Tarefa: Localizar Atores e Casos de Uso de Negócios
Esta tarefa focaliza a identificação dos limites do negócio a ser modelado e descreve as interações externas em termos de agentes comerciais e casos de uso de negócios.
Disciplinas: Modelagem de Negócios
Objetivo
  • Definir as fronteiras do negócio a ser modelado.
  • Definir quem e o que interagirão com o negócio.
  • Descrever os processos do negócio.
  • Criar diagramas do modelo de casos de uso de negócios.
  • Desenvolver um relatório sintético do modelo de casos de uso de negócios.
Relacionamentos
Etapas
Localizar Agentes Comerciais

Um candidato a ator de negócios é um indivíduo, grupo, organização, empresa ou máquina que interage com o negócio como:

  • clientes
  • parceiros
  • fornecedores
  • autoridades (legais, controladoras e assim por diante)
  • subsidiárias
  • proprietários e investidores (decida se a diretoria deverá fazer parte do negócio ou deverá ser modelada como um ator)
  • sistemas de informações fora do negócio

Se o negócio a ser modelado faz parte de uma empresa grande, essas categorias também podem conter os atores de negócios como:

  • outras partes da empresa
  • funções individuais em outros departamentos

É muito importante considerar o escopo da modelagem de negócio e os limites do que você está definindo como a organização de destino. Se você escolheu somente uma parte do negócio como a organização de destino, as outras partes da mesma empresa também serão agentes comerciais.

Nomeie cada ator de negócio de forma que o seu nome indique o papel que desempenha no negócio. Defina cada ator de negócio escrevendo uma breve descrição que considere sua responsabilidade e a razão pela qual ele interage com o negócio, incluindo os tipos de valor incluído que o ator de negócio deseja a partir do negócio. Consulte Diretriz: Agente Comercial.

Localizar Casos de Uso de Negócios

Para localizar os principais casos de uso de negócios, considere o valor que cada ator de negócio recebe do negócio. Pergunte-se sobre quais serviços o ator de negócios espera receber do negócio. Pode ajudar iniciar com os casos de uso de negócios principais que servem o cliente ou o equivalente a ele nos casos em que não há interação comercial. Para obter informações adicionais sobre as categorias dos casos de uso de negócios, consulte Diretriz: Modelo de Caso de Uso de Negócios.

Uma dica útil é estudar o ciclo de vida do ator de negócio para determinar as respostas para perguntas como:

  • Qual foi o primeiro contato do ator de negócios com o negócio? 
  • Por quais estágios ou estados o ator de negócios passa em relação ao negócio?
  • O que o ator de negócios considera uma interação significativa com o negócio?
  • Quando o ator de negócios está satisfeito?
  • Sobre quais eventos o ator de negócios espera ser notificado?

Do ponto de vista do suporte ao negócio, os processos também podem ser representados como casos de uso de negócios. Pergunte-se o que é necessário para entregar produtos e serviços para os clientes. É claro que o escopo da modelagem de negócio e os objetivos de modelagem de negócio definidos determinarão a granulosidade do suporte aos casos de uso de negócio se eles forem considerados. Procure os seguintes tipos de processos:

  • desenvolvimento e manutenção da equipe
  • desenvolvimento e manutenção de TI no negócio
  • desenvolvimento e manutenção do escritório e suas dependências
  • segurança
  • aconselhamento jurídico
  • gerenciamento de parceiro e de contrato
  • contabilidade
  • logística
  • compras
  • análise e pesquisa de marketing
  • desenvolvimento de produto

A partir da perspectiva de gerenciar o negócio, os processos podem ser representados como casos de uso de negócios, embora sejam raramente tão interessantes do ponto de vista do sistema de informações. Para identificar os processos de gerenciamento, procure tarefas associadas ao gerenciamento de negócios como um todo, além das que normalmente interagem com os agentes proprietários. Considere o que os atores proprietários recebem do negócio. Procure tarefas que:

  • Desenvolvem e fornecem informações sobre o negócio para proprietários e investidores.
  • Configurem metas em longo prazo.
  • Coordenem e priorizem outros casos de uso no negócio.
  • Criem novos processos no negócio.
  • Planejem e executem aprimoramentos.
  • Monitorem os processos no negócio.

Em geral, o ciclo de vida de um processo desse tipo é de um ano fiscal.

Outra maneira de identificar os casos de uso de negócios é fazer com que especialistas em domínios descrevam cada tarefa no negócio existente. Essas tarefas são agrupadas em casos de uso de negócios que são nomeados e brevemente descritos.

Você também deve considerar as metas de negócios definidas. A investigação dessas metas de negócios, às vezes, descobre um caso de uso de negócio que poderia não ter sido descoberto.

Consulte Diretriz: Modelo de Caso de Uso de Negócios e Diretriz: Caso de Uso de Negócios para obter informações adicionais.

Considerar Metas de Negócio

Revise as metas de negócios que já foram descritas e considere se elas serão suportadas pelos casos de uso de negócios. Se você descobrir que um caso de uso de negócios suporta duas metas completamente diferentes, você pode considerar a divisão em dois. Se um caso de uso de negócios suporta metas de negócios muito diferentes, será difícil medir ou aprimorar seu desempenho. Os casos de uso de negócios, que não suportam as metas de negócios já identificadas, podem ser desnecessários. Por outro lado, uma investigação adicional desses casos de uso de negócios pode revelar metas de negócios não descobertas.

As metas de negócios também devem ser consideradas em comparação aos atores de negócios. As metas de negócios identificadas dirigem o negócio na direção dos atores de negócios que elas pretendem abranger? Alguns atores de negócios não são endereçados pelas metas de negócios? Novas metas de negócio também podem ser descobertas durante esta análise. Consulte Diretriz: Meta de Negócio para obter informações adicionais.

Priorizar Casos de Uso de Negócios

Depois de identificar os atores de negócios e os casos de uso de negócios, você deverá priorizar os casos de uso de negócios que sejam de maior interesse e, portanto, devem ser descritos em detalhes. (Consulte Tarefa: Detalhar um Caso de Uso de Negócios.) Para determinar os casos de uso de negócios de alta prioridade:

  • Determine os casos de uso de negócio que serão de interesse do sistema pretendido se você utilizar a engenharia de negócios para localizar os requisitos dos sistemas de informações.
  • Desenvolva uma descrição passo a passo antes de decidir se os casos de uso de negócios que não são claramente relevantes a partir de uma perspectiva do sistema de informações devem ou não ser incluídos.
  • Procure os casos de uso de negócios que suportam as metas de negócios mais importantes.

Consulte Técnica: Documento de Arquitetura de Negócio para obter critérios adicionais para a identificação de casos de uso de negócios arquiteturalmente significativos.

Desenvolver um Esboço de um Fluxo de Trabalho dos Casos de Uso de Negócios

Para entender a finalidade de um caso de uso de negócios, você freqüentemente precisa de um contorno do workflow passo a passo. A pessoa que posteriormente especificará o caso de uso de negócios precisará desta descrição passo a passo.

Por exemplo, o primeiro rascunho de uma descrição passo a passo do fluxo de trabalho do "Registro de Entrada Individual" do caso de uso de negócios pode ficar assim:

  • O passageiro entra na fila do balcão de check-in.
  • O passageiro entrega a passagem para o agente de check-in.
  • O agente de check-in valida a passagem.
  • O agente de check-in registra a bagagem.
  • O agente de registro de entrada reserva o assento para o passageiro.
  • O cartão de embarque é impresso.
  • O agente de check-in entrega o cartão de embarque para o passageiro.
  • O passageiro sai do balcão de check-in.

Observe que este é um primeiro rascunho, portanto, podem faltar tarefas que serão descobertas posteriormente. Você também pode incluir fluxos alternativos neste conjunto inicial de etapas.

O primeiro rascunho fornece uma visão clara do que o caso de uso de negócio faz, quando começa, quando pára e que valor é fornecido. Você normalmente não precisará de mais de uma hora para definir um contorno passo a passo bruto para um caso de uso de negócios. (As exceções são contornos para os casos de uso de negócios de suporte e gerenciamento, elas normalmente não são muito claras.)

Concentre-se nos casos de uso de negócios mais importantes, ou seja, os que representam o maior potencial de aprimoramento. O escopo do caso de uso do negócio pode ser ampliado para que o trabalho feito originalmente pelo cliente ou por ninguém seja feito pela organização de destino? O escopo pode ser reduzido para que o cliente trabalhe em tarefas feitas anteriormente pela organização de destino? Um caso de uso de negócios é aprimorado se servir melhor o cliente, ou seja, torna-se mais simples, produz melhores produtos, oferece um tempo de preparação melhor e assim por diante. "Os clientes devem conseguir penetrar diretamente no coração do negócio" [SEY98].

Para cada caso de uso de negócios, defina metas mensuráveis que possam ser utilizadas para verificar se você obteve êxito ou não. Essas metas de negócios podem ser posteriormente refinadas e traduzidas em outras metas de negócios, assim como na estratégia de negócio. Quando a nova organização de destino é estabelecida, as metas de negócios podem ser utilizadas para medir continuamente como os casos de uso de negócios estão funcionando e sendo aprimorados. 

Consulte Diretriz: Caso de Uso de Negócios.

Descrever Como Agentes Comerciais e Casos de Uso Interagem

Estabeleça esses atores de negócios que interagem com o caso de uso de negócios definindo uma associação de comunicação entre eles. Se for importante mostrar quem iniciou a comunicação, você poderá incluir navegabilidade à associação. Se a leitura do modelo for aprimorada, também será possível nomear a associação.

Consulte Diretriz: Associação de Comunicação no Modelo de Caso de Uso de Negócios.

Empacotar Casos de Uso de Negócios e Agentes

Se tiver muitos casos de uso de negócios, você poderá dividi-los em pacotes para facilitar a compreensão da documentação. Por exemplo, os atores de negócios podem ser empacotados de acordo com o tipo como Mercado, Partes Controladoras e Parceiros. Os casos de uso de negócios podem ser agrupados de acordo com a finalidade como Vendas e Marketing, Desenvolvimento de Produto e Gerenciamento. Como uma alternativa, eles podem ser agrupados de acordo com o ator de negócios como Acionistas e Investidores ou Clientes Diretos.

Apresentar o Modelo de Caso de Uso de Negócios em Diagramas de Casos de Uso

Os diagramas de casos de uso ilustram a combinação de atores de negócios, casos de uso de negócios e os relacionamentos entre eles. Um diagrama pode conter qualquer um destes elementos:

  • todos os atores de negócios dentro de um pacote
  • um ator de negócios e todos os outros atores de negócios que se especializaram no primeiro
  • um ator de negócios e todos os casos de uso de negócios com os quais ele interage
  • casos de uso de negócios que interagem com os mesmos atores de negócios
  • casos de uso de negócios que geralmente são executados em seqüência
  • os casos de uso de negócios que pertencem ao mesmo pacote de caso de uso
  • os casos de uso de negócios mais importantes

Observe que o diagrama dos casos de uso de negócios mais importantes pode funcionar como um resumo de todo o Modelo de Caso de Uso de Negócios e assim provar a utilidade de sua revisão. Consulte Técnica: Diagrama de Casos de uso no Modelo de Caso de Uso de Negócios.

Desenvolver um Relatório Sintético do Modelo de Caso de Uso de Negócios

A Descrição do Relatório Sintético (Relatório: Relatório Sintético do Modelo de Caso de Uso de Negócios) do Modelo de Caso de Uso de Negócios precisa transmitir as seguintes informações:

  • a finalidade do negócio que está sendo descrito
  • as seqüências normais em que os casos de uso de negócios são empregados
  • as partes do negócio que não estão incluídas no Modelo de Caso de Uso de Negócios
Avaliar os Resultados

Neste momento, certifique-se de verificar o Modelo de Caso de Uso de Negócios para verificar se o seu trabalho está na trilha. No entanto, não revise o modelo detalhadamente. Você também deve considerar a lista de verificação do Modelo de Caso de Uso de Negócios enquanto estiver trabalhando nele. As partes interessadas devem determinar se:

  • Todos os casos de uso de negócios necessários estão identificados.
  • Quaisquer casos de uso de negócios desnecessários estão identificados.
  • O comportamento de cada caso de uso de negócio é descrito na ordem correta.
  • Cada workflow do caso de uso de negócios é o mais completo possível nesta etapa.
  • A Descrição do Relatório Sintético do Modelo de Caso de Uso de Negócios permite a compreensão.

Para mais problemas a serem revisados, consulte Lista de Verificação: Modelo de Caso de Uso de Negócios, Lista de Verificação: Casos de Uso de Negócios, Lista de Verificação: Meta de NegócioLista de Verificação: Especificação de Negócio Suplementar.



Informações Adicionais