Uma Ferramenta para Pesquisa sobre Usuários da Internet


Comercio Eletronico como area de pesquisa e novas oportunidades de negocios esta apenas comecando. Diversas tecnologias vem sendo estudadas e analisadas para desenvolver e possibilitar a realizacao de negocios na Internet e principalmente na WEB. Entretanto a falta de numeros precisos que indiquem o tamanho da rede e o seu potencial economico impede muitas empresas de adotarem essa nova tecnologia. Devido a esta falta de informacoes muitas empresas optam por investimentos mais convencionais e de facil retorno.

Portanto e importante investir em pequisas que respondam perguntas como:

1. Quantas pessoas estao utilizando a rede.
2. Quem esta utilizando.
3. Por que esta utilizando.

Note que muito mais importante do que descobrir quantos usuarios estao na rede e' descobrir quem e porque estao ali. Desta forma e possivel montar um perfil dos usuarios, gerando informacoes sobre o seu potencial de consumo e das suas necessidades. Com estas informacoes estaremos abrindo um campo bem definido e viavel para a criacao de novos mercados.

O objetivo deste trabalho e desenvolver uma ferramenta para pesquisar automaticamnete informacoes sobre os usuarios da rede e, a partir dai, montar um banco de dados com estas informacoes que atenda aos requisitos comentados acima.

  • Maiores detalhes: Plano de Dissertação de Mestrado

  • Autor: Alessandro M. Lima (aml@di.ufpe.br)

  • Orientador: Fabio Queda (fabio@di.ufpe.br)


  • Back