Atividade: Planejar o Projeto
Essa atividade desenvolve os componentes e gabinetes do Plano de Desenvolvimento de Software.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Descrição

Após o desenvolvimento dos componentes e gabinetes do Plano de Desenvolvimento de Software, todo o plano é formalmente revisto, para viabilidade e acessibilidade em envolvidos.   Torna-se a base para o plano minucioso da próxima iteração (o Plano de Iteração).

O esforço principal na criação desses artefatos ocorre no início na fase de iniciação.  O Coordenador de Projeto também combina todas as outras contribuições para o Plano de Desenvolvimento de Software e monta-as em Tarefa: Compilar Plano de Desenvolvimento de Software.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Essa atividade obviamente sobrecarregará a estimativa, planejamento e habilidades de gravação do Coordenador de Projeto. Além disso, o Coordenador de Projeto deve garantir a compra de envolvidos afetados durante a construção desses planos, portanto, as habilidades de apresentação e de comunicação também serão importantes. O Revisor de Gerenciamento precisará ter experiência na avaliação de projetos no domínio de negócios ou técnico relevante e deve conseguir fazer julgamentos sobre a validade de suposições feitas pelo Coordenador de Projeto. O Revisor de Gerenciamento também deve ter conhecimento suficiente do Rational Unified Process para julgar se o Caso de Desenvolvimento é exatamente representado no Plano de Desenvolvimento de Software.

Uso
Orientação de Uso

O principal esforço ocorre no início da fase de iniciação; depois disso, no começo de cada iteração, (consulte a Atividade: Aperfeiçoar o Plano de Desenvolvimento).

A estimativa deve ser baseada, de maneira ideal, na própria experiência da organização, que é então utilizada para calibrar um modelo de estimativa, como o COCOMO. (Consulte [BOE81] para obter uma descrição do modelo original ou acesse http://sunset.usc.edu/research/cocomosuite/index.html para obter o trabalho mais recente). Se o Coordenador de Projeto estiver iniciando a partir do rascunho, utilizando valores padrão para coeficientes do modelo, será importante utilizar outros métodos para validar as estimativas. O importante é conseguir que a equipe e outros envolvidos concordem que as estimativas sejam realistas e realizáveis. Entretanto, o Coordenador de Projeto deve levar em conta a experiência da equipe que fornece feedback sobre as estimativas. Uma equipe júnior pode simplesmente estimar números e então incluir margens muito grandes de erro; ou então, pode fazer uma estimativa ingenuamente baixa. O Coordenador de Projeto deve ser cauteloso ao lidar com as estimativas da equipe júnior e estar preparado para aconselhá-los, quando for necessário, e oferecer a assistência de uma pessoa mais experiente. Consulte a Tarefa: Planejar Fases e Iterações para obter informações adicionais sobre estimativas.

Todos os planos e seções incluídos no Plano de Desenvolvimento de Software devem ser avaliados pelos ensaios e revisões internos antes de ocorrer a Revisão do Planejamento do Projeto.