Conceito: Arquitetura de Negócios
A arquitetura de negócio é definida como um conjunto organizado de elementos com relacionamentos transparentes entre si e que, juntos, formam um conjunto definido por sua funcionalidade.
Relacionamentos
Descrição Principal

IntroduçãoPara o início da página

Definimos a arquitetura de negócio como um conjunto de elementos organizado com relacionamentos claros entre si, que juntos formam um conjunto definido por sua funcionalidade. Os elementos representam a estrutura organizacional e comportamental de um sistema de negócio e mostram as abstrações dos processos e estruturas chave do negócio [NDL97], [ERI00].

Contexto da Arquitetura de NegócioPara o início da página

Pessoas diferentes possuem experiências e perspectivas diferentes. Ao tentar obter uma compreensão comum de algo tão complexo quanto a organização, incluindo seus processos, estrutura e estratégia, precisamos de uma maneira de descrever os problemas de arquitetura arquiteturalmente significativos de forma que sejam entendidos por cada grupo impactado. Isso é feito descrevendo três arquiteturas diferentes porém relacionadas, como mostrado e descrito posteriormente neste documento.

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Arquitetura de negócio é uma descrição dos aspectos significativos da organização. Arquitetura do aplicativo é uma descrição dos aplicativos de software que suportam o negócio, incluindo como esses aplicativos são utilizados e como interagem uns com os outros. Arquitetura técnica é uma descrição da infra-estrutura de hardware que suporta os aplicativos de software.

A arquitetura de negócio deve controlar a arquitetura do aplicativo, que por sua vez deve controlar a arquitetura técnica. Isso não implica em um relacionamento hierárquico em que a arquitetura de negócio é prescrita para a arquitetura do aplicativo e a arquitetura do aplicativo é prescrita para a arquitetura técnica. Mais propriamente, significa que as metas e restrições (denominadas drivers) são comunicadas em uma direção, e quaisquer decisões arquiteturais (denominadas tradeoffs) que afetam a arquitetura de controle devem ser tomadas no nível da arquitetura de controle. Uma meta arquitetural implica em uma condição desejada, enquanto uma restrição arquitetural implica em conformidade obrigatória. Entretanto, até mesmo as restrições podem ser intencionalmente ignoradas. Por exemplo, uma restrição que requeira que o negócio esteja em conformidade com uma determinada legislação pode ser ignorada porque o custo para fazer as alterações necessárias para a conformidade excedem muito as multas incorridas pela não conformidade.

A definição da arquitetura abrange equilibrar forças e fazer tradeoffs para criar uma solução que satisfaça de forma ideal os requisitos conflitantes. Isso significa que a arquitetura de negócio define as metas e restrições que descrevem o suporte que ela requer da arquitetura do aplicativo. O mesmo se aplica ao aplicativo e à arquitetura técnica. Quando surgirem conflitos, como sempre ocorre, será necessário encontrar as soluções menos adequadas localizadas para assegurar uma solução geral ideal. Quando essas decisões tiverem um grande impacto, elas serão denominadas problemas arquiteturais e deverão ser formalmente acordadas pelos investidores representados por um conselho de arquitetura.

Essas diferentes arquiteturas devem ser sempre consideradas ao comunicar com os investidores. Discutir apenas uma delas com uma pessoa que não entenda seu formato, aplicativo ou notação resulta em comunicação ineficaz. Ademais, isso pode fazer com que a pessoa entenda mal as conseqüências de suas decisões relacionadas a outras arquiteturas. O impacto das decisões em uma das arquiteturas deve ser convertido em outras arquiteturas. Isso ajuda os investidores a entenderem as vantagens e desvantagens de tradeoffs, o que leva ao alinhamento arquitetural. O alinhamento arquitetural ajuda-nos a entender as conseqüências das decisões.

Arquitetura de Negócio como uma Estrutura de AlteraçãoPara início da página

A arquitetura de negócio é o que usamos para nos comunicarmos com diferentes investidores sobre o negócio para assegurar uma compreensão comum e consistente. Podemos descrever a arquitetura de negócio como a estrutura na qual fazemos as alterações na organização para permitir que o negócio realize enfim a idéia do negócio, como mostra a figura.

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Visualizações Arquiteturais do NegócioPara o início da página

Como a arquitetura de negócio é complexa e difícil de medir, a dividimos em uma série de diferentes visualizações. A maior parte da arquitetura de software é definida em Conceito: Arquitetura de Software, as visualizações arquiteturais do negócio serão definidas aqui.

Cada visualização descreve um aspecto do negócio todo. Portanto, ela contém um subconjunto arquiteturalmente significativo do que seria uma definição completa. Em outras palavras, uma visualização arquitetural contém os 20% que realmente interessam para esse aspecto do negócio [ROY98].

As visualizações arquiteturais são úteis na discussão da arquitetura de negócios com diferentes investidores. Como cada investidor possui uma ou várias visualizações que sejam de interesse particular, ele poderá concentrar-se nos aspectos da organização que estejam associados a essas visualizações, de modo que não será necessário entender algo mais.

Observe que nem todas as visualizações se aplicam a todas as situações. Algumas visualizações poderão ser ignoradas se não adicionarem nenhum valor e, às vezes, poderá ser necessário definir novas visualizações. Aqui estão algumas visualizações arquiteturais típicas do negócio:

  • Visualização de Mercado descreve os mercados nos quais o negócio opera, os perfis e ofertas dos clientes ou os produtos e serviços que o negócio oferece aos clientes nos mercados alvo.
  • Visualização do Processo de Negócio descreve as metas significativas do negócio e esboça os casos de uso de negócios principais que suportam essas metas.  Quando os casos de uso de negócios são utilizados para documentar processos de negócios, essa visualização é denominada Visualização de Caso de Uso de Negócios.
  • Visualização da Organização descreve os agrupamentos de funções e responsabilidades do negócio e a realização de casos de uso de negócios.
  • Visualização de Recursos Humanos descreve os perfis de remuneração e mecanismos de incentivo, características e mecanismos culturais principais, perfis de competência e mecanismos de educação e treinamento.
  • Visualização Domínios descreve os principais conceitos de negócio e estruturas de informações utilizados pelo negócio.
  • Visualização Geográfica descreve a distribuição de estrutura organizacional, função e recursos em locais físicos como cidades e países.
  • Visualização de Comunicação descreve os caminhos de comunicação do negócio.

Mapeamento das Visualizações do Negócio para Pontos de Visualização do Negócio 

Os Pontos de Visualização do RUP estão descritos em Conceito: Arquitetura do Sistema. Esses pontos de visualização geralmente aplicam-se ao desenvolvimento do sistema. Quando o 'sistema' em consideração é um negócio, as Visualizações Arquiteturais do Negócio formam uma especialização mais pertinente dos pontos de visualização genéricos. A tabela a seguir mostra como eles estão relacionados. Observe que as Visualizações Arquiteturais do Negócio, pelas definições oferecidas em Conceito: Arquitetura do Sistema, em alguns casos abrangem várias visualizações (em que uma visualização é a inserção do ponto de visualização e do nível de abstração).

Visualizações Arquiteturais do Negócio Pontos de Visualização do RUP
Visualização de Mercado

A visualização do mercado define, pelo menos parcialmente o contexto do negócio - ela concentra-se nos produtos e serviços reais e potenciais oferecidos aos clientes nos mercados escolhidos. Ela é mapeada na interseção do Ponto de Visualização Lógico e o Nível de Contexto. Com a finalidade do Produto de Trabalho: Documento da Arquitetura de Negócio, a Visualização de Mercado está limitada aos fatores que causam impacto à arquitetura e às áreas onde as alterações na arquitetura afetariam o desempenho nos mercados escolhidos.

Uma discussão mais generalizada de mercados e a análise racional das escolhas de estratégia de negócio são encontradas em Produto de Trabalho: Visão de Negócios.

A Visualização de Mercado pode ser utilizada para definir o novo Produto de Trabalho: Metas de Negócio, que por sua vez, pode influenciar a Arquitetura de Negócio.

Visualização do Processo de Negócios Esse mapeamento é direto - para a interseção do Ponto de Visualização do Processo e o Nível de Contexto.
Visualização da Organização A visualização da organização refere-se à maneira com que o negócio está estruturado para realizar casos de uso de negócios, e não às hierarquias e redes posicionais ou de equipe. Por exemplo, você esperaria ver as colaborações do Produto de Trabalho: Sistemas de Negócio nessa visualização. Ela, portanto, mapeia a interseção do Ponto de Visualização Lógico e o Nível de Análise.
Visualização de Recursos Humanos A visualização de recursos humanos estende o Ponto de Visualização do Trabalhador, potencialmente em todos os níveis, mais significativamente no Nível de Contexto em que a política é definida, porém nos Níveis de Análise e Design também com, por exemplo, o aplicativo de perfis de competência.
Visualização Domínios A visualização Domínios mapeia razoavelmente bem na interseção do Ponto de Visualização de Informações e o Nível de Contexto.
Visualização Geográfica e Visualização de Comunicação Essas visualizações juntas mapeiam a interseção do Ponto de Visualização de Distribuição e o Nível de Contexto (a Visualização de Localidade Corporativa), com as localidades relacionadas ao aspecto geográfico e os conectores relacionados ao aspecto de comunicação.