Tarefa: Configurar Ferramentas
Esta tarefa descreve como instalar e configurar as ferramentas adquiridas para suportar o projeto
Disciplinas: Ambiente
Objetivo

A finalidade desta tarefa é:

  • Instalar as ferramentas
  • Customizar as ferramentas.
  • Disponibilizar as ferramentas aos usuários finais.   
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        Várias ferramentas de desenvolvimento de software oferecem suporte a equipes de pessoas, com vários usuários trabalhando com informações armazenadas em um repositório compartilhado. Cada usuário utiliza a ferramenta em seu computador pessoal (cliente) e o repositório compartilhado é armazenado em um servidor central. Nesse caso, a ferramenta deve ser instalada no servidor e nos clientes. A personalização da ferramenta é feita no servidor e no cliente.   

        Há ferramentas que não utilizam um repositório compartilhado, como compiladores, depuradores, editores e ferramentas gráficas, etc. Essas ferramentas podem simplesmente ser instaladas nos computadores dos usuários. Ainda pode ser necessário personalizar as ferramentas para que todos os membros do projeto utilizem a ferramenta da mesma maneira. 

        A abordagem adotada deve ser a automatização da maior parte possível da instalação e da adaptação dos procedimentos.

        Etapas
        Instalar a Ferramenta no Servidor

        Identifique que outro software é necessário para que a ferramenta específica funcione e instale esse software. Por exemplo, uma ferramenta pode exigir a instalação inicial de um DBMS (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). 

        Quando você tiver instalado o software de suporte, poderá instalar a ferramenta no servidor.

        Customizar a Ferramenta (no Servidor)

        Decida como personalizar a ferramenta de forma que ela ofereça suporte ao Processo de Desenvolvimento da melhor maneira possível.  Estes são alguns breves exemplos de como você pode personalizar as ferramentas Rational 

        • Rational Rose. Você pode criar um modelo de gabarito que defina a estrutura de modelos. O modelo de gabarito será usado durante a criação de um novo modelo no Rose. Você pode criar um arquivo em que definirá quais estereótipos serão usados e seus respectivos ícones. Esse arquivo pode ser instalado nos computadores de todos os usuários para que eles possam utilizar o mesmo conjunto de estereótipos.  
        • Rational RequisitePro. Você pode criar um gabarito de projeto do RequisitePro, em que definirá os tipos de atributo de requisitos que serão usados. Você pode começar com o "Gabarito de Projeto do RequisitePro" fornecido e customizá-lo de acordo com as suas necessidades.
        • Rational ClearCase. Você pode definir 'eventos' que façam com que a ferramenta se comporte de uma determinada maneira. Por exemplo, você pode personalizar a ferramenta para que quando um usuário verificar um item, um script seja automaticamente executado e verifique o item.  
        • Rational ClearQuest. Você pode criar e modificar formulários para oferecer suporte ao modo como o projeto coletará informações sobre solicitações de mudança. Também é possível criar e modificar esquemas para fazer com que a ferramenta gerencie os controles de mudanças de determinada maneira. 

        Além de personalizar as ferramentas, você deve configurar os grupos de usuários e acessar os direitos no servidor.  Em alguns casos, uma ferramenta pode fornecer seus próprios mecanismos para isso.  Em outros casos, grupos de usuários e direitos de acesso são definidos com o uso do sistema operacional.  A configuração dos grupos de usuário e dos direitos de acesso afeta a maneira como as ferramentas podem ser utilizadas. Por exemplo, você pode definir restrições sobre a quais partes de um repositório os usuários terão acesso.  

        Documente as personalizações em Diretrizes Específicas do Projeto

        Configurar o Suporte a Vários Sites

        Se a equipe estiver geograficamente distribuída, talvez seja necessário dividir o repositório em vários locais ou duplicar o repositório. Dividir ou duplicar um repositório requer que os repositórios em locais diferentes sejam sincronizados, as informações devem ser transferidas entre os locais.   

        Integrar a Outras Ferramentas

        Integre a ferramenta com outras ferramentas para facilitar o seu uso. Uma integração entre ferramentas é, na maioria das vezes, uma forma de extensão para uma ou mais ferramentas. Uma 'extensão de integração' para uma ferramenta geralmente:

        • Sincroniza dados entre as várias ferramentas. Ela automatiza a criação e manutenção de itens relacionados nos projetos de desenvolvimento.
        • Inclui automaticamente a rastreabilidade entre os itens relacionados em ferramentas diferentes. 
        • Permite que o usuário inclua a rastreabilidade entre os itens em ferramentas diferentes. 
        • Permite que o usuário navegue entre as ferramentas. Por exemplo, acesse um item em uma ferramenta de testes a partir de uma ferramenta de gerenciamento de requisitos. 
        • Permite que o usuário execute uma determinada funcionalidade de uma única ferramenta. Por exemplo, a possibilidade de criar itens em outra ferramenta.
        • Permite que o usuário controle a versão dos itens de uma ferramenta em uma ferramenta de gerenciamento de configuração. Por exemplo, a possibilidade de a versão controlar os requisitos (a partir do RequisitePro) utilizando o ClearCase.  

        A maioria das ferramentas oferece extensões prontas para uso para integrar as ferramentas entre si. 

        Descreva como as ferramentas são integradas umas às outras nas Diretrizes Específicas do Projeto

        Instalar e Customizar Ferramentas nos Clientes

        Instale a ferramenta em cada cliente. O mínimo necessário a ser feito ao instalar uma ferramenta no lado do cliente é configurar a conexão ao repositório no servidor. 

        Customize a ferramenta nos clientes, do modo que você a customizou no servidor: 

        • Em alguns casos, você não precisa executar nenhuma ação no cliente. Por exemplo, se o cliente for uma interface da Web, bastará os clientes obterem o endereço do aplicativo no servidor. Algumas ferramentas permitem que você realize todas as personalizações no lado do servidor. Quando os usuários acessam o repositório no servidor, eles automaticamente obtêm as configurações corretas.  
        • Em outros casos, você personaliza a ferramenta no cliente, instalando o software que personaliza a ferramenta ou instalando arquivos com as informações de personalização.  

        Talvez seja necessário instalar o 'software de integração' no cliente. Coloque o 'software de integração' em um servidor e permita que os usuários façam o download e o instalem em seus computadores. 

        Se possível, você deve automatizar a instalação e a adaptação da ferramenta para os usuários. O benefício da criação dos programas de instalação é que permite que você configure as ferramentas para que os clientes obtenham todas as configurações, extensões e conexões corretas do repositório.  Crie programas de instalação (e de customização) e os coloque em um servidor. Em seguida, os usuários fazem download desses programas e os executam para instalar e customizar a ferramenta em seus computadores. 



        Informações Adicionais