Instalar a Ferramenta no Servidor
Identifique que outro software é necessário para que a ferramenta específica funcione e instale esse software. Por
exemplo, uma ferramenta pode exigir a instalação inicial de um DBMS (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).
Quando você tiver instalado o software de suporte, poderá instalar a ferramenta no servidor.
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Customizar a Ferramenta (no Servidor)
Decida como personalizar a ferramenta de forma que ela ofereça suporte ao Processo de Desenvolvimento da melhor maneira possível.
Estes são alguns breves exemplos de como você pode personalizar as ferramentas Rational
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Rational Rose. Você pode criar um modelo de gabarito que defina a estrutura de modelos. O modelo de gabarito
será usado durante a criação de um novo modelo no Rose. Você pode criar um arquivo em que definirá quais
estereótipos serão usados e seus respectivos ícones. Esse arquivo pode ser instalado nos computadores de todos os
usuários para que eles possam utilizar o mesmo conjunto de estereótipos.
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Rational RequisitePro. Você pode criar um gabarito de projeto do RequisitePro, em que definirá os tipos de
atributo de requisitos que serão usados. Você pode começar com o "Gabarito de Projeto do RequisitePro" fornecido e
customizá-lo de acordo com as suas necessidades.
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Rational ClearCase. Você pode definir 'eventos' que façam com que a ferramenta se comporte de uma
determinada maneira. Por exemplo, você pode personalizar a ferramenta para que quando um usuário verificar um item,
um script seja automaticamente executado e verifique o item.
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Rational ClearQuest. Você pode criar e modificar formulários para oferecer suporte ao modo como o projeto
coletará informações sobre solicitações de mudança. Também é possível criar e modificar esquemas para fazer com que
a ferramenta gerencie os controles de mudanças de determinada maneira.
Além de personalizar as ferramentas, você deve configurar os grupos de usuários e acessar os direitos no
servidor. Em alguns casos, uma ferramenta pode fornecer seus próprios mecanismos para isso. Em outros
casos, grupos de usuários e direitos de acesso são definidos com o uso do sistema operacional. A configuração dos
grupos de usuário e dos direitos de acesso afeta a maneira como as ferramentas podem ser utilizadas. Por exemplo, você
pode definir restrições sobre a quais partes de um repositório os usuários terão acesso.
Documente as personalizações em Diretrizes Específicas do Projeto.
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Configurar o Suporte a Vários Sites
Se a equipe estiver geograficamente distribuída, talvez seja necessário dividir o repositório em vários locais ou
duplicar o repositório. Dividir ou duplicar um repositório requer que os repositórios em locais diferentes sejam
sincronizados, as informações devem ser transferidas entre os locais.
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Integrar a Outras Ferramentas
Integre a ferramenta com outras ferramentas para facilitar o seu uso. Uma integração entre ferramentas é, na maioria
das vezes, uma forma de extensão para uma ou mais ferramentas. Uma 'extensão de integração' para uma ferramenta
geralmente:
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Sincroniza dados entre as várias ferramentas. Ela automatiza a criação e manutenção de itens relacionados nos
projetos de desenvolvimento.
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Inclui automaticamente a rastreabilidade entre os itens relacionados em ferramentas diferentes.
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Permite que o usuário inclua a rastreabilidade entre os itens em ferramentas diferentes.
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Permite que o usuário navegue entre as ferramentas. Por exemplo, acesse um item em uma ferramenta de testes a
partir de uma ferramenta de gerenciamento de requisitos.
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Permite que o usuário execute uma determinada funcionalidade de uma única ferramenta. Por exemplo, a possibilidade
de criar itens em outra ferramenta.
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Permite que o usuário controle a versão dos itens de uma ferramenta em uma ferramenta de gerenciamento de
configuração. Por exemplo, a possibilidade de a versão controlar os requisitos (a partir do RequisitePro)
utilizando o ClearCase.
A maioria das ferramentas oferece extensões prontas para uso para integrar as ferramentas entre si.
Descreva como as ferramentas são integradas umas às outras nas Diretrizes Específicas do Projeto.
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Instalar e Customizar Ferramentas nos Clientes
Instale a ferramenta em cada cliente. O mínimo necessário a ser feito ao instalar uma ferramenta no lado do cliente é
configurar a conexão ao repositório no servidor.
Customize a ferramenta nos clientes, do modo que você a customizou no servidor:
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Em alguns casos, você não precisa executar nenhuma ação no cliente. Por exemplo, se o cliente for uma interface da
Web, bastará os clientes obterem o endereço do aplicativo no servidor. Algumas ferramentas permitem que você
realize todas as personalizações no lado do servidor. Quando os usuários acessam o repositório no servidor, eles
automaticamente obtêm as configurações corretas.
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Em outros casos, você personaliza a ferramenta no cliente, instalando o software que personaliza a ferramenta ou
instalando arquivos com as informações de personalização.
Talvez seja necessário instalar o 'software de integração' no cliente. Coloque o 'software de integração' em um
servidor e permita que os usuários façam o download e o instalem em seus computadores.
Se possível, você deve automatizar a instalação e a adaptação da ferramenta para os usuários. O benefício da criação
dos programas de instalação é que permite que você configure as ferramentas para que os clientes obtenham todas as
configurações, extensões e conexões corretas do repositório. Crie programas de instalação (e de customização) e
os coloque em um servidor. Em seguida, os usuários fazem download desses programas e os executam para instalar e
customizar a ferramenta em seus computadores.
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