Virtual Team. Discorre sobre a interface desenvolvida para o jogo, bem como a importância de se adotar um processo de usabilidade, testando a interface junto ao usuário, Sendo este processo essencial para identificar problemas não percebidos pela equipe de criação do jogo.

3.FP.AD -Arquiteturas Históricas no Ambiente de um Jogo de RPG Educacional Computadorizado [open]
Michele Tobaldini
Michelli Martinelli
Jacques Brancher
The present paper has the proposal to describe the development process of a computerized educational Role-Playing Game sceneries, using historical architectures (byzantine, roman, greek and gothic) and the objectives of its use. The development process includes the sceneries description fiches, illustration and modeling.

4.FP.AD -A Turma do Claudinho: um jogo eletrônico educacional voltado para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básico do SENAI [open]
Gustavo Gadelha (SENAI - BA)
O jogo eletrônico “A Turma do Claudinho” é um dos recursos do Projeto CAI Básico EAD 2006, desenvolvido pelo SENAI – DR Bahia, Núcleo de Educação a Distância – NEAD. O jogo eletrônico é uma das ferramentas do projeto, permitindo a integração das tecnologias envolvidas: o sistema de videoconferência, que viabiliza a transmissão de um programa de tv interativo, o portal de aprendizagem Moodle e outros jogos eletrônicos. A utilização de jogos no contexto do ensino de aprendizagem industrial permite fornecer a seu público uma educação tecnológica de qualidade, promovendo inclusão digital, estímuloà pesquisa e o desenvolvimento de habilidades da geração digital, potencializando suas capacidades de inserção e transformação do mercado de trabalho.

5.FP.AD -Avaliação Estética de Games [open]
Diego Rocha (UFPE / Faculdade Marista Recife)
André R. Melo (UFPE / Faculdade Marista Recife)
Ewerton Souto (UFPE / Faculdade Marista Recife)
André Neves (UFPE / Faculdade Marista Recife)
Existe um elemento nos games que atrai as pessoas e que faz com que elas sintam satisfação em jogar, ocorrendo por um processo semelhante ao da contemplação artística. É um conceito ligado ao de Estética no que tange sua propriedade de sensibilização de estímulos mentais. A identificação dessa satisfação deve ser observada com especial atenção pelos produtores de jogos, pois partindo dela é possível identificar formas de utilização de elementos que fazem com que o game se torne interessante e dessa forma fazer com que se padronize a síntese dessa
satisfação para outros games.

6.FP.AD -Concepção visual de personagens para jogos em ambientes virtuais: Um paralelo entre o psicológico e o visual [open]
Zózimo Pinto Neto (UFPE)
Soares Felipe (UFPE)
The following research consists on a experiment taken with game players and game designers, willing to verify the relation between the visual concept and psicological side of characters in games in virtual ambients created in digital enviroments. A pesquisa a seguir consiste em um experimento realizado com usuários e designers de jogos, com o propósito de verificar a associação entre a concepção visual e o perfil psicológico de personagens em jogos em ambientes virtuais criados em meios digitais.

7.FP.AD -Direção de fotografia aplicada ao Games-art [open]
Mauricy Filho (UFPE)
André Neves (UFPE)
Diego Rocha (UFPE)
Leo Falcão (UFPE)
Dinara Moura (UFPE)
Guilherme Reinaldo (UFPE)
Este trabalho aborda a utilização de técnicas e linguagens típicas da direção de fotografia para o â mbito dos jogos eletrônicos. A apropriação desses recursos é mostrada aqui como um fator evolutivo do game tanto em seus recursos como em sua concepção. Esse paralelo é mostrado na forma de análise dessa utilização em games.

8.FP.AD -Estabelecendo Relações entre Critérios de Avaliação Ergonômica em HCI e Recomendações de Game Design [open]
Dayvisson Alves (UFPE)
Stephania Padovani (UFPR)
Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa, conduzida no ano de 2005, sobre a relação entre a usabilidade de sistemas computadorizados num contexto de produção e o emergente conceito de usabilidade de jogos. Para tanto, aplicou-se um Card Sorting onde profissionais da indústria confrontaram um conjunto de 60 recomendações de game design com um dado modelo de avaliação ergonômica de interfaces. Os resultados sugerem que a relação entre esses dois universos pode ser bem menos antagônico do que comumente se imaginava.

9.FP.AD -Experiências no Ensino de Projeto de Jogos Digitais [open]
Luciano Silva (Universidade Cruzeiro do Sul)
Luis Naito (Universidade Cruzeiro do Sul)
Carlos Fernando Araújo Jr. (Universidade Cruzeiro do Sul)
Thiago Kuma (Universidade Cruzeiro do Sul)
Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
Este artigo descreve uma experiência com um Curso Superior Tecnológico em Design de Jogos Digitais, cujo eixo norteador é o processo de projeto de jogos com complexidades crescente durante o curso. Neste contexto, é necessário verificar a questão das técnicas e princípios de engenharia de software aplicados ao processo de produção de jogos. Será mostrado como o currículo foi elaborado de maneira a seguir as fases de do processo de engenharia de software, permitindo assim aos alunos construírem seus próprios portfólios a partir de projetos de jogos desenvolvidos ao longo do curso.

10.FP.AD - Levantamento de características referentes à análise de redes sociais nas comunidades virtuais brasileiras de jogos on-line [open]
Lia Rodrigues (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Online games have had a noticeable increase in the market. Today, many people interact for hours, with other people, in a virtual gaming world called the Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPGs). The players maintain relationships and build big communities, formed by diverse people who establish links in very different ways. The research analyzed the development of these communities through the application of the graph theory and the elements that pertain the social network analysis. For this matter, a study was made with the players of the Ragnarök Online, recently brought to Brazil, where the players’ profile, the game’s workings and its communication elements were all taken into consideration.

11.FP.AD -Matriz e Rede de Restrição: uma proposta inicial de aplicação na fase de concepção de jogos eletrônicos [open]
Eliana Melo (UFPE)
Henrique Pimentel (UFPE)
Eduardo Moura (UFPE)
André Neves (UFPE)
Fábio Campos (UFPE)
Apesar de diversos segmentos do projeto de produto se valerem de metodologias para a exploração do espaço criativo, o segmento de projetos de jogos eletrônicos vem, em sua maioria, realizando essa etapa de forma ad hoc. Este artigo propõe-se a prover uma contribuição para a metodologia de projeto de jogos eletrônicos, através da aplicação das técnicas de “Matriz de Restrição” e a “ Rede de Restrição”, técnicas de exploração do espaço lógico, para a construção da técnica de Caixa Morfológica, que é classificada como uma técnica de exploração do processo criativo e é largamente utilizada no projeto de produtos 3D.

12.FP.AD -Percepção de mundos simultâneos nos Location Based Mobile Games [open]
Edson Pfutzenreuter (SENAC - SP)
This paper put in discussion some aspects of the Location Based Mobile Games, Comparing the simultaneous reality that this kind of game afford, with the concepts of parallel worlds and parallel realities, which come from physics and literature.

13.FP.AD -Planejamento gráfico de Interface para um jogo RPG Educacional para computadores [open]
André Luiz Brandão
Jacques Brancher
Daniel Menin Tortelli
Denise Bandeira
Lucas Santos Meneghini
Michelle Aguiar
Norberto Mizukawa
Cristiano Padilha
The present paper summarizes some aspects of the planning [flowchart] and the process of creation of an interface’s development for a computer game. It argues methodologies of development and documentation of games from the point of view of the multidisciplinary team. This paper presents the partial reached results in one of the stages of the project RPGEDU. This project intends to develop educative software for education directed to basic education. This work observes the importance of the interface from a proposal of development with participation of programmers, designers and illustrators. It presents a partial result of the work and the first version of the screens of the RPG game, named “Taltun: the Land of the Knowledge”.

14.FP.AD - Narrativa e Jogos Digitais: Lições do RPG de Mesa [open]
Raony Araújo (UFPE)
This paper aims to integrate Interactive Storytelling (IS) and digital games, seeking to understand how the narrative can be effective part of the gameplay. This work is done through an analysis of the Role-Playing Game and raises questions that should be considered in the game design process, further to be developed in a more concrete framework to IS in digital games.