Artefato: Modelo de Casos de Uso de Negócios
O Modelo de Caso de Uso de Negócios é um modelo das metas de negócio e as funções pretendidas. É usado como base para identificar papéis e produtos liberados na organização.
Domínios: Modelagem de Negócios
Tipos de Produto de Trabalho: Modelo
Objetivo

O Modelo de Caso de Uso de Negócios descreve a direção e a intenção do negócio. A direção é fornecida na forma de metas de negócio, que são derivadas da estratégia de negócio, enquanto a intenção é expressa como o valor agregado e os meios de interação com os envolvidos e clientes do negócio.

O Modelo de Caso de Uso do Negócio é utilizado pelos investidores, os analistas de processo de negócios e os designers de negócios para entender e aprimorar o modo em que o negócio interage com o seu ambiente e pelos analistas de sistemas e arquitetos de software para fornecer o contexto para o desenvolvimento de software. O coordenador de projeto utiliza o Modelo de Caso de Uso de Negócios para planejar o conteúdo das iterações durante a modelagem do negócio e o progresso do rastreamento.

Relacionamentos
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Representação de UML: Modelo, estereotipado como <<modelo de caso de uso de negócio>>.

O Modelo de Caso de Uso de negócio pode ter as seguintes propriedades:

  • Introdução: Uma descrição textual que serve como uma breve introdução ao modelo.
  • Descrição do Relatório Sintético: Uma descrição textual que contém informações não refletidas pelo restante do Modelo de Caso de Uso de Negócios, incluindo seqüências típicas em que os casos de uso de negócios são empregados pelos usuários e a funcionalidade não é manipulada pelo Modelo de Caso de Uso de Negócios.
  • Pacotes de Casos de Uso de Negócios: Os pacotes do modelo, representando uma hierarquia.
  • Metas de Negócio: As metas de negócio no modelo, pertencentes aos pacotes.
  • Casos de Uso Negócios: Os casos de uso de negócios no modelo, pertencentes aos pacotes.
  • Agentes comerciais: Os agentes comerciais no modelo, pertencentes aos pacotes.
  • Relacionamentos: Os relacionamentos no modelo, pertencentes aos pacotes.
  • Diagramas: Os diagramas no modelo, pertencentes aos pacotes.

Se a finalidade do esforço da modelagem de negócio for a reengenharia da organização de destino, você deve considerar manter duas variantes do Modelo de Caso de Uso de Negócios: uma que mostre os agentes comerciais e os casos de uso de negócios da organização atual (às vezes chamada "como está") e uma que mostre a organização de destino com os novos agentes comerciais e casos de uso de negócios ("como estará").  

Se você estiver pensando em reprojetar o modo como a organização de destino funciona (reengenharia de negócio), essa separação será necessária, caso contrário, a reprojeção será desenvolvida sem que você tenha conhecimento  de quais são as mudanças propostas na realidade e não conseguirá estimar os efeitos ou os custos dessas mudanças. É uma situação semelhante à de um arquiteto encarregado de elaborar planos para transformar uma residência de um pavimento em outra de três pavimentos, sem ter uma planta atualizada para trabalhar.

O custo de manter dois Modelos de Caso de Uso de Negócios não é insignificante e você deve considerar cuidadosamente quanto esforço você colocará no modelo atual. Normalmente, você não faria mais do que identificar e descrever brevemente os casos de uso de negócios* e os agentes comerciais. Você também deve resumir brevemente os casos de uso de negócios essenciais para o esforço, possivelmente ilustrando-os com um diagrama de atividades simples. O nível de detalhamento escolhido deve fornecer um entendimento compartilhado da organização de destino.

Você não precisaria dessa separação nas seguintes situações:

  • não há uma "nova" organização (a meta é documentar uma organização existente)
  • não há nenhuma organização existente* (criação de negócio)

Consulte também Diretriz: Avaliação da Organização de Destino

*Nota: Ao modelar uma organização existente para criar um modelo como está, você precisa fazer um pouco mais do que criar as descrições breves dos casos de uso de negócios, agentes comerciais e eventos de negócio essencias e associá-los às metas de negócio existentes porque você pode mover-se mais diretamente para capturar os processos de negócios atuais reais que realizam esses casos de uso de negócios. Os casos de uso de negócios atuais servem como âncoras para explicar a finalidade dos processos de negócios atuais. Quando a finalidade é a criação de negócio, os novos casos de uso de negócios são especificações para alcançar as metas de negócio, para um negócio que ainda não exista. Conseqüentemente, eles precisarão de muito mais detalhes.


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