Tarefa: Avaliar Proposta de Projeto
Esta tarefa define como é feita a avaliação de uma proposta de projeto.
Disciplinas: Gerenciamento de Portfólio
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      O planejamento do portfólio inicia com a coleta de propostas de projeto. Uma proposta de projeto pode ser produzida por qualquer atribuição em qualquer das disciplinas, embora elas geralmente venham dos gerentes de produto ou da equipe de marketing. Uma proposta de projeto deve sempre vir acompanhada de um Caso de Negócio.

      As propostas recebidas são avaliadas pela gerência de portfólio periodicamente -- em geral, trimestralmente ou semestralmente. O gerente de portfólio deve analisar o impacto nos negócios de cada programa e projeto; isto irá ajudar a determinar a prioridade dentro do portfólio.

      Alguns métodos são utilizados para a análise do impacto:

      • Métodos financeiros como ROI (retorno sobre o investimento), ECV (valor comercial esperado) ou uma combinação destes e outros;
      • Métodos baseados em pontuação;
      • Diagramas de bolhas.