10.1 Planejamento das Comunicações | 10.2 Distribuição das Informações | 10.3 Relato de Desempenho | 10.4 Encerramento Administrativo |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
O planejamento das comunicações envolve determinar as informações e comunicações
necessárias para os interessados: quem necessita de qual informação, quando
necessitarão dela e como isso será fornecido para eles, e por quem. Embora todos os projetos
compartilhem a necessidade de comunicar informações, as necessidades das
informações e os métodos de distribuição variam amplamente. Identificar as
necessidades de informação dos interessados e determinar uma forma para atender a
essas necessidades, é fator importante para o sucesso do projeto.
10.1.1 Entradas para o Planejamento das Comunicações .1 Requisitos de comunicações. Os requerimentos de comunicações são a soma dos requerimentos de informações dos interessados do projeto. Os requerimentos são definidos através da combinação do tipo e do formato da informação requerida com uma análise do valor dessa informação. Os recursos do projeto devem ser gastos apenas para comunicar informações que contribuam para o sucesso ou onde uma falta de comunicação possa conduzir a uma falha. As informações tipicamente requeridas para determinar os requisitos de comunicação do projeto incluem:
.2 Tecnologia de comunicações. As tecnologias ou métodos utilizados para transferir informações entre as partes envolvidas do projeto, podem variar significativamente: de breves conversas para encontros extensos, de simples documentos escritos para cronogramas ou bancos de dados acessíveis on-line. Os fatores tecnológicos da comunicação que podem afetar o projeto incluem:
.3 Restições. As restrições são fatores que limitarão as opções da equipe de gerência do
projeto. Por exemplo, no caso de contratação de recursos importantes, serão necessárias
maiores cuidados para se lidar com as informações do contrato. .4 Premissas. Veja Seção 4.1.1.5. 10.1.2 Técnicas e Ferramentas para o Planejamento das Comunicações .1 Análises das partes interessadas (Stakeholders). As necessidades de informação dos vários interessados devem ser analisadas para desenvolver uma visão metodológica e lógica dessas necessidades de informação e das fontes para satisfazê-las. (Interessados do projeto são discutidos em mais detalhes na Seção 2.2. As análises devem considerar métodos e tecnologias adequados ao projeto que fornecerão as informações necessárias. Devem ser tomados cuidados para não desperdiçar recursos com informações desnecessárias ou tecnologias não apropriadas. 10.1.3 Saídas do Planejamento das Comunicações .1 Plano de gerência de comunicações. Um plano de gerência de comunicações é um documento que fornece:
O plano de gerência de comunicações pode ser formal ou informal, muito detalhado ou bastante amplo, dependendo das necessidades do projeto. É um componente do plano geral do projeto (descrito na Seção 4.1).
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