Tarefa: Detalhar os Requisitos de Software
Esta tarefa descreve como detalhar os requisitos de software do sistema.

O Plano de Gerenciamento de Requisitos define o local e a organização dos requisitos e, portanto, afeta diretamente como e onde os requisitos são detalhados.

Disciplinas: Requisitos
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é  coletar, detalhar e organizar o conjunto (pacote) de produtos de trabalho que descrevem completamente os requisitos de software do sistema.

Relacionamentos
Descrição Principal
Detalhar os requisitos de software envolve detalhamento dos casos de uso e da especificação suplementar para os requisitos que devem ser entregues no release atual.  Para obter informações adicionais, consulte Detalhar um Caso de Uso e Desenvolver Especificações Suplementares.
Etapas
Detalhar os Requisitos de Software

Certifique-se de que todos os requisitos estão especificados no nível de detalhe necessário para que sejam distribuídos aos designers, testadores e escritores de documentação. Reveja as listas de verificação com os produtos de trabalho sendo produzidos

Se os requisitos forem rastreados ou formalmente gerenciados, verifique se cada um deles está claramente identificado e rotulado.

Gerar Relatórios de Suporte

Os requisitos são geralmente armazenados e gerenciados com uma ou mais ferramentas. Por exemplo, as ferramentas de:

  • modelagem gráfica de requisitos
  • rastreabilidade e gerenciamento de requisitos gerais
  • outra documentação textual e gráfica.

Este passo gera a documentação com base nessas ferramentas, a fim de que as informações possam ser facilmente revisadas. Se ferramentas especializadas não forem utilizadas para capturar os requisitos, este passo não poderá ser aplicado (todos os requisitos de software serão gravados diretamente na documentação).

Para informações sobre relatórios que suportam a produção de produtos de trabalho, consulte as páginas de conteúdo do produto de trabalho.

Empacotar os Requisitos para Revisão

Essa etapa é onde uma definição completa dos requisitos de software que devem ser enviados no ciclo de desenvolvimento atual é produzida, de forma que os requisitos possam ser efetivamente revistos.  Todos os produtos de trabalho dos requisitos são montados e qualquer informação adicional é fornecida.  

Em projetos menos formais, esta etapa consiste em empacotar os relatórios relevantes e a documentação gerada manualmente, com materiais de suporte suficientes.

Em projetos mais formais, uma ou mais SRS (Especificações de Requisitos de Software) podem ser produzidas que coletam e organizam todos os requisitos que envolvem o projeto. Por exemplo, uma SRS separada pode descrever todos os requisitos de software para cada recurso em uma determinada liberação do produto. Isso pode incluir os requisitos que são documentados em outros produtos de trabalho dos requisitos.  Em tais caos, o SRS pode se referir aos requisitos documentados nos outros produtos de trabalho.  Isso permite que você tenha uma SRS formal, sem a necessidade de duplicar as informações nos outros produtos de trabalho. Utilizando o gabarito Especificação de Requisitos de Software apropriado, monte as partes do pacote SRS e forneça as informações restantes para ter uma definição completa dos requisitos de software deste subsistema ou recurso.

Considerações de Teclas

O Protótipo de Interface com o Usuário pode ser uma origem excelente de requisitos detalhados que podem ter sido pedidos durante a retirada dos requisitos iniciais.  Se o usuário aceitar o protótipo, é importante documentar explicitamente qualquer requisito detalhado que precise implementar o protótipo.

Informações Adicionais