Tarefa: Gerenciar Dependências
Esta tarefa descreve como utilizar as dependências entre os requisitos para gerenciar o escopo do projeto e os alterações de requisitos propriamente ditas.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é utilizar os atributos e a rastreabilidade dos requisitos do projeto para auxiliar no gerenciamento do escopo do projeto e gerenciar os requisitos variáveis.

Relacionamentos
Etapas
Designar Atributos

O Plano de Gerenciamento de Requisitos define os Atributos de Requisitos a serem rastreados para cada tipo de requisito (consulte Conceito: Tipos de Requisitos).  Os atributos mais importantes são Benefício (das perspectivas dos investidores), o Esforço para implementação, o Risco para o esforço de desenvolvimento, a Estabilidade (probabilidade de permanecer inalterado) e o Impacto na Arquitetura (é significativo do ponto de vista da arquitetura) de cada requisito.

O Benefício e a Estabilidade são definidos pelo Analista de Sistemas, com o parecer dos investidores.  O Esforço e o Risco são definidos pelo Coordenador do Projeto, com o parecer do Arquiteto de Software.  o Impacto de Arquitetura é definido pelo Arquiteto de Software.

Os requisitos instáveis com alto risco, esforço ou benefício devem ser sinalizados para uma análise mais detalhada.  Os requisitos de poucos benefícios com alto esforço, risco ou instabilidade devem ser sinalizados para possível remoção.

Este é um exemplo de um conjunto de recursos da ferramenta RequisitePro, como mostra o documento Visão, junto com os Atributos de Requisitos para cada recurso.  Benefício refere-se à opinião do cliente e Esforço é a entrada dos desenvolvedores.

Recursos  Benefício  Esforço  Risco  Arquitetura
Impacto 
Estabilidade 
RECURSO1: Salve e restaure critérios de classificação e filtragem  Média Alta  Baixa  Baixa  Baixa  Alta 
RECURSO2: Capacidade de salvar um documento do RequisitePro como um documento do Microsoft® Word®.  Média Alta  Baixa  Baixa  Baixa  Alta 
RECURSO3: Capacidade de ver requisitos excluídos em uma janela de visualização.  Média  Média Alta  Média  Baixa  Média 
RECURSO4: Suporte para Atributos de Tipo de Dados de Moeda.  Média  Média  Média Baixa  Baixa  Média 
RECURSO5: Suportar o tipo de documento "Todos" (fornece uma maneira fácil de definir atributos comuns entre os vários tipos de documentos).  Média Alta  Média  Média  Baixa  Média Alta 
RECURSO6: Capacidade de selecionar o requisito em uma visualização e o recurso GoTo no documento do Word.  Média Alta  Média  Média  Baixa  Média Alta 
RECURSO7: Exibir o atributo de um requisito no texto do documento do requisito.  Média  Média  Média  Baixa  Média Alta 
RECURSO8: Novo assistente de Projeto  Média Alta  Alta  Média Alta  Alta  Média 
RECURSO9: Criação rápida de um requisito (evitar o diálogo de requisito na criação).  Média Alta  Média Baixa  Média Baixa  Baixa  Alta 
RECURSO10: Salvamento Automático de um projeto (archive do projeto).  Média  Média Baixa  Média  Baixa  Média 
RECURSO11: Alterar um ou mais atributos de um conjunto selecionado de requisitos.  Média  Média Alta  Média  Baixa  Média 
RECURSO12: Capacidade de clonar a estrutura de um projeto para permitir aos usuários criar novos projetos facilmente a partir de projetos antigos.  Alta  Média  Média  Baixa  Baixa 
RECURSO13: Melhorias de desempenho na identificação de requisitos de impressão.  Média Baixa  Média Alta  Média  Baixa  Média Alta 
RECURSO14: Porta do Microsoft® Windows95®.  Alta  Média  Alta  Alta  Alta 

Digamos que, com base no seu conhecimento sobre recursos, você determinou que apenas 2/3 desses recursos podem ser incluídos em uma primeira iteração. Você precisa estabilizar a arquitetura; por isso, os recursos 8 e 14 deverão ser implementados logo. No entanto, como a estabilidade do recurso 8 é apenas Média, você precisa trabalhar com os investidores para reduzir essa classificação para Baixa assim que possível.

O benefício do recurso 13 é apenas Médio Baixo, mas o esforço é Médio Alto. Então, ele poderá ser sinalizado para remoção.

Você também sabe que é essencial cumprir os prazos de liberação; assim, convém evitar recursos com alto esforço, especialmente se estiverem associados à instabilidade. Dessa forma, você poderá optar por excluir os recursos 3, 11 e 12.

Estabelecer e Verificar a Rastreabilidade

O Plano de Gerenciamento de Requisitos define como os tipos de requisitos são rastreados para outros produtos de trabalho. O Analista do Sistema deve estabelecer a Rastreabilidade necessário e utilizar periodicamente os relatórios de rastreabilidade para garantir que a rastreabilidade seja mantida de acordo com o Plano de Gerenciamento de Requisitos.

Gerenciar Requisitos Variáveis

As mudanças de requisitos são gerenciadas de acordo com o Plano de Gerenciamento de Requisitos.  Algumas diretrizes adicionais são:

Reavaliar Atributos e Rastreabilidade de Requisitos

Mesmo que um requisito não tenha sido alterado, os Atributos de Requisitos e a Rastreabilidade associada a um requisito podem ser alterado.  O Analista do Sistema é responsável por fazer a manutenção contínua dessas informações.

Gerenciar Mudanças de Forma Hierárquica

Uma mudança em um requisito pode ter um efeito "em cadeia" que afeta outros requisitos relacionados, o design ou outros produtos de trabalho.  Para gerenciar esse efeito, você deve alterar os requisitos a partir do nível mais baixo. Revise o impacto sobre a Visão e, em seguida, os outros produtos de trabalho de requisitos e o material de produção.  Certifique-se de gerenciar o impacto da mudança de requisitos sobre o esforço de teste.  Relatórios de rastreabilidade são úteis para determinar os elementos potencialmente afetados.



Informações Adicionais