Exemplo: Release Burndown Chart Alternativo
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição
Descrição Principal

O Release Burndown Chart típico do Scrum mostra um único valor - a mudança na quantidade de trabalho restante. Em alguns casos, sua simplicidade é maravilhosa. Entretanto, ela também pode mascarar o que pode estar acontecendo em um projeto. Por exemplo, suponha que um time esperasse avançar 40 (horas, pontos, o que for), mas o último Sprint Burndown Chart mostra apenas o progresso de 10. O time foi mais lento do que o esperado ou mais trabalho foi acrescentado à libertação? É importante saber a resposta a esta pergunta, porque nós não podemos realmente prever quando a liberação será feita sem ele. Com isto em mente, eu apresentei o seguinte tipo de Burndown Chart:

Neste Burndown Chart, a altura de cada barra representa a quantidade de trabalho restante na libertação. Eu prefiro estimar os itens do Product Backlog, em "Story Points", porque eles mostram uma liberação com 175 "Story Points" planejados para o Sprint 1. O time terminou 25 pontos no Sprint 1, restando 150 para o início do Sprint 2. Haviam 120 no início do Sprint 3. Portanto, o topo da barra é reduzido pela quantidade de trabalho que o time termina em um determinado Sprint. Antes do início do Sprint 4, o Product Owner acrescentou trabalho ao projeto. Este trabalho adicional é mostrado na parte inferior da barra do quarto Sprint. Você pode ver que a altura vertical do Sprint 4 vai aproximadamente de -40 a 95, ou 135 pontos de trabalho remanescentes. Quarenta desses 135 pontos são de trabalho novo.

Antes do início do Sprint 6, algum trabalho foi removido pelo Product Owner. Assim como um aumento no escopo, uma diminuição também fica na parte debaixo. Isto é verdade para o trabalho removido, tanto para o que foi inicialmente planejado como para o que foi adicionado durante o projeto.

Uma forma de prever quantos Sprints um projeto terá, é desenhar uma linha de tendência entre as barras e alargar a linha de base. Por exemplo:

Um problema com isto é que a previsão da data de término como acima não inclui a taxa de mudança do escopo do projeto. Você também pode prever o número de Sprints necessários, desenhando uma linha de tendência entre as mudanças que ocorrem na parte inferior das barras, conforme mostrado abaixo: