Tarefa: Resolver Exceções e Problemas |
| |
|
Esta tarefa descreve como iniciar as ações corretivas apropriadas para problemas e exceções que surgem no projeto. |
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto |
|
Relacionamentos
Funções | Executor Primário:
| Executores Adicionais:
|
Entradas | Obrigatório:
| Opcional:
|
Saídas |
|
Descrição Principal
Uma Avaliação de Status é criada na tarefa Relatar Status planejada regularmente. Cada Avaliação de Status identifica
problemas ou "coisas que saíram erradas". Os problemas podem ser de projeto (p. ex., desvios de planos,
pessoal), de produto (defeitos, ambigüidade de requisitos, deficiências de tecnologia) e riscos percebidos. A Avaliação
de Status também identifica as exceções que ocorrerem. É possível considerar exceções como problemas que
constituem barreiras ao progresso do projeto (p. ex., disponibilidade de equipamentos, disponibilidade dos
indivíduos-chave em responder a perguntas, dificuldade de tomar decisões). O Gerente de Projeto também possui uma Lista
de Problemas, que é mantida de forma mais ou menos contínua e, assim, costuma ser mais atual do que a Avaliação de
Status. Estas são as formas de registrar e rastrear os problemas que acionam essa tarefa.
O coordenador de projeto chama a tarefa Manipular Exceções e Problemas para solucionar problemas à medida que são
descobertos.
|
Etapas
Avaliar Exceções e Problemas
O primeiro passo é avaliar cada um dos problemas identificados na Avaliação de Status e na Lista de Problemas. A
maioria dos projetos executa uma "Reunião de Problemas" regularmente (muitas vezes semanal) com essa finalidade, com a
participação do coordenador de projeto, do arquiteto de software e dos chefes de equipe. Para cada problema, é
necessário identificar a causa e o impacto correspondente no projeto, bem como determinar quais são as opções para
resolvê-lo. Você também deverá determinar se a equipe do projeto tem autoridade para implementar as possíveis soluções.
|
Determinar Ações Corretivas Apropriadas
Para cada problema/exceção, selecione a abordagem desejada para a resolução correspondente e determine os passos
necessários para implementá-la. Se essa abordagem exigir uma mudança no Plano de Desenvolvimento de Software ou nos
requisitos ou design do produto, você precisará criar uma Solicitação de Mudança e implementar a mudança após o Plano
de Gerenciamento de Configuração do projeto. Se a abordagem não alterar um dos planos que servem como baseline, a
solução poderá ser implementada pelo gerente de projeto através da emissão de uma nova Ordem de Trabalho. Em qualquer
um desses casos, se a solução escolhida estiver além da autoridade da equipe do projeto, o problema deverá ser levado à
Autoridade para Revisão de Projetos de modo que seja resolvido. Por exemplo, se o Gerente de Projeto determinou que sem
a ação corretiva a iteração atual não atenderá à data de encerramento planejada, o curso recomendável da ação é
redefinir o escopo da iteração (porque as iterações têm tempo
determinado): se isso tiver impacto em algo que será liberado para o cliente no final da iteração, não deverá ser
feito unilateralmente pela equipe do projeto.
|
Emitir Controle de Mudanças e/ou Ordens de Trabalho
Após a definição da ação corretiva para cada problema ou exceção e das aprovações necessárias, o gerente de projeto
documenta o trabalho envolvido e efetua Solicitações de Mudança e/ou Ordens de Trabalho para iniciar o trabalho. O
gerente de projeto normalmente é capaz de retirar problemas da Lista de Problemas nesta etapa porque o fechamento será
rastreado de outra forma.
|
|
© Copyright IBM Corp. 1987, 2006. Todos os Direitos Reservados.
|
|