1.SP.AD - Alerta Verde : Um adventure educacional [open]
Rodrigo Silva (UFES)
Laércio Ferracioli (UFES)
Felipe Silveira Camargo (UFES)
Este artigo apresenta o Jogo “Alerta Verde”, um projeto desenvolvido
pelo ModeLab - Laboratório de
Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva, que visa
ensinar e testar habilidades dos
estudantes em um adventure contextualizado. O jogo foi concebido de forma
a abranger as várias disciplinas
do ensino médio e dar ênfase à cultura brasileira.
O projeto conta com apoio de estudantes, professores e
mestres de várias áreas da ciência.
2.SP.AD - AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
DE JOGOS:Definição de métodos de acompanhamento
de qualidade para Game Design [open]
Felipe Breyer (UFPE)
Dinara Moura (UFPE)
Stephania Padovani (UFPE)
André Neves (UFPE)
Este artigo apresenta como alguns métodos de avaliação
de usabilidade podem ser aplicados durante o desenvolvimento de um jogo
para garantir a qualidade deste. Os métodos podem variar de acordo
com o tipo do projeto para focar nas questões críticas
do sistema.
3.SP.AD - Impacto da mobilidade no game design de 3MOGs [open]
Andrea Menezes (UFPE)
Bruno Palermo (Meantime Mobile Creations)
Carlos Eduardo Silva (UFPE)
Daniel Arraes (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Davi Pedrosa (UFPE)
Fernando Brayner (CESAR)
Isabel Wanderley (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Marcus Machado (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Rafael Borges (CESAR / Meantime Mobile Creations)
Jogos móveis massivamente multiusuário (3MOG), que constituem
um ramo promissor no mercado de jogos, surgiram da associação
de aspectos móveis aos jogos massivamente multiusuário.
A adição do componente de mobilidade trouxe consigo uma
série de novos desafios do ponto de vista do game design. Neste
trabalho são discutidos os aspectos de mobilidade mais relevantes
a serem considerados no projeto conceitual de um 3MOG. Além disso,
a partir da análise de dois estudos de caso de 3MOGs, apresentamos
recomendações gerais para o game
design desta classe de jogos.
4.SP.AD - Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso
no Jogo Sério SimGP [open]
Ivannoska Gurgel
Stephania Padovani
Os jogos digitais vêm sendo empregados no ensino formal como alternativa
para a falta de motivação dos
alunos desta nova geração. Como em outras mídias,
nos jogos digitais os personagens são um dos elementos de maior
importância por sua capacidade de estimular a auto-projeção
no jogador. Entretanto, por serem os jogos mídias muito novas
e ligadas principalmente a interesses comerciais, não são
encontrados processos de desenvolvimento de personagens para os mesmos.
Neste artigo, propomos um processo de criação de arte
conceitual para personagens e analisamos sua aplicação
aos sete personagens principais do jogo sério SimGP, posteriormente
renomeado para Virtual Team.
5.SP.AD - Teorias da arquitetura convencional e suas implicações
para o design [open]
Dinara Moura (UFPE)
Felipe Breyer (UFPE)
André Neves (UFPE)
O avanço de hardwares e softwares tem proporcionado a criação
de ambientes amplos e detalhados nos jogos digitais. O design de tais
ambientes é uma tarefa complexa e envolve diversas áreas
de conhecimento. Nosso objetivo é apresentar conceitos da arquitetura
convencional e explorar algumas implicações dessa teoria
para o design de ambientes em jogos. Esse estudo mostrou-se proveitoso
para o desenvolvimento de ambientes mais significativos, consistentes
e estimulantes.
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