Artefato: Caso de Uso de Negócios
Um Caso de Uso de Negócios (classe) define um conjunto de instâncias de caso de uso de negócios em que cada instância é uma seqüência de ações que um negócio executa que gera um resultado de valor observável para um agente comercial específico ou que mostra como o negócio responde a um evento de negócio, para produzir um benefício de negócio.
Tipos de Produto de Trabalho: Elemento de Modelo
Objetivo

Um Caso de Uso de Negócios descreve um processo de negócios a partir de um ponto de vista externo, com valor incluído. Os Casos de Uso de Negócios são processo de negócios que cruzam os limites da organização, possivelmente incluindo parceiros e fornecedores para fornecer valor para um investidor do negócio. Um Caso de Uso de Negócios é uma especificação orientada a processo do comportamento de negócio em resposta ao seguinte:

  • interação entre negócios e agentes comerciais
  • eventos de negócio significativos

Um Caso de Uso de Negócios é uma consideração de um padrão de uso de um negócio e o efeito que esse uso tem sobre o ambiente (especialmente no(s) Agente(s) Comercial(ais)) e no próprio negócio - o uso poderá alterar a forma como o negócio responde a eventos ou interações futuras. O que o negócio fornece direta e explicitamente a seu ambiente são serviços (o negócio a partir dessa perspectiva é simplesmente o Sistema de Negócio de nível superior e deve, portanto, encapsular seus recursos e fornecer serviços bem definidos para seu ambiente - consulte Diretriz: Sistema de Negócio) e a interação entre o Agente Comercial e o negócio, conforme descrito no Caso de Uso de Negócios, ocorrerá através da chamada de um ou mais desses serviços. Consulte Diretriz: Caso de Uso de Negócios.

Os Casos de Uso de Negócios são úteis para qualquer pessoa que deseja saber qual o valor que o negócio fornece e como interage com o seu ambiente. Os investidores, analistas de processo de negócios e designers de negócios utilizam os Casos de Uso de Negócios para descrever processos de negócios e entender o efeito das mudanças propostas (por exemplo, uma mesclagem da primeira implementação CM) no modo em que o negócio funciona. Os Casos de Uso de Negócios também são utilizados pelos analistas de sistemas e arquitetos de software para entender o modo em que um sistema de software se ajusta à organização. Os gerenciadores de testes utilizam os Casos de Uso de Negócios para fornecer contexto para os cenários de teste em desenvolvimento para os sistemas de software. Os coordenadores de projetos utilizam os Casos de Uso de Negócios para planejar o conteúdo das iterações de modelagem de negócios e rastreamento do andamento.

Relacionamentos
Descrição
Breve Resumo

Um gabarito é fornecido para uma Especificação de Caso de Uso de Negócios que contém as propriedades textuais do Caso de Uso de Negócios.  Esse documento é utilizado com uma ferramenta de gerenciamento de requisitos, como o Rational RequisitePro, para a especificar e marcar os requisitos dentro das propriedades do Caso de Uso de Negócios.  

Os diagramas do Caso de Uso de Negócios podem ser desenvolvidos em uma ferramenta de modelagem visual, como o Rational Rose.   Um relatório de Caso de Uso de Negócios (com todas as propriedades) pode ser gerado com o Rational SoDA.

Para obter informações adicionais, consulte os mentores de ferramenta: Gerenciando Casos de Uso com o Rational Rose e o Rational RequisitePro e Criando um Relatório de Caso de Uso utilizando o Rational SoDA.  

Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Representação de UML: Caso de uso, estereotipado como <<caso de uso de negócios>> 

Um caso de uso negócios pode ter as seguintes propriedades:

  • Nome: O nome do Caso de Uso de Negócios.
  • Descrição Breve: Uma breve descrição da função e da finalidade do Caso de Uso de Negócios.
  • Metas de Desempenho: Uma especificação das métricas relevantes para o Caso de Uso de Negócios e uma definição das metas de utilização dessas métricas.
  • Fluxo de Trabalho: Uma descrição textual do fluxo de trabalho que o Caso de Uso de Negócios representa. O fluxo deve descrever o que o negócio faz para oferecer vantagens a um agente comercial, não como o negócio soluciona seus problemas. A descrição deve ser compreensível para qualquer pessoa dentro do negócio.
  • Categoria: Se o Caso de Uso de Negócios pertencer à categoria "central", "suporte" ou "gerenciamento". 
  • Riscos: Uma especificação dos riscos de executar ou implementar o Caso de Uso de Negócios. O risco é definido em termos da potencial diferença entre o valor incluído conforme o esperado versus o valor incluído conforme fornecido.
  • Possibilidades: Uma descrição do potencial de aprimoramento estimado do Caso de Uso de Negócios. 
  • Proprietário do Processo: Uma definição do proprietário do processo de negócios, ou seja, a pessoa que gerencia e planeja as mudanças. 
  • Requisitos Especiais: As características e quantificadores do Caso de Uso de Negócios que não são cobertos pelo fluxo de trabalho conforme foi descrito.
  • Pontos de Extensão: Uma lista de locais dentro do fluxo de eventos do Caso de Uso de Negócios no qual os comportamentos adicionais podem ser inseridos utilizando o relacionamento de extensão.
  • Metas de Negócio Suportadas: As dependências estereotipadas indicando as Metas de Negócio suportadas pelo Caso de Uso de Negócios.
  • Relacionamentos: Os relacionamentos, como as associações de comunicação, relacionamentos de inclusão e de extensão, em que o Caso de Uso de Negócios participa.
  • Diagramas de Atividades: Esses diagramas mostram a estrutura do fluxo de trabalho.
  • Diagramas de Casos de Uso>: Esses diagramas mostram os relacionamentos envolvendo o Caso de Uso de Negócios.
  • Ilustrações do Fluxo de Trabalho: Resultados ou esboços manuscritos das sessões de storyboard.

Se você executar a modelagem de negócio apenas para criar um gráfico de uma organização de destino existente, sem a intenção de alterá-lo, poderá excluir as seguintes seções do esboço da Especificação de Casos de Uso de Negócios:

  • Metas de Desempenho
  • Riscos
  • Possibilidades
  • Proprietário do Processo
Informações Adicionais