Artefato: Visão
Esse artefato define a visualização de envolvidos do produto a ser desenvolvida, especificada em termos de suas necessidades e recursos mais importantes. Ele contém uma descrição dos requisitos centrais pretendidos e, portanto, ela proporciona a base contratual para requisitos técnicos mais detalhados.
Domínios: Requisitos
Tipos de Produto de Trabalho: Especificação
Objetivo

Este artefato fornece uma base de alto nível, algumas vezes contratual, para os requisitos técnicos mais detalhados que são visíveis para os envolvidos. Ele captura a "essência" da solução imaginada na forma de requisitos de alto nível e de restrições de design que fornecem ao leitor uma visão geral do sistema a ser desenvolvido a partir de uma perspectiva de requisitos comportamentais. Fornece entrada para o processo de aprovação do projeto e, portanto, está intrinsecamente relacionado ao Produto de Trabalho: Caso de Negócios. Ele comunica os principais questionamentos "por que e o que" do projeto e funciona como um calibre com base no qual as decisões futuras deverão ser tomadas.

Outro nome utilizado para esse artefato é o Documento de Requisitos do Produto. 

Relacionamentos
Descrição
Descrição PrincipalO documento Visão fornece uma visão completa do sistema de software em desenvolvimento e serve de suporte ao contrato entre a autoridade financeira e a organização de desenvolvimento.  Todo projeto precisa de uma origem para capturar as expectativas entre os envolvidos.
Breve Resumo

O documento de visão é escrito a partir da perspectiva do cliente, focalizando os recursos essenciais do sistema e os níveis de qualidade aceitáveis. A Visão deve incluir uma descrição dos recursos que serão incluídos, bem como daqueles considerados, mas não incluídos. Ela também deve especificar capacidades operacionais (volumes, tempos de resposta, exatidões), perfis de usuários (quem utilizará o sistema) e interfaces interoperacionais com entidades externas ao limite do sistema, onde aplicável. É desejável se destacar uma lista de proposições de valor, conciliadas entre as principais partes interessadas, que definem o valor do produto que o projeto de desenvolvimento deve construir.

Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Adaptar este artefato, conforme for necessário, às necessidades do projeto. Geralmente, é um bom hábito manter este artefato sucinto para que possa ser liberado aos envolvidos o mais rápido possível e para facilitar sua revisão e compreensão. Para fazer isso, inclua apenas os pedidos e recursos mais importantes definidos pelos envolvidos e evite requisitos detalhados. Os detalhes poderão ser capturados em outros artefatos de requisitos ou em apêndices.

É importante expressar esse artefato em termos de seus Casos de Uso e principais cenários, à medida que eles são desenvolvidos, para que você possa verificar como esse artefato é realizado pelos casos de uso.

Decida se atributos de recursos (Atributos de Requisitos) são documentados na Visão ou no Plano de Gerenciamento de Requisitos. Decida quais informações devem ser incluídas na Visão e quais devem ser gerenciadas com o uso de ferramentas de gerenciamento de requisitos, como o Rational RequisitePro (consulte Mentor de Ferramenta: Desenvolvendo uma Visão com o Uso do Rational RequisitePro ).

Informações Adicionais
Listas de Verificação