Tarefa: Revisar o Modelo de Caso de Uso de Negócios
Esta tarefa define quando e como conduzir a revisão de um Modelo de Caso de Uso de Negócios e como abordar descobertas de revisões.
Disciplinas: Modelagem de Negócios
Objetivo
  • Verificar formalmente se os resultados da modelagem de casos de uso de negócios são compatíveis com as visões que os envolvidos têm do negócio.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Etapas
        Recomendações Gerais
        Finalidade Recomendações gerais para cada revisão.

        Uma pessoa que atua como revisor do modelo de negócios deve ter considerável conhecimento do domínio do negócio ou da tecnologia planejada para automatizá-lo. Outra habilidade que os revisores de modelo de negócios precisam é o conhecimento detalhado das técnicas de engenharia de negócios aplicadas.

        Reuniões de Revisão Recomendadas
        Finalidade Definir o escopo e as metas da revisão.
        Definir as abordagens utilizadas para cada combinação específica de escopo/meta. 

        Normalmente, você deve dividir a revisão nas seguintes reuniões:

        • Uma revisão de todo o modelo de casos de uso de negócios.
        • Uma revisão dos casos de uso de negócios (para cada caso de uso), incluindo seus diagramas. Se o modelo for grande, divida essa revisão em várias reuniões, possivelmente uma por pacote de casos de uso de negócios.

        Mesmo que você consiga revisar tudo em uma mesma reunião, suas conclusões provavelmente não serão aprovadas na primeira vez. Esteja preparado para fazer novas revisões a cada nova versão do modelo de casos de uso de negócios. É importante envolver os funcionários, os especialistas em domínios, assim como os membros da equipe de engenharia de negócios na revisão para assegurar-se de que o modelo descreve o negócio adequadamente.

        Preparar Registro de Revisão e Documentar Defeitos
        Finalidade Documentar os resultados da revisão.
        Assegurar que os defeitos identificados foram documentados.  

        Após cada reunião de revisão, os resultados da reunião são documentados em um Registro de Revisão. Além disso, todos os defeitos são documentados de acordo com o processo de gerenciamento de mudanças do projeto.



        Informações Adicionais