Documento de Requisitos
Health-Watcher
Versão 1.0
Este documento especifica os
requisitos do sistema da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife
denominado de HEALTH-WATCHER, fornecendo aos desenvolvedores as informações
necessárias para o projeto e implementação, assim como para a realização dos
testes e homologação do sistema.
Para sua elaboração foi
utilizada a metodologia UML (Linguagem de Modelagem Unificada).
Esta introdução fornece as
informações necessárias para fazer um bom uso deste documento, explicitando
seus objetivos e as convenções que foram adotadas no texto, além de conter uma
lista de referências para outros documentos relacionados. As demais seções
apresentam a especificação do sistema HEALTH-WATCHER e estão organizadas como
descrito abaixo.
·
Seção 2 – Descrição
geral do sistema: apresenta uma
visão geral do sistema, caracterizando qual é o seu escopo e descrevendo seus
usuários.
·
Seção 3 – Requisitos
funcionais (casos de uso):
especifica todos os requisitos funcionais do sistema, descrevendo os fluxos de
eventos, prioridades, atores, entradas e saídas de cada caso de uso a ser
implementado.
·
Seção 4 – Requisitos
não funcionais: especifica todos os
requisitos não funcionais do sistema, divididos em requisitos de usabilidade,
confiabilidade, desempenho, segurança, distribuição, adequação a padrões e
requisitos de hardware e software.
A correta interpretação
deste documento exige o conhecimento de algumas convenções e termos
específicos, que são descritos a seguir.
Por convenção, a referência
a requisitos é feita através do nome da subseção onde eles estão descritos,
seguido do identificador do requisito, de acordo com o esquema abaixo:
[nome da subseção.identificador do requisito]
Por exemplo, o requisito
[Recuperação de dados.RF016] está descrito em uma subseção chamada “Recuperação
de dados”, em um bloco identificado pelo número [RF016]. Já o requisito não
funcional [Confiabilidade.NF008] está descrito na seção de requisitos não
funcionais de Confiabilidade, em um bloco identificado por [NF008].
Para estabelecer a
prioridade dos requisitos foram adotadas as denominações “essencial”,
“importante” e “desejável”.
·
Essencial é o requisito sem o qual o sistema não entra em
funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm
que ser implementados impreterivelmente.
·
Importante é o requisito sem o qual o sistema entra em
funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser
implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo
assim.
·
Desejável é o requisito que não compromete as funcionalidades
básicas do sistema, isto é, o sistema pode funcionar de forma satisfatória sem
ele. Requisitos desejáveis são requisitos que podem ser deixados para versões
posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão
que está sendo especificada.
Documentos relacionados ao
HEALTH-WATCHER e/ou mencionados nas seções a seguir:
1. Guia de Saúde, 1996,
Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Saúde
2. Panfletos relativos à
Secretaria de Saúde
O
sistema tem como funções receber e controlar as denúncias, notificações, além
de fornecer informações importantes da Secretaria de Saúde, que sejam do
interesse da população.
Permitir
intercâmbio de informações com o sistema SSVS(Sistema de Vigilância Sanitária).
Este intercâmbio será de imediato apenas para consultas das licenças sanitárias
e em outro momento – quando o SSVS estiver implantado o módulo de Controle das
Denúncias - será dado entrada automática da denúncia de competência da
Vigilância Sanitária.
Com
a implantação do sistema HEALTH-WATCHER a Secretaria de Saúde irá melhorar
consideravelmente:
·
O controle das queixas (denúncias e
notificações).
·
Qualidade no serviço de
divulgação de suas informações como campanhas de vacinação, prevenção de
doenças, guia de saúde, obtenção de certidões de nascimento e óbitos e
informações para obter a licença sanitária.
O sistema será controlado pela DIEVS, trocando informações com o Sistema de Vigilância Sanitária.
O cidadão acessa a Internet ou ligará para o número 1520 efetuando sua queixa ou solicitando informações sobre os serviços da Secretaria de Saúde. No caso de uma queixa, a mesma será cadastrada no sistema e encaminhada para a área competente que tomará as medidas cabíveis retornando uma posição quando concluída a análise. Esta conclusão será registrada no sistema, ficando disponível para consulta.
O produto poderá ser disponibilizado em quiosques em diversos pontos estratégicos, nos quais o próprio cidadão efetuará suas queixas e pedidos de informações.
O sistema HEALTH-WATCHER
atenderá aos seguintes usuários :
·
Inspetores Sanitários
São
os servidores especializados da Secretaria de Saúde que têm como função fazer
inspeções sanitárias.
·
Gerentes da DVE, DINAM,
DVA e DVISA
São
os servidores da Secretaria de Saúde que ocupam cargos de confiança.
·
Atendentes / pessoal
administrativo da DIEVS
São
os servidores da Secretaria de Saúde que estão lotados na DIEVS.
·
Cidadão
Toda e qualquer pessoa que desejar
interagir com o sistema.
Cidadão
Toda e qualquer
pessoa que desejar interagir com o sistema.
Funcionário
O servidor
da Secretaria de Saúde da Cidade do Recife (Inspetores, atendentes e gerentes).
Os casos de
uso pertinentes ao Cidadão são os seguintes :
·
RF01 - Consultar
Informações
·
RF02 - Especificar
Queixa
Este caso de
uso tem como propósito possibilitar as consultas para o cidadão.
Consultar
Guia de Saúde
O cidadão
poderá solicitar :
·
Quais as unidades de
saúde que atendem determinada especialidade.
·
Quais as especialidades
de uma unidade de saúde.
Consultar
Informações Diversas
O cidadão
poderá solicitar :
Ø
Informações sobre a
queixa feita pelo cidadão:
ü
Especificação da
queixa.
ü
Situação (ABERTA,
SUSPENSA, ou FECHADA).
ü
Parecer técnico.
ü
Data e hora do parecer.
ü
Funcionário que
realizou o parecer.
Ø
Informações sobre
doenças:
ü
O que é.
ü
Sintomas.
ü
Manifestação.
ü
Tempo de duração.
ü
Locais de referência
para tratamento.
Prioridade: |
¨ |
Essencial |
þ |
Importante |
¨ |
Desejável |
Entradas
e pré condições:
·
Os dados a serem
consultados devem estar cadastrados no sistema
Saídas e
pós condições:
·
Resultado da consulta
do cidadão
1.
O cidadão escolhe o
tipo de consulta
2.
O cidadão informa dados
para consulta
3.
O sistema apresenta o
resultado da consulta
Este caso de
uso tem como propósito o registro de queixas. As queixas podem ser:
Queixa
Animal – DVA
·
Casos de apreensão de
animais.
·
Controle de vetores e
animais sinantrópicos (roedores, escorpiões, morcegos, etc.)
·
Doenças associadas ao
pernilongo (dengue, filariose).
·
Mau tratos com animais.
Queixa
Alimentar - DVISA
·
Casos de suspeita por
ingestão de alimentos estragados.
Queixa
diversa - DVISA
·
Casos relacionados a
diversos motivos, motivos estes que não têm ligações com as queixas citadas
anteriormente (restaurante suspeito quanto à higiene, fossas a céu aberto,
carros pipas de procedimento suspeito, etc.)
Os três
tipos de queixa têm as seguintes informações em comum:
Além destas
cada queixa tem suas informações específicas. São elas:
Queixa
Animal – DVA
Queixa
Alimentar - DVISA
Queixa
diversa - DVISA
Prioridade: |
þ |
Essencial |
¨ |
Importante |
¨ |
Desejável |
Entradas
e pré condições:
·
Nenhuma
Saídas e
pós condições:
·
A queixa deve estar
registrada no sistema
Fluxo de
eventos principal
1.
O cidadão informa o
tipo de queixa
2.
O sistema registra o
tipo, a data/hora do atendimento
3.
O sistema apresenta a
tela específica para cada tipo de queixa
4.
O cidadão informa os
dados
5.
O sistema registra a queixa, retornando o número da
ocorrência para que o cidadão anote e possa acompanhar o andamento da mesma.
O
funcionário necessita do login do sistema para acessar os casos de uso, que são
os seguintes:
·
RF10 –
Login.
·
RF11 –
Cadastrar tabelas.
·
RF12 –
Atualizar queixa.
Este caso de
uso tem como propósito permitir o acesso do funcionário a operações restritas
no sistema Health-Watcher.
Prioridade: |
þ |
Essencial |
o |
Importante |
¨ |
Desejável |
Entradas
e pré condições:
·
Nenhuma
Saídas e
pós condições:
·
Senha validada pelo
sistema
1. O funcionário entra com o login e senha
2. O sistema verifica a senha digitada
No passo 2
caso a senha ou funcionário não seja válido, mostrar uma mensagem de erro.
Este caso de
uso tem como propósito o cadastramento das tabelas do sistema. Para este caso
de uso estarão previstas as operações de inclusão, alteração, exclusão,
consulta e impressão.
As tabelas
são as seguintes:
·
Unidade de saúde
(código da unidade, descrição da unidade).
·
Especialidade (código e
descrição).
·
Unidade de saúde /
Especialidade (unidade de saúde e especialidade).
·
Funcionário (login,
nome e senha).
·
Tipo de doença (código,
nome, descrição, manifestação e duração).
·
Sintoma (código e
descrição).
·
Tipo de doença /
Sintoma (tipo de doença e sintoma).
Prioridade: |
þ |
Essencial |
¨ |
Importante |
¨ |
Desejável |
Entradas
e pré condições:
·
Funcionário logado no
sistema.
Saídas e
pós condições:
·
Dados atualizados nas
tabelas
1.
O funcionário escolhe a
opção para cadastrar (inserir/atualizar) uma das tabelas.
2.
O funcionário informa
os dados.
3. O sistema registra a informação.
Este caso de
uso tem como propósito realizar a atualização do andamento de uma queixa.
Prioridade: |
þ |
Essencial |
¨ |
Importante |
¨ |
Desejável |
Entradas
e pré condições:
·
A queixa deve estar
cadastrada e com a situação ABERTA.
·
Funcionário logado no
sistema.
Saídas e
pós condições:
·
Queixa atualizada no
sistema e com a sua situação FECHADA.
Fluxo de eventos
principal
1.
O funcionário ativa
opção para atualizar queixa
2.
O sistema solicita o
número da queixa
3.
O funcionário da o
parecer da queixa
4.
O sistema atualiza o
parecer da queixa e a informação do funcionário que deu o parecer
O sistema deve ter uma
interface de fácil utilização, visto que o sistema pode ser utilizado por
qualquer pessoa que tem acesso a Internet.
O sistema deve ter um HELP
on-line para ser consultado por qualquer pessoa que acesse o sistema.
Prioridade: ¨ Essencial þ Importante ¨ Desejável
O sistema deve estar
disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Por não ser um sistema
crítico, o sistema poderá ficar fora do ar até que seja corrigida alguma falha que
possa ocorrer.
Prioridade: ¨ Essencial þ Importante ¨ Desejável
O sistema deve prover acesso
a 20 usuários simultaneamente.
O tempo de resposta não deve
ultrapassar 05 segundos por acesso.
Prioridade: þ Essencial ¨ Importante ¨ Desejável
O sistema deve utilizar
algum protocolo de segurança para envio de dados pela Internet.
Para ter acesso aos recursos
de registro das queixas, o usuário deve
estar habilitado pelo controle de acesso ao sistema.
Prioridade: ¨ Essencial þ Importante ¨ Desejável
O sistema deve ser
desenvolvido dentro dos padrões estabelecidos pela Emprel, responsável pela normas de padronização de
sistemas da Prefeitura da Cidade do Recife.
Prioridade: ¨ Essencial þ Importante ¨ Desejável
A seguir estão relacionados os
hardwares e softwares a serem utilizados para o funcionamento do sistema.
SOFTWARE
·
Uma
Licença de uso do Microsoft Windows para a estação de trabalho
HARDWARE
· Um microcomputador Pentium III , com 256 Megas de Memória, Placa de rede 3Com 10/100. Este equipamento será utilizado como estação de trabalho para a atendente.