Lista de Verificação: Meta de Negócios
Essa lista de verificação ajuda a assegurar que uma Meta de Negócio e um Modelo de Meta de Negócio estejam bem formadas e relevantes.
Relacionamentos
Itens de Verificação
Todos os Sistemas de Negócio têm metas definidas?
Os sistemas de negócio representam domínios funcionais em um negócio e cada domínio funcional deve ser guiado por metas. As metas do sistema de negócio podem ser exclusivas para o sistema ou sub-metas de metas definidas para o negócio como um todo. Normalmente haverá uma decomposição paralela de metas e sistemas de negócios, onde cada sistema tem suas próprias metas e herda metas dos sistemas-pai.
O objetivo está relacionado à vantagem competitiva?
As metas, em geral, devem compreender áreas de vantagem competitiva e deve liderar um negócio para expandir sobre tais vantagens. Obviamente, algumas metas de negócio estão mais relacionadas ao gerenciamento do negócio, mas estas devem ser superadas em número por aquelas que representam competências de negócio.
O nome é exclusivo?
É importante nomear de forma exclusiva as metas, de forma a assegurar que as metas possam ser facilmente distinguidas. Também é possível utilizar um sistema de numeração hierárquico como parte do nome da meta; por exemplo, (1) para as metas-pai, (1.1), (1.2), etc. para sub-metas.
O nome reflete a intenção da meta?

O nome de uma meta deve refletir sua intenção; embora uma meta tenha um campo de descrição, ela será apresentada com mais freqüência em relatórios e outros materiais simplesmente por seu nome.

A meta não é ambígua?
A descrição da meta não é ambígua? Todos os acionistas devem ser capazes de concordar não apenas com a validade da meta, mas também com seu significado e valor.
Os KPIs estão incluídos em todas as metas?
Todas as metas devem ser suportadas por um conjunto de Indicadores Principais de Desempenho, que descrevem a maneira pela qual o negócio irá medir o êxito. Uma meta que tem sub-metas pode optar por não ter KPIs explícitos se suas sub-metas tiverem KPIs definidos e mensuráveis.
O valor de alteração é consistente com o tipo de alteração?
Ao utilizar o Perfil da UML para Modelagem de Negócios, cada Meta de Negócio tem um valor de alteração associado (em vez de um KPI separado) que deve ser consistente com o tipo de alteração especificado.
O valor de alteração é consistente com a métrica?
Ao utilizar o Perfil da UML para Modelagem de Negócios, cada Meta de Negócio tem um valor de alteração associado (em vez de um KPI separado) que deve ser consistente com a métrica especificada.
O valor de alteração pode ser medido?
Ao utilizar o Perfil da UML para Modelagem de Negócios, cada Meta de Negócio tem um valor de alteração associado (em vez de um KPI separado) que deve ser diretamente mensurável.
A alteração por data é realista, embora ambiciosa?
Ao utilizar o Perfil da UML para Modelagem de Negócios, cada Meta de Negócio tem uma data de alteração associada (em vez de um KPI separado) que deve ser concordada como sendo razoável para a alteração.
Está claro como a meta contribui com as metas de nível mais alto suportadas?
Cada sub-meta deve suportar claramente qualquer meta de nível superior. Uma meta-pai pode optar por não ter KPIs associados se ela estiver clara como todos os KPIs das sub-metas podem ser combinados para definir suas próprias medidas.
Há pelo menos um caso de uso de negócios, ou processo de negócios, rastreado para a meta?
O mecanismo primário para que um negócio represente suas metas é por meio da execução de processos de negócios. Os processos de negócios podem ser representados diretamente pelo uso de uma ferramenta de modelagem de processo ou serem representados utilizando-se um Caso de Uso de Negócios (com o Perfil da UML para Modelagem de Negócios).
A meta entra em conflito com outras metas?
As metas devem ser validadas para assegurar que elas não estejam em conflito; isso é especialmente importante em um modelo de metas, em que as sub-metas podem ser modeladas e mantidas por diferentes organizações de negócios.
A meta é rastreada para outras metas com as quais pode contribuir?
As metas podem naturalmente formar uma hierarquia com relacionamentos meta/sub-meta. Também é possível que um modelo de meta forme mais de uma rede ou matriz com sub-metas que contribuam para mais de uma meta-pai. Assegure-se de que todos esses relacionamentos sejam explicitamente modelados.
A hierarquia das metas tem mais de três a sete níveis de profundidade?

Um modelo de meta precisa ser exato o suficiente para poder ser medido e representado; se tiver menos de três níveis, você deverá verificar se essas metas são concretas o suficiente para serem medidas. Se forem mais de sete, você pode considerar serialização da hierarquia.

A hierarquia da meta está razoavelmente balanceada?
Diferentes subárvores no mesmo nível na hierarquia têm profundidade semelhante? Caso contrário, isso pode indicar que uma área recebeu mais atenção que outras.