Quando uma corporação tiver analisado sua missão e definido suas metas, ela precisará de uma forma para medir o
progresso em relação a essas metas. Muitas coisas contribuem para o sucesso da organização. Aqueles que forem
contribuidores chave como KPIs (Key Performance Indicators), também conhecidos como KSIs (Key Success Indicators) ou
KBIs (Key Business Indicators), são utilizados por negócios para definir e medir o progresso em relação a suas metas.
Na SOMA, os KPIs representam objetivos quantitativos mensuráveis, acordados com antecedência, que refletem os fatores
críticos de êxito de uma organização.
Os KPIs diferem, dependendo de um segmento de mercado e de uma organização. Uma organização de vendas pode ter
como um de seus KPIs a porcentagem de suas vendas oriunda de clientes habituais. Uma Organização de Atendimento ao
Cliente pode ter um KPI que meça o número de chamadas do cliente atendidas em menos de um minuto. Para determinar
se os objetivos associados a um KPI estão sendo atendidos, o KPI pode precisar ser dividido em uma ou mais
métricas, que identificam medidas específicas a serem coletadas para análise (por exemplo, tempo para fechar um
contrato de venda médio).
A finalidade desta etapa é definir como a Meta de Negócio será medida, identificando pelo menos um KPI e
esperançosamente, as métricas correspondentes para cada meta e sub-meta. Se você puder localizar uma medida
quantitativa para avaliar se a meta de negócios foi alcançada ou não, a meta de negócios provavelmente poderá estar
relacionada às atividades de negócios. Os KPIs fornecerão ao negócio uma medida do êxito do atendimento de suas metas e
sub-metas. Por exemplo, para uma meta de "aumentar receita", um KPI poderia ser "aumentar receita em 5% durante o
próximo ano fiscal" - isso fornece uma maneira específica para determinar se a meta foi atendida. As métricas
identificam os tipos de medidas que precisam ser coletadas para avaliar o estado dos KPIs. Para um KPI de exemplo
acima, uma métrica poderia ser "registrar a receita de todas as transações que gerem receita".
Tente quantificar a saída esperada e registrar isso no valor de alteração e nas propriedades do tipo de alteração da
meta de negócios. É útil discutir os limites superiores e inferiores com os responsáveis pelo alcance da meta de
negócios porque as pessoas freqüentemente definem metas mais ambiciosas para elas mesmas do que as outras pessoas
fariam. Os funcionários precisam sentir que há desafio suficiente em seu trabalho, mas eles também gostam de receber um
tapinha nas costas ocasionalmente.
Conforme descrito na Orientação: Meta de
Negócio o relacionamento entre Metas de Negócios, KPIs e Métricas pode ser visto no diagrama a seguir.
Se a medida é qualitativa ou subjetiva, a meta de negócios pode precisar ser convertida em sub-metas mais mensuráveis.
Neste caso, as submetas são identificadas, considerando como a meta de nível mais alto será medida. É importante que
todas as metas do nível da folha tenham KPIs identificados. O alcance de algumas ou de todas as submetas deve resultar
no alcance da meta de nível mais alto. Se uma meta de negócios recebeu uma data até a qual ela deve ser alcançada, é
suficientemente concreta para ser chamada de objetivo. Ao determinar o período dentro do qual a meta deve ser
alcançada, seja ambicioso e realista.
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