Comercio Eletronico como area de pesquisa e novas oportunidades de negocios esta apenas comecando. Diversas tecnologias vem sendo estudadas e analisadas para desenvolver e possibilitar a realizacao de negocios na Internet e principalmente na WEB. Entretanto a falta de numeros precisos que indiquem o tamanho da rede e o seu potencial economico impede muitas empresas de adotarem essa nova tecnologia.
Devido a esta falta de informacoes muitas empresas optam por investimentos mais convencionais e de facil retorno.
Portanto e importante investir em pequisas que respondam perguntas como:
1. Quantas pessoas estao utilizando a rede.
2. Quem esta utilizando.
3. Por que esta utilizando.
Note que muito mais importante do que descobrir quantos usuarios estao na rede e' descobrir quem e porque estao ali. Desta forma e possivel montar um perfil dos usuarios, gerando informacoes sobre o seu potencial de consumo e das suas necessidades. Com estas informacoes estaremos abrindo um campo bem definido e viavel para a criacao de novos mercados.
O objetivo deste trabalho e desenvolver uma ferramenta para pesquisar automaticamnete informacoes sobre os usuarios da rede e, a partir dai, montar um banco de dados com estas informacoes que atenda aos requisitos comentados acima.