ROTEIRO 1 - Introdução ao ambiente de desenvolvimento Java - Eclipse
Dicas essenciais
Nomes de classes "devem" começar com letra maiúscula, para seguir
o padrão de codificação de Java.
Nomes de métodos
e variáveis "devem" começar com letra minúscula.
Caso o nome de métodos e variáveis seja uma palavra composta, o nome
começa com letra minúscula e a primeira letra da proxima
palavra é Maiúscula. Ex: String numeroLido, int diaDaSemana.
Não utilize caracteres especiais, como acentuação.
Crie um diretório chamado aulaEclipse e um subdiretório chamado
ExerciciosAspectJ (ou outro nome qualquer) para armazenar o seu projeto.
Crie um projeto:
no menu File escolha a opção New -> Project... ->
AspectJ Project, um wizard iniciará
digite o nome do projeto (o mesmo do diretório criado,
logo ExerciciosAspectJ)
e defina o diretório do mesmo selecionando a opção Create project from existing source e em seguida usando o botão Browse.... Depois de selecionar o diretório pressione
Next >.
Agora selecione o "ExerciciosAspectJ" na pasta Source e escolha a op;áo Create new source folder,
Informe src como o nome do diretório no qual o Eclipse colocará os arquivos fontes e clique em OK.
Mude o caminho do Default output folder para "ExerciciosAspectJ/classes". Neste caminho serão
colocados os arquivos .class gerados a partir da compilação dos arquivos fontes que estão em
"ExerciciosAspectJ/src"
Clique em Finish
É possível que o Eclipse pergunte se deseja mudar para a pespectiva Java, uma vez que o projeto em questão
é um projeto AspectJ. Selecione a caixa que permite que esta decisão seja lembrada e clique em Yes
Observe se o icone do projeto criado está como a figura abaixo (uma pasta com uma letra J acima)
caso esteja clique com o botão direito do mouse sobre o projeto e escolha a opção Convert to AspectJ Project. O icone do projeto passará a ser a mesma pasta mas com as letras AJ acima.
Na janela Package Explorer você visualiza o seu projeto.
Criando uma classe:
no menu File escolha a opção New -> Class
informe o nome da classe (Conta) e o pacote (contas).
clique em Finish
o Eclipse criará o Arquivo Conta.java na pasta src e o abrirá para edição
Defina então na classe Conta os atributos numero (String) e
saldo (double), ambos privados.
Defina agora o construtor da classe Conta que inicializa o número da conta com um
valor recebido como prarâmetro e o saldo com zero. (dica: clique com o botão direito na classe e escolha Source e em seguida Generate constructor using fields..., marque ambos os atributos e clique em OK)
Em seguida defina os métodos creditar, debitar, getNumero, e getSaldo (dica: clicando com o botão direito na classe e escolhendo Source existe uma opção Generate Getters and Setters..., marque os métodos que deseja gerar (não gere o setSaldo) e clique em OK)
Agora crie a classe Programa da mesma forma que foi criada Conta, mas depois
de fornecer o nome da classe selecione a opção para gerar o método main antes de clicar em
Finish
escreva no método main definições e comandos para manipular objetos do tipo Conta
testando os métodos definidos anteriormente.
No Eclipse a compilação é incremental, isto é, a medida que você escreve código e salva o arquivo o
Eclipse compila o código e já mostra eventuais erros de compilação.
Executando o programa:
Com o editor mostrando a classe Programa escolha no menu Run a opção Run as
e em seguida Java Application
note que a execução ocorreu na pasta Console abaixo do editor de texto.
a partir de agora para executar o programa basta clicar no ícone de
execução (um botão verde com o símbolo de play branco, abaixo do menu Navigate).
Dicas de escrita de código:
Digite um comando (ou parte dele) e pressione Ctrl + barra de espaço. O Eclipse mostratá opções
de escrita de código para o comando, se existir.
Caso o código que vc está escrevendo tenha algum erro de sintaxe, o Eclipse sublinhará o mesmo como
o word faz com palavras escritas erradamente. Coloque o mouse sobre a palavra e o Eclipse indicará o
erro, e até mesmo dará sugestões de como corrigí-lo (selecione o erro e pressione Ctrl + 1).
Como ler informações do teclado
Baixe a classe Util.java e salve a mesma no diretório src
do seu projeto.
Para que o Eclipse encontre a nova classe, clique no Eclipse sobre o diretório src com o
botão direito do mouse e escolha a opção Refresh ou clique em F5
Utilize os comandos Util.readStr(), Util.readInt() e Util.readDbl()
para ler valores String, int e double, respectivamente.
Ex.:
String numero = Util.readStr();
int dia = Util.readInt();
double valor = Util.readDbl();
Há ainda o comando Util.waitEnter() que espera o usuário dar um enter para seguir a
execução do programa.