Descrição Principal | Em um projeto Scrum, o time acompanha seu progresso com um plano de libertação, atualizando um Release Burndown Chart ao final de cada Sprint. O eixo horizontal do Release Burndown Chart mostra os Sprints; o eixo vertical mostra a quantidade de trabalho restante no início de cada Sprint. O trabalho restante pode ser representado com qualquer unidade, da preferência do time - Story Points, Ideal Days, Team Days, etc.
Neste gráfico, o time iniciou um projeto que foi planejado com onze Sprints de duas semanas. Eles iniciaram com 200 Story Points de trabalho. O primeiro Sprint correu bem, e a partir do gráfico pode-se inferir que eles tinham cerca de 180 Story Points de trabalho remanescente após o primeiro Sprint. Durante o segundo Sprint, entretanto, o trabalho estimado restante realmente aumentou. Isso pode ter sido causado por atividades adicionadas ao projeto ou porque o time alterou algumas estimativas do trabalho restante. A partir dali o projeto prosseguiu bem. O progresso diminuiu durante o Sprint 7, mas depois foi rapidamente recuperado.
Esse tipo de Release Burndown Chart funciona muito bem em várias situações e em vários times. Entretanto, em projetos com muitas mudanças de requisitos, talvez seja interessante olhar um Release Burndown Chart Alternativo. |