Quando a sua primeira descrição dos agentes estiver completa, o passo seguinte é procurar os casos de uso do sistema.
Os primeiros casos de uso são muito preliminares; certamente, você precisará alterá-los algumas vezes até
estabilizá-los. Se a visão ou os requisitos do sistema forem deficientes ou se a análise do sistema for vaga, a
funcionalidade dele será confusa. Dessa forma, pergunte sempre a si mesmo se localizou os casos de uso corretos. Além
disso, você deverá estar preparado para adicionar, remover, reunir e dividir os casos de uso antes de chegar a uma
versão final. Após descrevê-los com detalhes, você os compreenderá melhor.
A melhor forma de identificar casos de uso é considerar o que cada agente exige do sistema. Lembre-se de que o sistema
existe apenas para seus usuários; portanto, deve se basear nas necessidades deles. Você reconhecerá muitas das
necessidades dos agentes através dos requisitos funcionais especificados no sistema. Para cada agente, humano ou não,
faça a si mesmo estas perguntas:
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Segundo o agente, quais são as principais tarefas a serem executadas pelo sistema?
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O agente criará, armazenará, alterará, removerá ou lerá dados no sistema?
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O agente precisa informar o sistema sobre mudanças externas repentinas?
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O agente precisa estar informado sobre certas ocorrências no sistema?
-
O agente inicializará ou desligará o sistema?
As respostas a essas perguntas representam os fluxos de eventos que identificam sugestões de casos de uso. Nem todas
constituem casos de uso distintos; algumas podem ser modeladas como variantes do mesmo caso de uso. Nem sempre é fácil
saber o que é uma variante e o que é um caso de uso separado e distinto. No entanto, isso ficará mais fácil quando você
descrever os fluxos de eventos com detalhes.
Com exceção dos requisitos, um modelo empresarial da sua organização (também chamado de modelo de negócios) é uma fonte
de entrada valiosa para determinar casos de uso. O modelo empresarial descreve como o sistema de informações pode ser
incorporado às operações existentes e, assim, fornece uma visão razoável das adjacências do sistema. Você também
localizará conceitos que precisam ser definidos no modelo corporativo porque ele contém os "objetos de negócios" da
corporação. Se você tiver seguido o workflow Modelagem de Negócios , você terá um modelo de caso de
uso de negócios e um modelo de análise de negócios a ser utilizado como entrada.
Um sistema pode ter diversos modelos de casos de uso. A melhor forma de localizar o modelo "mais eficiente" é
desenvolver dois ou três modelos, escolher um deles e, então, desenvolvê-lo mais adiante. O desenvolvimento de diversos
modelos alternativos também ajuda a compreender melhor o sistema.
Após descrever o seu primeiro modelo de casos de uso, você deverá verificar se ele abrange todos os requisitos
funcionais. Examine os requisitos cuidadosamente para assegurar que todos os casos de uso satisfaçam a todos os
requisitos.
Para obter informações adicionais sobre a definição de caso de uso e a forma de localizá-lo, consulte Diretriz: Modelo de Caso de Uso e Diretriz: Caso de
Uso.
Nomear e Descrever Resumidamente os Casos de Uso Encontrados
Cada caso de uso deve ter um nome que indique o que é alcançado pelas suas interações com os agentes. Talvez o nome
precise ter várias palavras para ser entendido. Dois casos de uso não podem ter o mesmo nome. Consulte também a seção
Nome em Diretriz: Caso de Uso.
Para definir cada caso de uso, descreva-o resumidamente. À medida que você escreve a descrição, consulte o glossário e,
se necessário, defina novos conceitos. Consulte também a seção Descrição Resumida em Diretriz: Caso de
Uso.
Descrever o Fluxo de Eventos
Neste ponto, prepare também um primeiro rascunho do fluxo de eventos do caso de uso. Descreva o fluxo de eventos de
cada caso de uso como breves instantes de desempenho, mas não entre em detalhes. A pessoa que, posteriormente,
especificar o caso de uso - mesmo que seja você - precisará dessa descrição passo a passo. Comece com a descrição do
fluxo de eventos básico e, depois de chegar a um acordo sobre ele, adicione fluxos alternativos.
Exemplo:
A descrição passo a passo inicial do fluxo de eventos do caso de uso Reciclar Itens no Sistema de Máquina de Reciclagem
pode ser assim:
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O cliente pressiona o botão "Iniciar".
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O cliente insere itens de depósito.
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O sistema verifica o tipo dos itens de depósito inseridos.
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O sistema aumenta o total do dia dos tipos de itens recebidos.
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O cliente pressiona o botão "Recebimento".
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O sistema imprime o recibo.
Reunir Requisitos Adicionais
Alguns dos requisitos do sistema não podem ser alocados para casos de uso específicos; colete-os nas Especificações
Suplementares (consulte Produto de Trabalho: Especificações Suplementares).
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