Tarefa: Desenvolver Plano de Gerenciamento de Requisitos
Esta tarefa descreve como desenvolver um plano para documentar requisitos, seus atributos e diretrizes de rastreabilidade e gerenciamento de requisitos de produtos.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é desenvolver um Plano de Desenvolvimento de Requisitos que especifique as informações e os mecanismos de controle que serão coletados e utilizados para medir, reportar e controlar mudanças nos requisitos de produtos. 

Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal
        Antes de começar a descrever os requisitos do projeto, você deve decidir como documentá-los e organizá-los, bem como utilizar Atributos de Requisitos ao gerenciar os requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto.

        A escolha dos atributos e da Rastreabilidade para os requisitos do projeto ajudará a:

        • Avaliar o impacto no projeto da mudança em um requisito
        • Avaliar o impacto de uma falha de um teste nos requisitos
        • Gerenciar o escopo do projeto
        • Verificar se todos os requisitos do sistema são desempenhados pela implementação
        • Verificar se o aplicativo faz apenas o que era esperado que ele fizesse.
        • Gerenciar mudanças.

        Documente todas as decisões referentes a documentos de requisitos, itens de rastreabilidade (consulte Rastreabilidade e tipos de requisitos), diretrizes e estratégias para Atributos de Requisitos no Plano de Gerenciamento de Requisitos.

        Etapas
        Estabelecer a Rastreabilidade

        Primeiro identifique os itens de rastreabilidade entre os quais você pretende estabelecer vínculos de rastreabilidade. Os itens mais importantes de rastreabilidade, e a rastreabilidade típica entre eles, são descritos em Conceito: Rastreabilidade.

        O resultado é documentado em um conjunto de matrizes de rastreabilidade de requisitos, que fazem parte do produto de trabalho de Atributos de Requisitos.

        Escolher Atributos de Requisitos

        Atributos de Requisitos são utilizados para controlar as informações associadas a um item de rastreabilidade, em geral para finalidades de status e geração de relatórios.  Os atributos essenciais a serem controlados são Risco, Benefício, Esforço, Estabilidade e Impacto na Arquitetura, para permitir a priorização de requisitos para gerenciamento do escopo e para designar requisitos a iterações.

        Mapear para Ferramentas

        Rastreabilidade e atributos são conceitos gerais que podem se aplicar a qualquer produto de trabalho ou elemento de produto de trabalho. Entretanto, um projeto típico terá ferramentas de planejamento e de elaboração de orçamento, ferramentas de design, ferramentas de gerenciamento de requisitos, além de ferramentas de gerenciamento de configuração.  Muitas vezes, essas ferramentas fornecem e/ou impõem determinados atributos e rastreabilidade.

        Por exemplo, as ferramentas de planejamento fornecem normalmente links entre pessoas e tarefas e gerenciam atributos como percentuais de conclusão.  O link da tarefa para o requisito pode estar implícito por meio da convenção de nomenclatura ou pode ser gerenciado explicitamente.

        Ferramentas de design fornecem links entre elementos de design utilizando a UML (Linguagem de Modelagem Unificada) e gerenciam atributos, como "Descrição", "Persistência" e assim por diante.

        Para obter orientação sobre como vincular informações entre ferramentas, consulte mentores de ferramentas associados.

        Escrever o Plano

        O Plano de Gerenciamento de Requisitos descreve a entrada necessária para um plano efetivo. As informações fornecidas servem como diretriz. O objetivo de cada seção deve ser tratado dentro do contexto de um determinado projeto/produto. Diretrizes detalhadas são fornecidas pelo seguinte: Diretriz: Plano de Gerenciamento de Requisitos.



        Informações Adicionais