Mentor de Ferramentas: Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro
Este mentor de ferramentas descreve como gerenciar casos de uso no Rational Rose® utilizando atributos e documentos integrados de caso de uso no Rational RequisitePro&.
Ferramenta: Rational Suite AnalystStudio
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Os implementadores, os profissionais de teste e os gerentes de projeto gerenciam casos de uso à medida que são desenvolvidos e aperfeiçoados durante as fases de iniciação, elaboração, construção e transição de um projeto. O gerenciamento eficaz de casos de uso requer uma documentação integrada para registrar o status atual do caso de uso e fornecer descrições detalhadas sobre ele.

O Gerenciamento Integrado de Casos de Uso do Rational permite gerenciar casos de uso utilizando atributos, como Prioridade, Risco, Status e Iteração, associando casos de uso do Rose a documentos, pacotes e requisitos do RequisitePro. É possível navegar facilmente de modelos de caso de uso do Rose para documentos, pacotes e requisitos de caso de uso do RequisitePro. O gerenciamento de casos de uso no RequisitePro inclui informações profundas e relacionais dos casos de uso do Rose, fornecendo suporte para o seguinte:

  • definições textuais de casos de uso em documentos do Microsoft® Word
  • descrições detalhadas de fluxos de eventos, requisitos especiais, condições prévias e condições posteriores
  • relacionamentos hierárquicos (pai-filho) entre os nomes de caso de uso e as ações no fluxo de eventos do caso de uso
  • rastreabilidade para e de outros casos de uso e recursos de design associados, e planos de teste

Embora muitos desenvolvedores possam preferir inicialmente desenvolver casos de uso no Rose, a maioria dos analistas prefere começar desenvolvendo requisitos de caso de uso no RequisitePro. O Gerenciamento Integrado de Casos de Uso permite começar em qualquer ferramenta e, em seguida, criar casos de uso associados ou requisitos de caso de uso em outra ferramenta. Ambas as abordagens oferecem gerenciamento integrado de casos de uso com muitas seleções de menu fáceis.

Etapas da Ferramenta

Este documento contém as seguintes etapas:

  1. Associar Produtos de Trabalho do Rose e do RequisitePro
  1. Gerenciar Atributos e Documentos do Caso de Uso
  2. Associar Requisitos aos Casos de Uso do Rose do RequisitePro

1. Associar Produtos de Trabalho do Rose e do RequisitePro

Para utilizar os benefícios do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso, você deve primeiramente associar o modelo ou pacote do Rose a um projeto do RequisitePro. Essa associação de modelo ou de pacote estabelece os tipos de documento e de requisito disponíveis para a descrição e gerenciamento de casos de uso. Você pode, então, associar casos de uso a documentos ou requisitos novos ou existentes do caso de uso do RequisitePro. Essa associação de requisito oferece os atributos específicos para gerenciamento do desenvolvimento do caso de uso.

Associar um Modelo ou um Pacote a um Projeto do RequisitePro

  1. Abra o modelo do Rational Rose.
  2. Execute um dos procedimentos a seguir:
  • Para associar um modelo a um projeto, clique em Ferramentas > Rational RequisitePro > Associar Modelo ao Projeto. A caixa de diálogo Associar Modelo ao Projeto será exibida.
  • Para associar um pacote a um projeto, clique com o botão direito do mouse no pacote e em Rational RequisitePro > Associar Pacote ao Projeto. A caixa de diálogo Associar Pacote ao Projeto será exibida.
  1. No campo Arquivo do Projeto, clique no botão Procurar. Navegue para e selecione o arquivo de projeto do RequisitePro (com uma extensão .RQS ). Geralmente, está localizado em um subdiretório do projeto no diretório Program FilesRationalRequisiteProProjects . Isso pode variar ao acessar projetos baseados em rede ou diretórios de projeto local personalizados.
  2. Clique em Abrir. O nome e o caminho completo do arquivo .RQS do RequisitePro aparece no campo Arquivo do Projeto. Os tipos de documento e de requisito disponíveis são listados nos seus respectivos campos.
  3. No campo Tipo de Documento Padrão, clique na seta para baixo e selecione um tipo de documento na lista.
    Esse tipo de documento, como "Especificação do Caso de Uso", determina o gabarito para o documento do Word e um tipo de requisito padrão para todos os requisitos desse documento.
  4. No campo Tipo de Requisito Padrão, clique na seta para baixo e selecione um tipo de requisito na lista. Esse tipo de requisito controla a escolha de atributos, como Prioridade, Status e Iteração, que serão utilizados ao gerenciar casos de uso.
  5. Se você estiver utilizando um mapa de caminho virtual para o modelo do Rose, selecione um Mapa de Caminho do Rose.
  6. Clique em OK para salvar a associação e fechar a caixa de diálogo.

ícone de manual de ajuda Consulte o tópico Associando um Modelo a um Projeto na Ajuda on-line do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso.

Associar Casos de Uso a Requisitos do RequisitePro

Associe um caso de uso do Rose a um requisito do RequisitePro para usufruir completamente do gerenciamento de casos de uso, utilizando atributos de requisito. Note que o texto do requisito, não o nome do requisito, pode ser utilizado para criar essa associação.

Associar um Caso de Uso a um Requisito Existente
  1. Na árvore do navegador de modelos do Rose ou no diagrama de casos de uso, clique com o botão direito do mouse em um caso de uso.
  2. Selecione Propriedades do Requisito > Associar no menu pop-up. A caixa de diálogo Associar um Requisito será exibida.
  3. No campo Requisitos de tipo, selecione um tipo de requisito, como UC, para gerenciamento dos atributos de caso de uso.
  4. Selecione um requisito na lista exibida e clique em OK.
    • Se o requisito tiver um nome, mas não um texto, a caixa de diálogo Resolver Nome do Caso de Uso aparecerá, permitindo designar o texto do requisito, o nome do caso de uso ou sua própria entrada para o texto do requisito e o nome do caso de uso.
    • Se o requisito existente contiver texto, o texto será atualizado para o nome do caso de uso do Rose.
    Uma caixa de diálogo do requisito aparecerá, com a guia Atributos exibida.
  5. Faça alterações nas propriedades do requisito.
Associar um Caso de Uso a um Novo Requisito
  1. Na árvore do navegador de modelos do Rose ou no diagrama de casos de uso, clique com o botão direito do mouse em um caso de uso.
  2. Selecione Propriedades do Requisito > Novo no menu pop-up. Um novo requisito será criado no projeto do RequisitePro. O texto do requisito contém o nome do caso de uso do Rose. Uma caixa de diálogo do requisito aparecerá, com a guia Atributos exibida.
  3. Faça alterações nas propriedades do requisito.
  4. Selecione a guia Geral e faça alterações nas propriedades gerais de requisitos. Certifique-se de selecionar o pacote apropriado para o novo requisito.

ícone de manual de ajuda Consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso:

  • Associando um Caso de Uso a um Novo Requisito
  • Associando um Caso de Uso a um Requisito Existente

Associar Casos de Uso a Documentos do RequisitePro

Associar um Caso de Uso a um Documento Existente
  1. Na árvore do navegador de modelos do Rose ou no diagrama de casos de uso, clique com o botão direito do mouse em um caso de uso.
  2. Selecione Documento do Caso de Uso > Associar caso de uso. A caixa de diálogo Associar Documento ao Caso de Uso será exibida.
  3. No campo Documentos de tipo, selecione um tipo de documento para a lista a seguir.
  4. Selecione um documento na lista exibida e clique em OK.
Associar um Caso de Uso a um Novo Documento
  1. Na árvore do navegador de modelos do Rose ou no diagrama de casos de uso, clique com o botão direito do mouse em um caso de uso.
  2. Para criar um novo documento, selecione Documento do Caso de Uso > Novo no menu pop-up. O RequisitePro abre um novo documento do tipo especificado na associação de modelo ou pacote do Rose ao projeto do RequisitePro. O nome do novo documento e o nome do arquivo correspondem ao nome do caso de uso do Rose.
  3. Utilize o comando RequisitePro > Documento > Salvar no Word para salvar o documento.

ícone de manual de ajuda Consulte Associando um Caso de Uso a um Requisito Existente na Ajuda on-line do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso.

2. Gerenciar Atributos e Documentos do Caso de Uso

Os atributos do caso de uso são gerenciados em um requisito associado do RequisitePro. Por padrão, a guia Atributos é exibida quando a caixa de diálogo Requisito é aberta. Você pode utilizar as guias Geral e Revisão para verificar informações do requisito. Além disso, pode utilizar a guia Rastreabilidade para incluir rastreabilidade em e de outros requisitos no RequisitePro. Para obter mais informações sobre rastreabilidade, consulte a Ajuda on-line do RequisitePro.

Para configurar os valores dos atributos do caso de uso, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito do mouse em um caso de uso do Rose associado a um requisito ou documento.
  2. Selecione Propriedades de Requisitos > Abrir no menu pop-up. A caixa de diálogo o requisito será exibida.
  3. Na guia Atributos, selecione ou digite um valor para cada campo de atributo.
  4. Clique em OK para salvar as configurações e fechar a caixa de diálogo.

Para abrir o documento de requisitos do RequisitePro associado a um caso de uso:

  1. Na árvore do navegador ou no diagrama de casos de uso, clique com o botão direito do mouse em um caso de uso que tenha uma associação a um documento do RequisitePro.
  2. Selecione Documento do Caso de Uso > Abrir no menu pop-up.

ícone de manual de ajuda Consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso:

  • Designando Valores de Atributo a um Caso de Uso
  • Abrindo o Documento Associado

3. Associar Requisitos aos Casos de Uso do Rose do RequisitePro Para o início da página

Para utilizar os requisitos de caso de uso do RequisitePro em um modelo do Rose, faça o seguinte:

  • Em um documento do RequisitePro, coloque o cursor no texto do requisito. Clique em RequisitePro> Requisito > Associar ao Caso de Uso do Rose.
  • Em uma visualização do RequisitePro ou no Explorer, selecione o requisito desejado. Clique em Requisito > Associar ao Caso de Uso do Rose.
  • A caixa de diálogo Associação do Caso de Uso do Rose será exibida.

Link para o Modelo do Rose

  1. Se o campo Arquivo de Modelo do Rose já estiver preenchido com o caminho correto para o arquivo de modelo que você deseja utilizar, salte para a etapa 3. Caso contrário, digite um caminho completo e um nome de arquivo de modelo do Rose no campo indicado, ou clique em Procurar para localizar o arquivo de modelo.
  2. Clique em Aplicar para abrir o arquivo de modelo do Rose. Os casos de uso do modelo que não estiverem associados a um requisito ou um documento aparecem na lista Selecionar Item(s) do Rose.
  3. Prossiga para associar o requisito a um caso de uso novo ou existente, seguindo o procedimento apropriado a seguir.

Associe um Requisito a um Caso de Uso Existente

  1. Para utilizar um caso de uso existente na caixa de diálogo Associação do Caso de Uso do Rose, navegue para o caso de uso nos pacotes exibidos do Rose, e clique em Associar. Se o texto do requisito e o nome do caso de uso forem iguais, aparecerá uma mensagem confirmando a associação. Clique em OK para retornar para a caixa de dialogo Associação de Caso de Uso do Requisito. O procedimento será concluído.
  2. Se a entrada Nome do Caso de Uso for diferente do texto do requisito, aparecerá a caixa de diálogo Resolver Nome do Caso de Uso. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Selecione Texto do Requisito para aplicar o texto do requisito do RequisitePro ao nome do caso de uso do Rose.
    • Selecione Nome do Caso de Uso para aplicar o nome do caso de uso do Rose ao texto do requisito do RequisitePro.
    • Selecione Outro e digite uma nova entrada que será aplicada ao texto do requisito do RequisitePro e ao nome do caso de uso do Rose.
  3. Aparecerá uma mensagem confirmando a associação. Clique em OK para retornar para a caixa de dialogo Associação de Caso de Uso do Requisito. O procedimento será concluído.

Crie um novo caso de uso de um requisito existente

  1. Para criar um caso de uso na caixa de diálogo Associação de Caso de Uso do Rose, selecione o pacote apropriado do Rose e clique em Criar. A caixa de diálogo Criar um Novo Caso de Uso será exibida. A caixa Nome do Caso de Uso exibirá o texto do requisito selecionado, por padrão. Para alterar o nome do novo caso de uso, digite uma entrada.
  2. Selecione um pacote em que o novo caso de uso será localizado. Se já tiver selecionado um pacote no painel do Explorer, esse pacote aparecerá como a seleção padrão.
  3. Clique em OK. Aparecerá uma mensagem confirmando a associação. Clique em OK para retornar para a caixa de dialogo Associação de Caso de Uso do Requisito. O procedimento será concluído.

ícone de manual de ajuda Consulte o tópico Criando Casos de Uso de Requisitos na Ajuda on-line do Gerenciamento Integrado de Casos de Uso.