Mentor de Ferramentas: Incluindo Gabaritos em seu Projeto do Rational RequisitePro
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar documentos do Microsoft® Word como gabaritos de documentos em seus projetos do Rational RequisitePro. Os modelos são chamados de "esboços" de documentos no RequisitePro.
Ferramenta: Rational RequisitePro
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Todo novo documento no RequisitePro baseia-se em um tipo de documento. O tipo de documento inclui uma extensão de arquivo padrão, um tipo de requisito padrão e o texto e formatação padrões (em relação a fontes, tabulações e outros) e é controlado por um esboço associado. O RequisitePro fornece os seguintes esboços para requisitos e desenvolvimento de caso de uso:

  • Documento de Requisitos de Produto
  • Especificação de Requisitos de Software
  • Especificação Moderna de Requisitos de Software
  • Especificação de Múltiplos Casos de Uso
  • Documento de Requisitos de Teste
  • Casos de Teste Funcional
  • Plano de Gerenciamento de Requisitos
  • Pedidos dos Envolvidos
  • Visão
  • Glossário
  • Especificação de Caso de Uso
  • Especificação de Requisitos de Software (com casos de uso)
  • Especificação de Requisitos de Software (sem casos de uso)
  • Especificação Complementar
  • Plano de Teste

Acessando Esboços

Você pode acessar esboços para seus documentos de várias maneiras:

  • No RequisitePro, os esboços estão associados a tipos de documentos. Para criar um documento, selecione um pacote no Explorer e clique em Arquivo > Novo > Documento. Em seguida, selecione um tipo de documento como base para o novo documento. Para incluir um novo tipo de documento e esboço em um projeto, selecione o projeto no Explorer, clique em Arquivo > Propriedades, clique na guia Tipos de Documentos e clique no botão Incluir. Na caixa de diálogo Tipo de Documento, você pode selecionar um esboço.
  • Os esboços, que são baseados em arquivos .dot do Word, estão localizados no seguinte diretório de instalação do RequisitePro: Arquivos de Programas/RationalRequisitePro/outline.
  • É possível acessar os gabaritos do Word por meio do navegador de árvore do RUP (clique em Gabaritos > Microsoft Word).

Criando Esboços Personalizados

Você pode utilizar seus documentos existentes do Word para criar esboços personalizados. Um esboço do RequisitePro é um documento de referência utilizado para controlar a formatação de documentos do Word no RequisitePro. Isso é útil para manter a consistência entre documentos do mesmo tipo.

Os esboços do RequisitePro são compostos de dois arquivos armazenados no diretório outlines em sua instalação do RequisitePro:

  • Um arquivo de esboço, que possui uma extensão .def, é um arquivo de texto simples e sem formatação que contém um nome de esboço, uma descrição e uma referência a um gabarito do Word.
  • O gabarito do Word, que possui uma extensão de arquivo .dot, contém os estilos de parágrafo e outras informações, como formatos, informações de layout da página, atributos, definições de atributos e padrões do sistema que controlam a aparência de seu documento do RequisitePro.

Etapas da Ferramenta

Para incluir um novo esboço em seu projeto do RequisitePro, deve-se fazer o seguinte:

  1. Criar um gabarito do Microsoft Word
  2. Criar um arquivo de esboço
  3. Incluir seu esboço no RequisitePro
  4. Criar um tipo de documento baseado em seu esboço

1. Criar um Gabarito do Microsoft Word

  1. Inicie o Microsoft Word fora do RequisitePro.
  2. Abra o arquivo que você deseja utilizar para criar um gabarito do Word.
  3. Edite o arquivo, conforme necessário, para preparar o conteúdo para ser utilizado como um esboço.
  4. Salve o arquivo como um gabarito do Word com a extensão .dot. Consulte a documentação do Microsoft Word para obter informações adicionais sobre como criar gabaritos.

2. Criar um Arquivo de Esboço

Um arquivo de esboço é criado em um editor de texto e salvo com uma extensão .def. O arquivo de esboço é um arquivo de texto sem formatação que contém um nome de esboço, uma descrição do esboço e uma referência a um gabarito do Word. Os arquivos .def e .dot, criados no procedimento 1 anterior, devem ter o mesmo nome com extensões diferentes. Exemplo:usecase.def , usecase.dot. Ambos os arquivos devem ser armazenados no diretório outlines em sua instalação do RequisitePro ou no diretório outlines secundário referido no RequisitePro, clicando em Ferramentas > Opções/Diretórios/Esboços de Documentos.

  1. Abra um editor de texto, como o Bloco de Notas.
  2. Crie um novo arquivo de texto contendo as três linhas de informações a seguir, separadas por retornos:
    • O nome (lógico) completo do esboço com até 64 caracteres. Certifique-se de que esse nome lógico seja exclusivo no diretório outlines secundário.
    • Uma descrição do esboço com até 256 caracteres.
    • O nome do arquivo do gabarito do Word (com a extensão .dot).
  3. Salve o arquivo de texto utilizando o mesmo nome de arquivo que o gabarito, mas com a extensão .def.

Por exemplo, o arquivo usecase.def inclui as seguintes linhas:

Especificação de Caso de Uso do RUP
Modelo fornecido com o Rational Unified Process utilizado para especificar um caso de uso. rup_ucspec.dot

3. Incluir seu Esboço no RequisitePro

Copie os arquivos .dot / .def no diretório outlines em seu diretório de instalação do RequisitePro ou em um diretório outlines secundário. O caminho de um típico diretório outlines é: C:\Arquivos de programas\Rational\RequisitePro\outlines. Sua instalação pode variar, dependendo dos produtos Rational instalados.

Se você utilizar um diretório secundário, certifique-se de que o caminho esteja definido no RequisitePro. Clique em Ferramentas > Opções e, no campo Diretórios/Esboços de Documentos, digite o caminho e o nome do diretório para seus esboços personalizados.

4. Criar um Tipo de Documento Baseado em seu Esboço

  1. No Explorer, selecione o projeto e, em seguida, clique em Arquivo > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do Projeto é exibida.
  2. Clique na guia Tipos de Documentos e, em seguida, clique no botão Incluir. A caixa de diálogo Tipo de Documento é exibida.
  3. Na caixa de texto Nome, digite um nome para o tipo de documento (até 64 caracteres).
  4. Na cadeia de texto Extensão de Arquivo, digite uma cadeia de texto de três caracteres ou, se nomes longos de arquivos forem suportados, uma extensão mais longa. (As extensões de arquivos podem conter, no máximo, 20 caracteres no RequisitePro.) A extensão de arquivo é aplicada a todos os documentos associados ao tipo de documento.
  5. Selecione um tipo de requisito padrão na lista ou clique em Novo para criar um novo tipo de requisito.
  6. Selecione um esboço na lista Nome do Esboço.
  7. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Tipo de Documento.
  8. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades do Projeto.

Para Obter Informações Adicionais

Ícone de manual de ajuda Consulte os seguintes tópicos na Ajuda on-line do RequisitePro:
  • Criando e Modificando Tipos de Documentos (Índice: Tipos de Documentos > Criando)
  • Criando Esboços de Documentos (Índice: Esboços > Criando)