Tarefa: Compilar Plano de Desenvolvimento de Software
Esta tarefa descreve como coordenar o desenvolvimento de todos os planos associados e do conteúdo para publicação em um documento de Plano de Desenvolvimento de Software master.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

O coordenador de projeto compila o plano de desenvolvimento de software  coordenando o desenvolvimento de todo o conteúdo do SDP e publicando-o no SDP master.

O SDP, ou Plano de Desenvolvimento de Software  é um documento composto que contém todas as informações necessárias para controlar o projeto. As informações são incluídas diretamente no conteúdo do SDP ou por meio de referência a outras especificações ou a outros planos.

Etapas
Desenvolver o Conteúdo de Gerenciamento de Projetos SDP

Neste passo, o coordenador de projeto verifica se as seções de conteúdo do documento SDP foram concluídas com o nível de detalhes adequado para o momento atual do projeto. No início da Fase de Iniciação, as informações incluídas serão de alto nível e com uma granulação graúda. No fim da Fase de Elaboração, o conteúdo do SDP deverá ser bem detalhado. A maioria dessas informações é desenvolvida nos seguintes projetos de trabalho e tarefas:

  • Artefato: Caso de Negócios
  • Artefato: Visão
  • Tarefa: Definir a Organização e a Equipe do Projeto
  • Tarefa: Planejar Fases e Iterações
  • Tarefa: Definir Processos de Monitoração e Controle
Desenvolver Planos de Gerenciamento de Projetos Incluídos

A maioria dos projetos de médio e grande porte e diversos outros planos de gerenciamento de projeto são desenvolvidos para abranger assuntos, como métricas, requisitos, riscos, gerenciamento de problemas/mudanças, etc. Em projetos menores, esses planos podem ser gravados diretamente no SDP. Se esses planos forem criados separadamente, eles serão incluídos no SDP por referência.

Neste passo, o coordenador de projeto verifica se os planos associados foram preparados e se eles estão corretamente referenciados e incluídos no documento SDP. Geralmente, os planos incluídos são:

  • Artefato: Plano de Métricas
  • Artefato: Plano de Gerenciamento de Requisitos
  • Artefato: Plano de Gerenciamento de Riscos
  • Artefato: Plano de Aceitação do Produto
  • Artefato: Plano de Resolução de Problemas
Coordenar o Desenvolvimento de Planos de Suporte

O SDP também inclui diversos outros planos que descrevem padrões do projeto e como vários processos de suporte (por exemplo, o gerenciamento de configuração) são tratados. Esses planos são de responsabilidade de outras funções no Rational Unified Process (RUP). Neste passo, o coordenador de projeto coordena a programação para desenvolver esses planos de suporte com as funções responsáveis e integra os planos no SDP depois de concluídos.



Informações Adicionais