Artefato: Ordem de Trabalho
Esse artefato é o meio pelo qual o Coordenador de Projeto comunica à equipe responsável o que deve ser feito e quando. A ordem passa a ser um contrato interno entre o Gerente de Projeto e aqueles que têm a responsabilidade de cumpri-lo.
Domínios: Gerenciamento de Projeto
Tipos de Produto de Trabalho: Dados do Projeto
Objetivo

O objetivo é colocar em prática o planejamento dentro das Iterações.

Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

A ordem de trabalho é um acordo negociável entre o Coordenador de Projeto e a equipe para executar determinada tarefa ou conjunto de tarefas, seguindo um cronograma definido e com certas restrições de produtos liberados, esforços e recursos.

As Ordens de Trabalho tornam-se contratos internos entre o Coordenador do Projeto e aqueles que têm a responsabilidade de concluí-las.
Breve Resumo

1. Identificação

Identifica o projeto e a ordem de trabalho com exclusividade.

2. Identificação de WBS (Estrutura de Divisão do Trabalho)

Identifica a atividade (no plano de projeto) associada a essa ordem de trabalho. O esforço despendido nessa ordem de trabalho será alocado para essa atividade para fins de controle.

3. Responsabilidade

Posições organizacionais responsáveis pelo cumprimento da ordem de trabalho.

4. Controle de Mudanças Associado

Referências às Solicitações de Mudança associadas a essa ordem de trabalho (as que serviram de estímulo para a ordem ou que foram solucionadas coincidentemente).

5. Planejamento

O cronograma abrange tanto as datas de início e término estimadas, como a data crítica para a conclusão do caminho.

6. Esforço e outros recursos

Relaciona-se às horas de trabalho da equipe (totais e extras) e ao orçamento de outros recursos, como, por exemplo, o tempo necessário para o ambiente de desenvolvimento e para o ambiente de teste.

7. Descrição do trabalho e saídas esperadas

Descreve o que deve ser feito e produzido - faz referência à descrição do Processo Unificado Rational das tarefas a serem realizadas e os produtos de trabalho a serem produzidos, ou o caso de desenvolvimento, o que for mais apropriado.

8. Indicação de acordo estabelecido entre o Coordenador de Projeto e a equipe responsável

A ordem de trabalho deve ser assinada e datada pelo responsável (geralmente o líder da equipe) e o Gerente de Projeto.

Adaptação
Opções de Representação

A ordem de trabalho é o mecanismo pelo qual o Gerente de Projeto comunica os planos aos membros do projeto. Em projetos pequenos, essa tarefa pode ser simples como discutir determinado plano em um quadro-branco e, em seguida, confirmar o que foi acordado por e-mail. Em projetos grandes e bem estruturados, talvez seja usada algum tipo de gerenciamento de atividades automatizado, no qual o Gerente de Projeto insere diretrizes formais que aparecem como listas de tarefas (pode ter algum protocolo como forma de acordo) para os membros da equipe.

Outra opção é utilizar um sistema automatizado para o gerenciamento de controle de mudanças, ampliado de forma que todo o trabalho executado em um projeto (não apenas os defeitos) seja descrito como controle de mudanças, e que as diretrizes para a realização do trabalho sejam implementadas como ações (por meio de e-mail ou de uma integração com um sistema automatizado para o gerenciamento de atividades), disparadas pelas mudanças de estado ocorridas no processo de gerenciamento de controle de mudanças. Consulte Mentor de Ferramentas: Estabelecendo um Processo de Controle de Mudanças Utilizando o Rational ClearQuest para obter exemplos de como configurar um processo automatizado de gerenciamento de mudanças que dispare ações externas.



Informações Adicionais