5.1 Iniciação | 5.2 Planejamento do Escopo | 5.3 Detalhamento do Escopo | 5.4 Verificação do Escopo | 5.5 Controle de Mudanças de Escopo |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
A iniciação é o processo de autorização formal que um novo projeto ou da próxima fase de
um projeto existente que deve continuar (veja
Seção 2.1 para discussões mais detalhadas sobre fases de um projeto). A iniciação formal
liga o projeto com o trabalho em execução na organização. Em algumas organizações um projeto é
formalmente iniciado somente depois da conclusão da avaliação das necessidades, de um estudo de
viabilidade, de um
plano preliminar ou de qualquer outra forma equivalente de análise que foi iniciada
separadamente. Alguns tipos de projetos, especialmente projetos de serviços internos e
projetos para o desenvolvimento de novos produtos, são iniciados informalmente e
alguma quantidade limitada de trabalho é feita para assegurar as aprovações necessárias
para a iniciação formal. Os projetos são, tipicamente, autorizados como resultado de
uma ou mais das seguintes situações:
Esses estímulos podem ser, também, chamados de problemas, oportunidades ou
exigências do negócio. O tema central de todos esses termos é que a gerência deve,
geralmente, tomar a decisão sobre como responder.
5.1.1 Entradas para a Iniciação
.1 Descrição do produto. A descrição do produto documenta as características do produto
ou serviço que o projeto está incumbido de criar. A descrição do produto deverá ter,
geralmente, menos detalhes nas fases iniciais e mais detalhes nas fases finais, conforme
as características do produto são progressivamente elaboradas. .2 Plano estratégico. Todos os projetos devem ser apoio para os objetivos estratégicos das organizações – o plano estratégico da organização deve ser considerado como um fator na tomada de decisões do projeto. .3 Critérios de seleção do projeto. Os critérios de seleção do projeto são, tipicamente, definidos de acordo com o valor do produto do projeto e podem cobrir toda extensão de possíveis interesses das gerências (retorno financeiro, fatia de mercado, percepções públicas etc). .4 Informações históricas. As informações históricas, tanto dos resultados das tomadas de decisões de projetos anteriores quanto do desempenho de projetos anteriores, devem ser considerados enquanto essas estiverem disponíveis. Quando a iniciação envolve aprovação para a próxima fase do projeto, informações dos resultados das fases anteriores são, freqüentemente, críticas. 5.1.2 Técnicas e Ferramentas para a Iniciação .1 Métodos de seleção do projeto. Os métodos de seleção de projetos envolvem a medição do seu valor ou da sua atratividade para o dono do projeto. Eles incluem considerar o critério de decisão (critérios múltiplos, se usados, devem ser combinados numa única função de valor) e os meios para cálculo de valores sob incerteza. Estes dois componentes são conhecidos como modelo de decisão e método de cálculo. A seleção do projeto também se aplica para escolha dos meios alternativos para executar o projeto. As ferramentas de otimização podem ser usadas para pesquisar a combinação ótima das variáveis de decisão.Os métodos de seleção do projeto, geralmente, recaem em uma das duas categorias principais [2]:
Estes métodos são freqüentemente referenciados como modelos de decisão. Modelos de decisão incluem técnicas genéricas (Árvore de Decisão, Escolha Forçada e outras) assim como técnicas específicas (Processo de Análise Hierárquica, Análise de Estrutura Lógica e outras). Aplicar critérios complexos na seleção de projetos em um modelo sofisticado é freqüentemente tratada como uma fase separada do projeto. .2 Avaliação especializada. Uma avaliação especializada é, freqüentemente, requerida para avaliar as entradas desse processo. Tal habilidade pode ser provida por um grupo ou indivíduo com conhecimento especializado ou treinamento, e está disponível em várias fontes, por exemplo:
.1 Project charter. O project charter é um documento que reconhece formalmente a existência do projeto. Ele deve conter, seja diretamente ou através de referência a outros documentos:
O project charter deve ser emitido por um gerente externo ao projeto e em um nível
apropriado às necessidades do projeto. Ele fornece autoridade ao gerente do projeto para
usar recursos organizacionais nas atividades do projeto. .2 Gerente do projeto identificado e designado.. Em geral, o gerente do projeto deve ser identificado e designado o mais cedo possível. O gerente do projeto deve ser sempre designado antes do início da execução do plano do projeto (descrito na Seção 4.2) e preferencialmente muito antes que o planejamento do projeto seja feito ( os processos de planejamento do projeto estão descritos na Seção 3.3.2).
.3 Restrições. As restrições são fatores que limitarão as opções da equipe de gerência do
projeto. Por exemplo, um orçamento pré-definido é uma restrição que na maioria das
vezes limita as opções da equipe com relação a escopo, pessoal e prazos. .4 Premissas. Veja (Seção 4.1.1.5).
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