Tarefa: Captar um Vocabulário Comum
Essa tarefa descreve como definir o conjunto comum de termos que precisam ser utilizados consistentemente no projeto.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é definir um vocabulário comum que possa ser utilizado em todas as descrições textuais do sistema, especialmente os requisitos de software.

Relacionamentos
Etapas
Localizar os Termos Comuns

Na disciplina Requisitos, você deve definir um vocabulário comum que utilize os termos e as expressões mais freqüentes do domínio de problemas. Em seguida, você deve utilizar esse vocabulário consistentemente em todas as descrições textuais do sistema e de seus requisitos. Dessa forma, você mantém a consistência das descrições textuais e evita mal-entendidos entre os membros do projeto sobre o uso e o significado dos termos. Você deve documentar o vocabulário em um Glossário.

Para encontrar os termos comuns do domínio de problemas, considere os termos utilizados nos requisitos e o conhecimento geral da equipe de desenvolvimento sobre o sistema a ser criado. Concentre-se nos termos que descrevem os seguintes conceitos:

  • Os objetos de negócio que representam conceitos utilizados no trabalho diário da organização ou no ambiente operacional esperado do sistema. Em muitos casos, uma lista de conceitos desse tipo já existe.
  • Os objetos do mundo real que o sistema precisa identificar. Esses objetos ocorrem naturalmente e podem ser, por exemplo: carro, cachorro, garrafa, aeronave, passageiro, reserva ou fatura.
Exemplo:

Em um Sistema para Administração de Depósito, a comunicação inclui, entre outros, os itens contidos no depósito e os possíveis locais de armazenamento para esses itens.

  • Os eventos que o sistema precisa identificar. "Evento", nesse contexto, significa um ponto no tempo ou um incidente cronológico que o sistema precisa identificar, como uma reunião ou a ocorrência de um erro.
Exemplo:

Um evento natural de um Sistema para Administração de Depósito é a liberação de mercadorias no depósito. Para cada entrega, o sistema deve "memorizar" a data de entrega, quem recebeu as mercadorias, quais mercadorias foram entregues e a quantidade de itens de cada tipo.

Normalmente, cada termo descrito é um substantivo acompanhado de uma definição. Os termos devem estar no singular, "ordem" e "tarefa", não "ordens" e "tarefas". Todas as partes interessadas devem concordar com as definições dos termos.

Avaliar Seus Resultados

Nesse ponto, analise o glossário para verificar se o seu trabalho está indo na direção correta. Não há necessidade de revisá-lo detalhadamente. Referência: Lista de Verificação: Glossário.



Informações Adicionais