Diretriz: Trabalhador de Negócio
Um Trabalhador de Negócio representa uma abstração de um humano, software ou hardware (ou uma composição deles) que age dentro do negócio. Esta diretriz explica como identificá-los e modelá-los.
Relacionamentos
Descrição Principal

Explicação

Um trabalhador de negócio representa uma abstração de um humano, software ou hardware, ou uma composição deles,  que age dentro do negócio. Um objeto trabalhador de negócios interage com outros objetos trabalhadores de negócios e manipula os objetos de entidades de negócios para realizar uma instância de casos de uso de negócios.

Um trabalhador de negócio é instanciado ("comandado" no caso de uma função de trabalhador de negócio ligada a  um humano) quando o fluxo de trabalho da instância de caso de uso correspondente é iniciada ou, o mais tardar, no momento em que o objeto fazendo a tarefa executa  sua função na realização da instância de caso de uso. Um objeto de trabalhador de negócio normalmente é "experimentado" (por exemplo, a pessoa é envolvida), contanto que a realização de caso de uso de negócios seja  executada.

Quando você opta por ligar um trabalhador humano a uma função de trabalhador de negócio, você também está criando um mapeamento para o Ponto de Vista do Trabalhador RUP (consulte Conceito: Arquitetura do Sistema) e sua extensão na modelagem de negócio, a Visualização de Recursos Humanos (consulte Conceito: Arquitetura do Negócio). Isso é importante ao considerar os atributos, as operações e as características do trabalhador de negócio, para assegurar que eles sejam suportados na organização.

Atributos

Um trabalhador de negócio pode ter uma lista de verificação que deve ser seguida. Também pode ter informações que fornece a outros trabalhadores ou entidades de negócios, conforme executa um caso de uso de negócios como, por exemplo, nível de segurança, endereço de e-mail etc.

Esse tipo de informação pode ser descrito implicitamente na descrição textual do trabalhador de negócios, ou modelado explicitamente como um atributo do trabalhador de negócios.

Um atributo de um determinado tipo. Um atributo possui um nome, preferivelmente um substantivo que descreva a função do atributo em relação à classe. Um tipo de atributo pode ser mais ou menos básico, começando com uma seqüência de caracteres ou um número simples. As classes diferentes podem ter atributos com estruturas idênticas. Esses atributos devem compartilhar uma descrição; ou seja, devem compartilhar o tipo de atributo.

Um atributo pode ser mais ou menos tangível. Por exemplo, você pode modelar como atributo as informações que um determinado trabalhador de negócios deve lembrar conforme executa um caso de uso de negócios. Por exemplo, "comportamentos suspeitos" característicos são lembrados pelos agentes alfandegários treinados para identificar quem deve ser selecionado para averiguação.

Nota: modele somente os atributos que tornem um trabalhador de negócios mais compreensível!

Operações

Uma operação fornecida por um trabalhador de negócio representa uma tarefa específica que será executada por uma instância dessa classe. A operação de um trabalhador de negócio é iniciada por uma mensagem de outro objeto do trabalhador negócio  ou de um agente. Uma operação possui um nome e, opcionalmente, parâmetros.

A operação descreve uma tarefa que o trabalhador de negócios pode ser solicitado a realizar. Ela é iniciada por uma mensagem. Para realizar a função em uma realização de caso de uso, um trabalhador de negócio realiza uma ou várias tarefas.

Ao projetar um trabalhador de negócio - ou seja, ao definir o que um trabalhador de negócio deve ser capaz de realizar para produzir os resultados desejados de um caso de uso de negócios - há duas alternativas:

  • Redigir uma descrição textual geral do trabalho.
  • Definir explicitamente cada tarefa na forma de uma operação, que, por sua vez, deve ser descrita textualmente. Para cada operação, você define a mensagem que inicia a execução.

Cada operação é definida por um nome, que deve descrever sua finalidade e, opcionalmente, uma série de parâmetros. Os parâmetros especificam o que um objeto da classe deve esperar receber de um objeto que solicita suporte ou criação de acesso e o que o objeto fornecerá quando a operação for executada. Como exemplo, é possível fornecer parâmetros que reflitam quando um trabalhador de negócio deve realizar uma etapa específica na operação ou quando ele deve acessar uma determinada entidade de negócio, iniciando uma das operações da entidade de negócio. Os parâmetros também podem representar coisas tangíveis que são trocadas.

As operações podem ser definidas informalmente, ou em mais detalhes, dependendo da importância ou do nível de detalhes solicitado em um caso de uso. Uma descrição "mais detalhada" pode descrever uma seqüência de comportamento que indica os atributos e os relacionamentos utilizados durante o seu desempenho, como os objetos de outras classes são contactados e finalizados.

Características do Trabalhador de Negócio

As características de um trabalhador de negócio são realmente limitações sobre o que quer que seja escolhido para preencher a função. Por exemplo, no caso de um trabalhador de negócio humano, você poderá ser preocupar com:

  • Experiência e conhecimento prévio.
  • Características físicas
  • Ambiente social e físico 
  • Trabalho, tarefas e requisitos
  • Características cognitivas

O desempenho bem-sucedido da função poderá depender do executor atender a esses critérios ou estar confortável em um ambiente específico.

Da mesma forma, sistemas de software e sistemas, geralmente, podem ter restrições expressas sobre eles para serem adequadas para uso - desempenho, capacidade, responsividade, por exemplo.

Lista de Verificação para Bons Trabalhadores de Negócio

  • Seu nome e a descrição são claros e podem ser entendidos.
  • Cada trabalhador de negócios tem uma associação com as entidades de negócios que precisa conhecer.
  • Cada trabalhador de negócios tem um link com os outros trabalhadores de negócios com os quais deve se comunicar.
  • As relações de um trabalhador de negócios não dependem umas das outras.
  • Cada trabalhador de negócio participa de pelo menos uma realização de caso de uso de negócios.
  • Cada relacionamento é usado no fluxo de trabalho de pelo menos uma realização de caso de uso de negócios.
  • Cada operação do trabalhador de negócio é executada no fluxo de trabalho de pelo menos uma realização de caso de uso de negócios.