Visão Geral
O RequisitePro permite criar e manter uma organização clara de Requisitos. É
possível agrupar os requisitos de acordo com os atributos definidos pelo usuário, como função, prioridade, risco e
custo. É possível também estabelecer relacionamentos hierárquicos que representam requisitos em grupos pai-filho
lógicos. Finalmente, é possível criar um relacionamento de rastreabilidade entre dois requisitos que estabelece a
dependência de um requisito com outro.
Etapas da Ferramenta
Os seguintes conceitos e procedimentos de gerenciamento de requisitos são apresentados com mais detalhes.
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Organizar Requisitos
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Criar Hierarquias de Requisitos
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Criar Rastreabilidade de Requisito
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Consultar Requisitos
A organização funcional pode ser expressa em tipos de requisito. Um tipo de
requisito é simplesmente uma classe de requisitos que permitem que as equipes organizem um grande número de
requisitos em grupos significativos e mais gerenciáveis. Estabelecer diferentes tipos de requisitos em um projeto ajuda
os membros da equipe a classificarem os requisitos e comunicá-los com mais clareza.
Geralmente, um tipo de requisito pode ser decomposto em outros tipos. Por exemplo, regras de negócios e instruções de
visão incluem requisitos de nível alto dos quais as equipes derivam as necessidades do usuário, recursos e os tipos de
requisito do produto. Os casos de uso determinam os requisitos de design que podem ser utilizados para definir
requisitos de software. Os requisitos de teste são derivados dos requisitos de software e são divididos em
procedimentos de teste específicos. (Se sua instalação incluir o Rational TestManager®, recomendamos que você utilize
essa ferramenta para gerenciar produtos de trabalho de teste.)
Quando houver centenas, milhares ou mesmo dezenas de milhares de requisitos em um determinado projeto, a classificação
de requisitos em tipos torna o projeto mais gerenciável. Utilizando o RequisitePro, é possível criar requisitos de um
determinado tipo em um documento de requisitos ou diretamente no banco de dados do projeto. Cada tipo de requisito tem
atributos específicos que são exclusivos a esse tipo.
Para criar tipos de
requisito:
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Clique em Arquivo > Abrir Projeto, selecione o projeto e, em seguida, a caixa de opções Exclusivo.
(O projeto deve ser aberto no modo exclusivo para a criação de novos tipos de requisito.) Clique em OK.
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No Explorer, selecione o projeto e clique em Arquivo > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do
Projeto será exibida.
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Clique na guia Tipos de Requisito e em Incluir. Digite as informações do tipo de requisito (nome,
descrição, prefixo da tag, cor e estilo do formato do requisito).
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Clique em OK.
Para criar Requisitos em um documento:
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No documento, selecione o texto para definir o requisito.
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Execute um dos procedimentos a seguir:
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Clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Requisito.
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Clique em RequisitePro > Requisito > Novo.
A caixa de diálogo Propriedades do Requisito será exibida.
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Clique nas guias e digite as informações apropriadas para definir o requisito. Clique em OK.
Para criar requisitos em uma Matriz de Atributos:
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No Explorer, selecione o pacote em que você deseja colocar a visualização. Em seguida, clique em Arquivo >
Novo > Visualizar. A caixa de diálogo Visualizar Propriedades será exibida.
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Digite um nome e uma descrição para a visualização. O tipo da visualização é Matriz de Atributos. Selecione o tipo
de requisito para a Matriz de Atributos na lista. Clique em OK. A Matriz de Atributos aparecerá.
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Clique duas vezes no campo marcado como <Clique aqui para criar um requisito> ou clique no campo e em
Requisito > Novo. As caixas Nome e Texto aparecerão.
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Digite um nome e o texto para o novo requisito.
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Pressione a tecla Tab para se mover pela matriz. Inclua valores de atributo, conforme necessário.
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Clique em qualquer lugar na visualização para salvar o requisito.
É possível também abrir um requisito existe em uma matriz de atributos, selecionando o requisito e clicando em
Requisito > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do Requisito será exibida. Na guia Geral, é
possível modificar o texto do requisito. Clique na guia Atributos e selecione os valores apropriados para os
atributos.
Para Obter Mais Informações
Consulte os tópicos a
seguir na Ajuda on-line do RequisitePro:
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Criando e Modificando Tipos de Requisito (Índice: tipos de requisito > criando)
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Criando Requisitos em um Documento (Índice: requisitos > criando)
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Criando Requisitos em uma Matriz de Atributos (Índice: requisitos > criando)
É possível gerenciar dependências nos relacionamentos hierárquicos. Os relacionamentos hierárquicos são
relacionamentos entre pai e filho que refletem um agrupamento lógico entre requisitos. Essas associações fornecem
ferramentas úteis para a organização de requisitos.
Utilize relacionamentos hierárquicos para subdividir um requisito geral em requisitos mais explícitos. Os requisitos
pai são requisitos de nível superior e mais gerais; os requisitos filho são requisitos de nível inferior, mais
específicos. Cada requisito filho pode ter apenas um pai, mas um requisito pode ter um pai e um filho.
Nota: Os relacionamentos de requisitos hierárquicos não devem ser confundidos com os relacionamentos de
rastreabilidade. Geralmente, um relacionamento de rastreabilidade é estabelecido entre tipos diferentes de requisitos,
como requisitos de software e de teste, enquanto que os relacionamentos hierárquicos agrupam requisitos do mesmo tipo,
no mesmo nível da árvore de rastreabilidade de requisito.
Para criar requisitos filho em um documento:
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No documento de requisitos, selecione as informações que definem o requisito.
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Execute um dos procedimentos a seguir:
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Clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Requisito.
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Clique em RequisitePro > Requisito > Novo.
A caixa de diálogo Propriedades do Requisito será exibida.
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Clique nas guias e digite as informações apropriadas para definir o requisito.
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Na guia Hierarquia, selecione um pai na lista Pai. Se o pai não for exibido na lista, selecione
<escolher pai...>, e selecione um pai na lista exibida na caixa de diálogo Navegador de Requisito.
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Clique em OK para fechar cada caixa de diálogo.
Para criar requisitos filho em uma visualização:
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Abra uma Matriz de Atributos com base no tipo do requisito que você deseja criar. Selecione o requisito que você
deseja como pai do novo requisito.
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Clique em Requisito > Novo Filho. Só é possível criar um requisito filho em uma visualização se o
requisito selecionado (que se tornará o pai do filho) também estiver localizado em uma visualização (ou seja, não
estiver localizado em um documento).
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Digite uma descrição para o requisito filho.
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Pressione a tecla Tab para se mover pela matriz. Inclua valores de atributo, conforme necessário.
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Clique em qualquer lugar na visualização para salvar o requisito.
Para Obter Mais Informações
Consulte os tópicos a
seguir na Ajuda on-line do RequisitePro:
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Visão Geral de Relacionamentos Hierárquicos (Índice: requisitos hierárquicos>visão geral)
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Criando Requisitos Filho em um Documento (Índice: requisitos hierárquicos>criando requisitos filho)
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Criando Requisitos Filho em uma Visualização (Índice: requisitos hierárquicos>criando requisitos filho)
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Designando Requisitos Pai em uma Visualização (Índice: requisitos pai>designando novos requisitos pai)
É possível utilizar a rastreabilidade para gerenciar dependências. Conforme implícito na descrição dos tipos de
requisito, nenhuma única expressão de um requisito faz sentido isoladamente. O processo de decomposição das
necessidades do usuário em requisitos derivados implica relacionamentos entre expectativas de nível alto e subseqüentes
produtos de trabalho necessários para implementação e validação. De fato, um rastreia muitos, ou vice-versa.
Por exemplo, os pedidos do envolvido estão relacionados aos recursos do produto propostos para atendê-los. Os recursos
do produto são rastreados para requisitos individuais para comportamento funcional específico. Os casos de teste
são rastreados de os requisitos que verificam e validam.
Para determinar o impacto das alterações e certificar-se de que o sistema atenda às suas expectativas, os membros da
equipe devem compreender, documentar e manter esses relacionamentos de rastreabilidade. A rastreabilidade é uma
ferramenta essencial para acomodação das alterações e garantia de cobertura completa. Estabelecer claros tipos de
requisito pode ajudar a facilitar a implementação e manutenção.
Para criar a rastreabilidade de requisito:
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No Explorer, selecione o pacote em que você deseja colocar a visualização criada, e clique em Arquivo > Novo
> Visualizar. A caixa de diálogo Visualizar Propriedades será exibida.
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Selecione o tipo de visualização Matriz de Rastreabilidade. Selecione um tipo de requisito para as linhas e um para
as colunas da matriz. Clique em OK.
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Na Matriz de Rastreabilidade, selecione uma célula que cruze dois requisitos para os quais você deseja criar um
relacionamento de rastreabilidade. (Utilize uma ação de seleção múltipla para escolher várias células.)
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Execute um dos procedimentos a seguir:
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Clique em Rastreabilidade > Rastrear Até ou em Rastreabilidade > Rastrear De.
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Clique com o botão direito do mouse e selecione Rastrear Até ou Rastrear De.
Para Obter Mais Informações
Consulte os tópicos a
seguir na Ajuda on-line do RequisitePro:
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Visão Geral de Rastrear de/Rastrear para (Índice: rastrear para/rastrear do relacionamento>visão geral)
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Criando Relacionamentos de Rastreabilidade em uma Visualização (Índice: rastreabilidade >criando)
Relacionamentos Suspeitos. Um relacionamento entre requisitos torna-se
questionável ou suspeito se o RequisitePro detecta que um dos requisitos do relacionamento foi modificado. Se o
texto de um requisito for modificado, todos os relacionamentos diretos para e de desse requisito
se tornarão suspeitos. Além disso, é possível definir atributos que, quando modificados, fazem com que os
relacionamentos de rastreabilidade se tornem suspeitos.
Consulta para recuperar e organizar requisitos por valores de atributo ou rastreabilidade. Os recursos de
consulta do RequisitePro fornecem um método para filtragem e classificação de requisitos em visualizações, limitando os
valores de um ou mais atributos ou limitando a rastreabilidade e especificando a ordem em que os requisitos filtrados
são exibidos. A filtragem restringe as informações que estão sendo exibidas: a classificação determina a ordem em que
as informações são exibidas. Por exemplo, em uma Matriz de Atributos, é possível utilizar critérios de filtro para
visualizar apenas os requisitos designados a você; também é possível utilizar os critérios de classificação para
organizar os requisitos de acordo com prioridades mais altas a mais baixas.
Para filtrar e classificar requisitos, aplique critérios de filtro aos requisitos e seus atributos. Esses critérios
limitam os valores dos atributos ou condições dos relacionamentos de rastreabilidade. Você pode criar uma consulta com
base em um único valor de atributo ou pode selecionar vários valores de atributo para criar critérios de consulta mais
complexos.
O RequisitePro permite salvar e reexecutar consultar com visualizações definidas pelo usuário. A qualquer momento, você
pode reexecutar consultas dinamicamente para atualizar um conjunto de requisitos ou os dados retornados com os valores
atualizados.
Para criar uma consulta:
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Abra uma visualização de Matriz de Atributos, Matriz de Rastreabilidade ou Árvore de Rastreabilidade.
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Clique em Visualizar > Consultar Requisitos da Linha. Se você ainda não tiver incluído critérios de
consulta, aparecerá a caixa de diálogo Selecionar Atributo.
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Selecione o atributo e os valor de atributo que você deseja utilizar na consulta, e clique em OK.
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Para atributos do tipo de lista, selecione um ou mais valores. O operador lógico OR é considerado para atributos do
tipo de lista. Para atributos do tipo de entrada, selecione um operador e especifique os valores.
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Para criar consultas compostas (com vários atributos), clique em Incluir e selecione critérios de consulta
adicionais.
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Clique em OK.
Para salvar uma visualização:
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Clique em Arquivo > Salvar Visualização como. A caixa de diálogo Visualizar Propriedades será
exibida.
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Digite um nome para a visualização.
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Selecione a caixa de opções Privado para salvar a visualização de forma que ela possa ser aberta apenas pelo
usuário que a criou.
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Clique em OK.
Para Obter Mais Informações
Consulte os tópicos a seguir
na Ajuda on-line do RequisitePro:
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Criando uma Visualização (Índice: Visualizações > Criando Visualizações)
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Criando e Modificando Consultas (Índice: consultas > criando)
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