Tarefa: Análise do Caso de Uso de Negócios
Esta tarefa descreve como desenvolver uma Realização de Caso de Uso de Negócios a partir de um Caso de Uso de Negócios.
Disciplinas: Modelagem de Negócios
Objetivo
  • Identificar os elementos, sistemas de negócio, trabalhadores de negócio) que executam um fluxo de eventos do caso de uso.
  • Distribuir o comportamento do caso de uso a esses elementos, utilizando realizações de casos de uso de análise de negócio.
  • Identificar as responsabilidades, os atributos e as associações dos sistemas e trabalhadores de negócio.
  • Identificar as entidades e os eventos de negócio.
Relacionamentos
Etapas
Identificar Trabalhadores de Negócio

Para cada função (humana ou do sistema) na organização, identifique um trabalhador de negócios e forneça uma breve descrição. As posições de emprego são um bom local para começar, mas conscientize-se de que uma pessoa em uma posição específica normalmente é necessária para preencher mais de uma função e que várias funções são freqüentemente preenchidas por pessoas em posições diferentes. Você também pode olhar nos sistemas de software sendo utilizados atualmente. No entanto, você deve ter consciência de que, como as pessoas, muitos sistemas de software executam várias funções dentro da organização. Essa integração de, às vezes, funções completamente diferentes é um dos fatores que torna a manutenção do software difícil e trava um negócio em um sistema.

Depois de identificar seus trabalhadores de negócio, verifique cada caso de uso de negócios e afirme quais trabalhadores de negócios estão envolvidos em quais etapas. Isso assegura que nenhum trabalhador de negócio fique ausente e os que você listou estejam todos "dentro" da parte do negócio que você está modelando.

Para obter informações adicionais sobre os trabalhadores de negócio, consulte Diretriz: Trabalhador de Negócio.

Identificar Entidades de Negócio

Para localizar entidades de negócios do candidato, considere quais informações cada trabalhador de negócios manipula. As informações que devem ser consultadas, validadas, criadas ou comunicadas são um bom ponto de início. Somente as informações significantes e persistentes devem ser consideradas como uma entidade de negócio.

Para mostrar como as entidades de negócio precisam "ter conhecimento" umas das outras, utilize associações (consulte Diretriz: Associação no Modelo de Análise de Negócio). Forneça os nomes de função de associações para esclarecimento.

Se as entidades de negócio possuírem relacionamentos completos e claros, mostre isso com relacionamentos de agregação (consulte Diretriz: Agregações no Modelo de Análise de Negócio).

Se as entidades de negócio forem especializações ou generalizações umas das outras, utilize relacionamentos de generalização para mostrar isso (consulte Diretriz: Generalizações no Modelo de Análise de Negócio). Convém aguardar para estabelecer generalizações até ter trabalhado na descrição das entidades de negócio (consulte Tarefa: Detalhar uma Entidade de Negócio).

Documente os relacionamentos em diagramas de classe (consulte Diretriz: Diagramas no Modelo de Análise de Negócio - seção Diagramas de Classe).

Verifique o workflow de cada caso de uso de negócios para assegurar-se de que nenhuma entidade de negócios tenha sido esquecida. Além disso, verifique se as entidades que você identificou estão realmente participando de um workflow.

Para obter informações adicionais sobre as entidades de negócio, consulte Diretriz: Entidade de Negócio.

Identificar Eventos de Negócio

Inspecione as interações entre os atores de negócios, trabalhadores de negócios e entidades de negócios. Os atores de negócios podem iniciar um caso de uso de negócios enviando um evento de negócios. Os trabalhadores de negócios podem enviar eventos de negócios para atores de negócios ou uns para os outros. Se uma mensagem entre dois trabalhadores de negócios tiver uma das seguintes características, pode ser um evento de negócio:

  • O emissor da mensagem não precisa aguardar que o receptor processe a mensagem.
  • Há um intervalo de tempo significante entre o momento em que a mensagem é enviada e o momento em que é recebida.
  • Há uma distância física significante entre o emissor e o receptor.
  • O receptor está em outro sistema de negócios. Nesse caso, o evento de negócios deve ser enviado para o sistema de negócios e não diretamente para o trabalhador de negócios dentro dele. 

Os eventos de negócios também podem ser utilizados para enviar sinais entre sistemas de negócios e casos de uso de negócios.

Para obter informações adicionais sobre eventos de negócio, consulte Diretriz: Evento de Negócio.

Definir Realizações de Casos de Uso de Negócios

Para cada caso de uso de negócios, crie uma Realização de Caso de Uso de Negócios no Modelo de Análise de Negócios. O nome da Realização de Caso de Uso de Negócios deve ser o mesmo do caso de uso de negócios associado. Além disso, um relacionamento de realização deve ser estabelecido a partir da realização de caso de uso de negócios para o seu caso de uso de negócios associado.

Identifique os trabalhadores e as entidades de negócios que participam da execução de cada caso de uso de negócios. Eles formam a realização do caso de uso de negócios.

Apresente os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio da realização de caso de uso de negócios em um diagrama de seqüência (consulte Diretriz: Diagramas no Modelo de Análise de Negócio - seção Diagramas de Seqüência). Mostre somente as interações que precisam de uma compreensão de como os trabalhadores de negócios e as entidades executam esse workflow de realização de caso de uso de negócios. Deveria haver pelo menos uma interação (diagrama em seqüência) para cada fluxo descrito no caso de uso de negócios.

Em vez de utilizar um diagrama de seqüência, você pode apresentar os trabalhadores de negócio e entidades de negócio participantes em um diagrama de comunicação (consulte Diretriz: Diagramas no Modelo de Análise de Negócio). Os diagramas de seqüência são superiores para interações grandes e complexas, enquanto os diagramas de comunicação fornecem uma visão geral melhor dos relacionamentos entre os participantes.

Para esclarecer o significado dos diagramas de comunicação, é possível descrever o workflow de cada realização de caso de uso de negócios em termos dos seus elementos, os trabalhadores de negócios que manipulam as entidades de negócios. Isso é opcional e apenas agrega valor aos workflows mais complexos ou partes dos workflows. Para executar essa tarefa:

  • Descreva o workflow normal da realização de caso de uso de negócios.
  • Descreva quaisquer workflows alternativos e opcionais.
  • Defina metas de desempenho em termos do custo e do tempo de preparação para trabalhadores e entidades de negócios.

Para obter informações adicionais sobre as realizações de casos de uso de negócios, consulte Diretriz: Realização de Caso de Uso de Negócios.

Estruturar Modelo de Análise de Negócio

Analise o ciclo de vida de cada entidade de negócios. Cada uma deve ser criada e removida durante a vida de um negócio. Certifique-se de que seja acessada e usada por um trabalhador de negócio ou outra entidade de negócios. Faça isso criando uma matriz ou gerando um relatório que mostre quais trabalhadores de negócios criam e utilizam as entidades de negócios.

Reduza o número de trabalhadores. Ao desenvolver seus modelos, provavelmente você encontrará um número excessivo de trabalhadores por realização de caso de uso. Certifique-se de que cada trabalhador de negócios corresponde a um conjunto de tarefas que normalmente uma pessoa realizaria, embora essas tarefas estejam divididas entre mais de um caso de uso de negócios. Você pode fazer isso derivando e examinando as responsabilidades necessárias do trabalhador de negócios a partir de todas as realizações de caso de uso de negócios nas quais o trabalhador de negócios participa.

Cada entidade de negócio deve ter um proprietário, ou seja, alguém que seja responsável por ela. Você pode modelar isso com uma associação do trabalhador de negócios às entidades de negócios pelas quais ele é responsável. Algumas entidades de negócios podem pertencer a pessoas de fora do negócio. Se for esse o caso, certifique-se de que foi mencionado na breve descrição da entidade de negócios.

Para modelos de negócio muito grandes ou complexos, você pode utilizar Produto de Trabalho: Sistema de Negócio para estruturar e particionar. Neste caso, você pode designar trabalhadores de negócios, entidades de negócios e eventos de negócios em um sistema de negócios. Certifique-se de que os relacionamentos e as responsabilidades definidos pelos sistemas de negócios suportam as interações entre os trabalhadores de negócios, entidades e eventos. Se necessário, os sistemas de negócios devem ser levemente ajustados (em consulta ao analista de processo de negócio) ou as interações devem ser refinadas.

Para obter diretrizes sobre a estruturação do Modelo de Análise de Negócio e a nomeação de trabalhadores de negócio e entidades de negócio, consulte Lista de Verificação: Modelo de Análise de Negócio.

Avaliar os Resultados

Avalie o workflow da realização de caso de uso de negócios junto com o texto e os diagramas que o documentam. Uma forma de efetuar essa avaliação é conduzir uma inspeção técnica. Neste método de avaliação, a pessoa responsável pela realização de caso de uso orienta alguns membros da equipe pelo workflow da realização de caso de uso de negócios. Outra técnica é fazer uma Diretriz: Interpretação de Papéis, na qual os membros da equipe agem como agentes comerciais, trabalhadores e entidades de negócio.

Consulte também as listas de verificação para o Modelo de Análise de Negócio e as Realizações de Casos de Uso de Negócios em Tarefa: Revisar o Modelo de Análise de Negócio.

Informações Adicionais