Representação de UML: Modelo, estereotipado como <<análise de negócio>>.
O modelo de análise de negócio pode ter as seguintes propriedades:
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Introdução: Uma descrição textual que serve como uma breve introdução ao modelo.
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Sistemas de Negócio: Componentes no modelo, representando uma hierarquia*.
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Trabalhadores de Negócio: As classes do Trabalhador de Negócio no modelo, pertencentes aos
Sistemas de Negócio.
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Entidades de Negócio:As classes da Entidade de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de
Negócio.
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Eventos de Negócio:As classes do Evento de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de
Negócio.
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Regras de Negócios: As Regras de Negócios capturadas no modelo. Essas não são as Regras de
Negócios que são capturadas na forma de documento em um artefato separado.
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Relacionamentos: Os relacionamentos no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
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Realizações de Casos de Uso de Negócios: As Realizações de Casos de Uso de Negócios no modelo,
pertencentes aos Sistemas de Negócio.
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Colaboração do Contexto de Negócio: A realização externa das interações entre o negócio e os
agentes comerciais, mostrando os serviços fornecidos pelo Sistema de Negócio de nível superior (ou seja, o
negócio em si), as interfaces para esses serviços, as conexões aos agentes comerciais e a entrada e saída das
Entidades de Negócio.
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Diagramas: Os diagramas no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
*Observe que o negócio em si é o componente de nível superior (Sistema de Negócio) e poderá encapsular diretamente
trabalhadores de negócio, entidades de negócio, etc.
O Modelo de Análise de Negócios é uma maneira de expressar os processo de negócios em termos de responsabilidades,
produtos liberados e comportamento colaborativo. Quando um novo sistema de software deve ser desenvolvido ou
implementado, a criação de um Modelo de Análise de Negócios é obrigatória para avaliar o impacto do sistema no modo em
que o negócio funciona. As mudanças organizacionais resultantes da implementação do novo software são freqüentemente
supervisionadas e excluídas do Caso de Uso de Negócios, resultando em um sistema de software de trabalho que não pode
ser utilizado.
A falha na produção de um Modelo de Análise de Negócios significa que você corre o risco de que os desenvolvedores de
software dêem apenas atenção superficial ao modo em que o negócio é feito. Eles farão o que sabem fazer melhor, que é
projetar e criar um software na ausência do conhecimento do processo de negócios. O resultado pode ser que os
sistemas de software que serão construídos não suportem as necessidades do negócio.
Identificamos quatro variantes principais para a adaptação do Modelo de Análise de Negócio:
Consulte também Diretriz: Avaliação da Organização de Destino.
Você pode escolher desenvolver um Modelo de Análise de Negócio "incompleto", enfatizando a explicação sobre as "coisas"
e os produtos importantes para o domínio de negócios. Esse modelo não inclui as responsabilidades que as pessoas
carregarão; descreve somente o conteúdo das informações da organização. Freqüentemente isso é referido como um Modelo de Domínio. Nesse caso, o modelo seria estereotipado como o <<modelo de
domínio>> em vez de <<análise de negócio>>. Um modelo de domínio é muito útil para fornecer uma base
comum com a qual os conceitos podem ser esclarecidos e definidos. Para obter informações adicionais, consulte o Conceito: Design de Domínio.
Se a finalidade do esforço de modelagem do negócio é fazer uma (re)engenharia de negócios , você deve considerar a construção de duas variantes do
Modelo de Análise de Negócio: uma que mostra a situação atual e uma que mostra os novos processos previstos (situação
de destino).
A versão atual do Modelo de Análise de Negócios é simplesmente um inventário das Realizações de Caso de Uso de
Negócios. Os elementos do Modelo de Análise de Negócios não são descritos em detalhes. Normalmente, breves descrições
são suficientes. As Realizações de Caso de Uso de Negócios podem ser documentadas com diagramas de atividade simples.
em que as raias correspondem aos elementos do Modelo de Análise de Negócios. A versão de destino do Modelo de
Análise de Negócio requer a maior parte do trabalho. Os processos e as estruturas atuais precisam ser reconsiderados e
alinhados com a estratégia e as metas de negócio.
Quando você está modelando um negócio para criação de
negócio (uma nova linha de negócio ou organização, por exemplo), não há nenhuma estrutura de negócio existente a
partir da qual irá criar um modelo como está. Você deve procurar arquiteturas e processos de negócios de referência
para ajudá-lo na criação do modelo de destino.
Se a análise de negócios for bem entendida por todos os investidores e a equipe do projeto, os benefícios do
desenvolvimento de um Modelo de Análise de Negócios serão significantemente diminuídos. Quando isso ocorrer, o Modelo
de Análise de Negócios poderá ser omitido completamente. No entanto, normalmente é uma boa idéia desenvolver pelo menos
um Modelo de Análise de Negócio mínimo para aprimorar o entendimento do modo que o negócio funciona entre os
envolvidos.
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