Diretriz: Agente de Negócios
O Agente Comercial é a função de alguém ou algo que atua enquanto interage com o negócio. Essa diretriz explica como modelar Agentes Comerciais.
Relacionamentos
Descrição Principal

Explicação

Para entender integralmente a finalidade de um negócio, é necessário saber com quem o negócio interage; ou seja, quem solicita ou quem está interessado no resultado. Os diferentes tipos de "interagentes" são representados como agentes comerciais.

O termo ator significa o papel de alguém ou algo que atua enquanto interage com o negócio. Os tipos de usuários de negócios a seguir são exemplos de possíveis atores de negócios:

  • Clientes
  • Fornecedores
  • Sócios
  • Clientes potenciais (o "mercado")
  • Autoridades locais
  • Colegas em partes do negócio não modeladas.

Portanto, um ator geralmente corresponde a um usuário humano. No entanto, existem situações em que, por exemplo, um sistema de informações assume o papel de um ator. Se os serviços on-line do seu banco são tão bons que o seu negócio pode gerenciar a maioria de suas transações bancárias a partir de um PC dentro da própria empresa, seus casos de uso interagindo com o agente "fornecedor de dinheiro", o banco, irão interagir de fato com um sistema de informações.

Um ator representa um determinado tipo de usuário de negócios em vez de um usuário físico real. Diversos usuários físicos de um negócio podem desempenhar a mesma função em relação a ele; ou seja, eles agem como instâncias de um e do mesmo agente. Além disso, o mesmo usuário pode atuar como vários atores diferentes. Isso significa que uma e a mesma pessoa pode incorporar instâncias de diferentes atores.

Como Nomear Agentes Comerciais

Um ator de negócio deve receber um nome que reflita seu papel no negócio. O nome deve ser aplicável a qualquer pessoa - ou qualquer sistema de informação - que desempenha a função.

Características do Agente Comercial

As características de um agente comercial devem abranger os seguintes tópicos: 

  • Experiência e conhecimento prévio.
  • Características físicas.
  • Ambiente social e físico.  
  • Trabalho, tarefas e requisitos.
  • Características cognitivas.

Essas informações são úteis para definir os casos de uso de negócios de forma que sejam significativos para o ator de negócio. Elas são relevantes apenas para agentes comerciais "humanos". 

Lista de Verificação para Bons Agentes Comerciais

  • Todos os agentes são localizados. Tudo nas interações do ambiente de negócios - humanas e mecânicas - é modelado com agentes. Não é possível ter certeza de localizar cada agente até que tenha localizado e descrito cada caso de uso.
  • Cada agente humano expressa uma função, não uma pessoa específica. Você deve ser capaz de nomear, no mínimo, duas pessoas que possam assumir o papel de cada ator. Se não puder, talvez você tenha modelado uma pessoa, não uma função. É claro que há situações nas quais você só localiza uma pessoa que possa desempenhar uma função.
  • Cada agente modela algo fora do negócio.
  • Cada agente está envolvido com pelo menos um caso de uso. Se um agente não interage com pelo menos um caso de uso, remova-o.
  • Um agente específico não interagem com o negócio em diversas formas completamente diferentes. Se um ator interagir em várias formas completamente diferentes, provavelmente você atribuiu vários papéis a um ator. Nesse caso, divida o agente em vários, cada um representando uma função diferente.
  • Cada agente possui um nome explicativo e uma descrição. O nome de um agente deve representar a função que ele desempenha em relação ao negócio. O nome deve ser compreensível para as pessoas de fora da equipe de modelagem de negócios.