Artefato: Modelo de Análise de Negócios
O Modelo de Análise de Negócio descreve a realização dos casos de uso de negócios iterando os sistemas de negócio, os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio. Ele Serve como uma abstração de como os sistemas de negócio, os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio precisam estar relacionados e como precisam colaborar para executar os casos de uso de negócios. Também define os serviços de negócio externos que são chamados pelos agentes comerciais no desempenho dos casos de uso de negócios.
Domínios: Modelagem de Negócios
Tipos de Produto de Trabalho: Modelo
Objetivo

A finalidade do Modelo de Análise de Negócio é descrever como os casos de uso de negócios são executados. O Modelo de Caso de Uso de Negócios descreve o que acontece entre os agentes comerciais e os negócios e não faz suposições sobre a estrutura do negócio ou sobre como os casos de uso de negócios são realizados. Por outro lado, o Modelo de Análise de Negócio define os serviços oferecidos pelo negócio (a ser chamado pelos agentes comerciais no desempenho dos casos de uso de negócios), define os trabalhadores de negócio internos e as informações que eles utilizam (as entidades de negócio), descreve sua organização estrutural em unidades independentes (sistemas de negócio) e define como eles interagem para perceber o comportamento descrito nos casos de uso de negócios.

O Modelo de Análise de Negócio descreve a estrutura e a interação internas sem necessariamente prescrever as opções de design para trabalhadores de negócio e entidades de negócio em termos de ligações de função (para trabalhadores humanos ou sistemas automatizados). Esse é o objetivo do Modelo de Design de Negócio, no qual o Modelo de Análise de Negócio é desenvolvido, conforme a automação e a recriação de opções são exploradas.

O Modelo de Análise de Negócio é utilizado pelos envolvidos e analistas de processo de negócios para entender como o negócio funciona atualmente (na forma como está) e para analisar o efeito das mudanças no negócio (na forma como estará). O analista de processo de negócios é responsável pela estrutura e a integridade do modelo, enquanto os designers de negócios são responsáveis pelo detalhamento dos elementos do modelo. O modelo também é utilizado pelos analistas de sistemas para derivar os requisitos do sistema com base em como os sistemas automatizados - ou seja, trabalhadores de negócio automatizados (normalmente intensivo em software)  - serão utilizados como parte dos processos de negócios. Os arquitetos de software utilizam o modelo para definir uma arquitetura de software que seja mais parecida com a organização e para identificar classes na análise de software e nos modelos de design.

Relacionamentos
Ilustrações
Adaptação
Impacto de não ter

O modelo de análise de negócio descreve como o negócio funciona internamente para executar funções do negócio, portanto, o modelo será essencial ao considerar alterações nos processos de negócios ou na organização (estrutura, funções e responsabilidades) - você não poderá deduzir tais alterações sem esse modelo.

Motivos Para Não Precisar

Se o objetivo do esforço de modelagem de negócio for simplesmente especificar o comportamento necessário (através dos Casos de Uso de Negócios) ou formular uma Visão de Negócios, então, o Modelo de Análise de Negócio não será necessário.

Quando a intenção é aprimorar algum aspecto do desempenho de negócio e, talvez, alterar a estrutura do negócio ou o processo de negócios, por exemplo, através da introdução de automação, então, é provável que o Modelo de Análise de Negócio evolua para um Modelo de Design de Negócio, com opções feitas sobre as ligações de função (humano, software, sistema) a Trabalhadores de Negócio.

A opção de manter dois modelos - um Modelo de Análise de Negócio e um Modelo de Design de Negócio - depende de uma série de considerações: se o Modelo de Análise de Negócio for retido, para que seja útil ele deverá ser mantido ao longo do Modelo de Design de Negócio - e isso é caro. Se o negócio for estável, então, o Modelo de Análise de Negócio será útil porque permite que decisões de tecnologia, que não afetam a estrutura de negócio mais abstrata, sejam revisitadas mais facilmente. Se houver uma alta produção em série organizacional ou funcional - haverá menos valor, porque a essência do negócio é alterada e você precisa de qualquer forma de um novo Modelo de Análise de Negócio.

Opções de Representação

Representação de UML:  Modelo, estereotipado como <<análise de negócio>>.

O modelo de análise de negócio pode ter as seguintes propriedades:

  • Introdução: Uma descrição textual que serve como uma breve introdução ao modelo.
  • Sistemas de Negócio: Componentes no modelo, representando uma hierarquia*.
  • Trabalhadores de Negócio: As classes do Trabalhador de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Entidades de Negócio:As classes da Entidade de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Eventos de Negócio:As classes do Evento de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Regras de Negócios: As Regras de Negócios capturadas no modelo. Essas não são as Regras de Negócios que são capturadas na forma de documento em um artefato separado.
  • Relacionamentos: Os relacionamentos no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Realizações de Casos de Uso de Negócios: As Realizações de Casos de Uso de Negócios no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Colaboração do Contexto de Negócio: A realização externa das interações entre o negócio e os agentes comerciais, mostrando os serviços fornecidos pelo Sistema de Negócio de nível superior (ou seja, o negócio em si), as interfaces para esses serviços, as conexões aos agentes comerciais e a entrada e saída das Entidades de Negócio.
  • Diagramas: Os diagramas no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.

*Observe que o negócio em si é o componente de nível superior (Sistema de Negócio) e poderá encapsular diretamente trabalhadores de negócio, entidades de negócio, etc.

O Modelo de Análise de Negócios é uma maneira de expressar os processo de negócios em termos de responsabilidades, produtos liberados e comportamento colaborativo. Quando um novo sistema de software deve ser desenvolvido ou implementado, a criação de um Modelo de Análise de Negócios é obrigatória para avaliar o impacto do sistema no modo em que o negócio funciona. As mudanças organizacionais resultantes da implementação do novo software são freqüentemente supervisionadas e excluídas do Caso de Uso de Negócios, resultando em um sistema de software de trabalho que não pode ser utilizado.

A falha na produção de um Modelo de Análise de Negócios significa que você corre o risco de que os desenvolvedores de software dêem apenas atenção superficial ao modo em que o negócio é feito. Eles farão o que sabem fazer melhor, que é projetar e criar um software na ausência do conhecimento do processo de negócios.  O resultado pode ser que os sistemas de software que serão construídos não suportem as necessidades do negócio.  

Identificamos  quatro variantes principais para a adaptação do Modelo de Análise de Negócio: 

Consulte também Diretriz: Avaliação da Organização de Destino

Modelagem de Domínio

Você pode escolher desenvolver um Modelo de Análise de Negócio "incompleto", enfatizando a explicação sobre as "coisas" e os produtos importantes para o domínio de negócios. Esse modelo não inclui as responsabilidades que as pessoas carregarão; descreve somente o conteúdo das informações da organização. Freqüentemente isso é referido como um Modelo de Domínio. Nesse caso, o modelo seria estereotipado como o <<modelo de domínio>> em vez de <<análise de negócio>>. Um modelo de domínio é muito útil para fornecer uma base comum com a qual os conceitos podem ser esclarecidos e definidos. Para obter informações adicionais, consulte o Conceito: Design de Domínio.

Modelos Como Está e Como Estará

Se a finalidade do esforço de modelagem do negócio é fazer uma (re)engenharia de negócios , você deve considerar a construção de duas variantes do Modelo de Análise de Negócio: uma que mostra a situação atual e uma que mostra os novos processos previstos (situação de destino). 

A versão atual do Modelo de Análise de Negócios é simplesmente um inventário das Realizações de Caso de Uso de Negócios. Os elementos do Modelo de Análise de Negócios não são descritos em detalhes. Normalmente, breves descrições são suficientes. As Realizações de Caso de Uso de Negócios podem ser documentadas com diagramas de atividade simples. em que as raias correspondem aos elementos do Modelo de Análise de Negócios. A versão de destino do Modelo de Análise de Negócio requer a maior parte do trabalho. Os processos e as estruturas atuais precisam ser reconsiderados e alinhados com a estratégia e as metas de negócio.

Modelo Como Estará

Quando você está modelando um negócio para criação de negócio (uma nova linha de negócio ou organização, por exemplo), não há nenhuma estrutura de negócio existente a partir da qual irá criar um modelo como está. Você deve procurar arquiteturas e processos de negócios de referência para ajudá-lo na criação do modelo de destino.

Excluir o Modelo de Análise de Negócio

Se a análise de negócios for bem entendida por todos os investidores e a equipe do projeto, os benefícios do desenvolvimento de um Modelo de Análise de Negócios serão significantemente diminuídos. Quando isso ocorrer, o Modelo de Análise de Negócios poderá ser omitido completamente. No entanto, normalmente é uma boa idéia desenvolver pelo menos um Modelo de Análise de Negócio mínimo para aprimorar o entendimento do modo que o negócio funciona entre os envolvidos.

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