Função: Analista do Processo de Negócios
Essa função lidera e coordena o levantamento de requisitos de negócios, esboçando e delimitando a organização que está sendo modelada.
Conjuntos de Funções: Analistas
Relacionamentos
Descrição Principal

Quando uma abordagem de caso de uso é obtida, o analista do processo de negócios lidera e coordena a modelagem de caso de uso de negócios, esboçando e delimitando a organização que está sendo modelada, por exemplo, estabelecendo quais são os agentes comerciais e casos de uso de negócios existentes e como eles interagem.

Criação da Equipe
Habilidades

Uma pessoa que atua como analista do processo de negócios deve ser um bom facilitador e ter excelentes habilidades de comunicação. Ter conhecimento do domínio de negócios é essencial para aqueles que agem nesta função, no entanto, não é necessário para as outras funções.

Um analista do processo de negócios deve estar preparado para:

  • avaliar a situação da organização de destino na qual o produto final do projeto será implementado
  • entender os requisitos do cliente e do usuário, suas estratégias e suas metas 
  • executar uma análise de custo/benefício de todas as mudanças sugeridas na organização de destino 
  • discutir e oferecer suporte àqueles que comercializam e vendem o produto final do projeto 
Abordagens da Designação

A seguir, algumas abordagens para designação dessa função:

  • Designe as funções de Analista do Processo de Negócios e de Arquiteto de Negócio (e, às vezes, Designer de Negócio)  para a mesma pessoa. Essas funções interagem constantemente, portanto, é possível que seja mais eficiente que a mesma pessoa seja responsável por elas.
  • Designe as funções de Analista do Processo de Negócios e de Analista do Sistema para a mesma pessoa - útil quando o contexto de negócios precisa ser entendido, mas a organização não tem as habilidades existentes do Analista do Processo de Negócios. Existem várias habilidades comuns entre essas funções. Um problema é que essa pessoa pode achar difícil separar as necessidades de negócios das soluções possíveis, uma vez que o Analista de Sistemas trabalha com requisitos para sistemas automatizados.
  • Designe as funções de Analista do Processo de Negócios e de Analista de Teste para a mesma pessoa - útil onde os clientes estiverem envolvidos ativamente na definição e na avaliação contínua do projeto. É possível misturar essas funções com alguma equipe tecnicamente mais qualificada designada exclusivamente às funções de Analista do Processo de Negócios e de Analista de Teste.
Informações Adicionais