Função: Coordenador de Projeto
Essa função planeja, gerencia e aloca recursos, ajusta as prioridades, coordena interações com clientes e usuários e mantém a equipe do projeto concentrada. O Coordenador de Projetos também estabelece um conjunto de práticas que asseguram a integridade e a qualidade dos produtos de trabalho do projeto.
Conjuntos de Funções: Gerenciadores
Relacionamentos
Descrição Principal

Um Coordenador de Projetos aplica o conhecimento, as habilidades, as ferramentas e as técnicas de gerenciamento de projeto a uma ampla variedade de tarefas para atender aos requisitos e entregar um resultado final para um projeto específico.

Criação da Equipe
Habilidades

As habilidades a seguir são recomendadas para preencher a função de Coordenador de Projetos:

  • experiência no ciclo de vida de desenvolvimento do software, o domínio do aplicativo e plataforma
  • estimativa do escopo, planejamento, gerenciamento do tempo, planejamento, custo do projeto e gerenciamento do orçamento
  • planejamento de recursos, gerenciamento de recursos e aquisição
  • habilidades de análise de risco, de dependências e de análise de decisão
  • habilidades de apresentação, de comunicação e de negociação
  • experiência no Gerenciamento de Projeto
  • capacidades de liderança e de construção de equipe
  • resolução de conflitos, habilidades de resolução de problemas e a capacidade de tomar decisões confiáveis sob pressão
  • gerenciamento baseado em produtos entregues, com foco na agregação de valor ao cliente, na forma de software de execução que atenda (ou ultrapasse) as necessidades do cliente.
Abordagens da Designação

Para projetos menores, uma única pessoa pode agir como coordenador de projeto e também assumir uma função de desenvolvimento, como um arquiteto de software. No entanto, se for possível, geralmente é melhor para o coordenador de projeto evitar assumir responsabilidades de desenvolvimento para assegurar que a pressão do tempo sobre as responsabilidades de gerenciamento não prejudique as tarefas de desenvolvimento e vice-versa.

Geralmente, a função de coordenador de projeto pode ser combinada com êxito com outras funções do tipo de gerenciamento, como Gerenciador de Controle de Mudanças, Gerenciador de Implementação e Engenheiro de Processos.

O coordenador de projeto pode requerer suporte para tarefas, como a reunião de informações de status do projeto, geração de métricas e preparação de relatórios. Ao criar a equipe do projeto, pense em incluir equipe de suporte para ajudar com essas tarefas.

Informações Adicionais