Artefato: Realização de Casos de Uso de Negócios
Uma Realização de Caso de Uso de Negócios descreve como os sistemas de negócio, os trabalhadores de negócio, as entidades de negócio e os eventos de negócio colaboram para executar um caso de uso de negócio específico.
Tipos de Produto de Trabalho: Elemento de Modelo
Objetivo

Enquanto um Caso de Uso de Negócios descreve quais etapas devem ser executadas para liberar um valor para um agente comercial, uma Realização de Caso de Uso de Negócios descreve como essas etapas são executadas dentro da organização. Os Casos de Uso de Negócios são descritos a partir de uma perspectiva externa, enquanto as Realizações de Caso de Uso de Negócios são descritas a partir de uma perspectiva interna.

As Realizações de Casos de Uso de Negócios são utilizadas pelos envolvidos para verificar se a equipe do projeto (ou outras partes) entende como o negócio é estruturado e opera. Os investidores também as utilizam ao identificar e priorizar os aprimoramentos para a organização. Os analistas de processo de negócios e os designers de negócios utilizam as Realizações de Caso de Uso de Negócios para definir as funções, responsabilidades e informações necessárias na organização para realizar os casos de uso de negócios. Os efeitos das mudanças da organização, como a automação do processo de negócios ou o outsourcing do processo de negócios, podem ser considerados ao utilizar as Realizações de Casos de Uso de Negócios. Os analistas de sistemas e os arquitetos de software utilizam as Realizações de Casos de Uso de Negócios para entender como um sistema de software se ajusta à organização.

Relacionamentos
Descrição
Breve Resumo

Um gabarito é fornecido para a Especificação da Realização de Caso de Uso de Negócios que contém as propriedades textuais da Realização de Caso de Uso de Negócios.  Esse documento é utilizado com uma ferramenta de gerenciamento de requisitos, como o Rational RequisitePro, para especificar e marcar os requisitos dentro das propriedades da Realização de Caso de Uso de Negócios.  

Os diagramas da Realização de Caso de Uso de Negócios podem ser desenvolvidos em uma ferramenta de modelagem visual, como o Rational Rose. Um relatório de Realização de Caso de Uso de Negócios (contendo todos os diagramas e propriedades) pode ser gerado com o Rational SoDA.  

Para obter informações adicionais, consulte os mentores de ferramenta: Gerenciando Casos de Uso com o Rational Rose e o Rational RequisitePro e Criando um Relatório de Realização de Caso de Uso de Negócios utilizando o Rational SoDA.  

Ilustrações
Adaptação
Opções de RepresentaçãoRepresentação de UML: Colaboração, estereotipado como <<realização de caso de uso de negócios>>.

Em muitos casos, a ênfase desse produto de trabalho é o diagrama de atividades no qual são definidas quais as responsabilidades que pertencem a qual sistema de negócio ou trabalhador de negócio utilizando raias. É nesse ponto que você toma decisões essenciais sobre o que automatizar. Freqüentemente, a Especificação da Realização de Caso de Uso de Negócios com as propriedades textuais do produto de trabalho podem, então, ser excluídas e quaisquer requisitos derivados podem entrar na Especificação Suplementar de Negócios. Os diagramas da atividade podem também indicar o envio e o recebimento dos eventos de negócios entre os trabalhadores de negócios.

Se os Casos de Uso de Negócios não serão modificados, mas em vez disso a realização dos Casos de Uso de Negócios será alterada, as Realizações de Caso de Uso de Negócios poderão ser utilizadas para comparar as descrições atuais do processo (como está) com as descrições de processo de destino (como estará). Por exemplo, imagine que um sistema de software existente será substituído por um produto de software padrão que será administrado por um parceiro externo. Nesse caso, as Realizações de Caso de Uso de Negócios podem ser utilizadas para avaliar o impacto dessa alteração na organização.

Devido ao fato das Realizações de caso de Uso de Negócios serem geralmente mais detalhadas e específicas do que os Casos de Uso de Negócios, elas também podem ser utilizadas para ilustrar as diferenças entre contextos diferentes de um Caso de Uso de Negócios mais abstrato. Por exemplo, considere o caso em que os clientes devem receber o serviço utilizando diferentes canais de comunicação (Internet, call center, correio, ou mensagens eletrônicas, por exemplo). As etapas realizadas durante uma Cotação de Pedido de caso de uso de negócios ou Aceitar Proposta permanecerão inalteradas, mas as maneiras em que este caso de uso de negócios é executado será diferente em cada  canal. As Realizações de Caso de Uso de Negócios podem ser utilizadas para ilustrar uma realização específica para o canal do caso de uso de negócios.

Lembre-se de que os Casos de Uso de Negócios são acionados por Agentes Comerciais ou por Eventos de Negócio internos, através da chamada de um ou mais serviços fornecidos pelo negócio - chamada que ocorre externamente no caso do Agente Comercial e, internamente, no caso do Evento de Negócio. Um serviço abrange uma ou mais operações de negócio (consulte Produto de Trabalho: Operação (BM)), para que uma Realização de Caso de Uso de Negócios seja a sobreposição de todas as realizações de operação de negócio requeridas (consulte Produto de Trabalho: Realização de Operação (BM)). Isso pode ser modelado como uma grande colaboração (a Realização de Caso de Uso de Negócios) que é construída a partir de menores (as realizações de operação de negócio). No entanto, observe que a Realização de Caso de Uso de Negócios não 'possui' as realizações de operação de negócio - elas podem, e muito provavelmente o farão - aparecer em outras Realizações de Casos de Uso de Negócios.

Observe que não há nenhuma razão para não modelar alguns serviços fornecidos pelo negócio como privados - eles representam ações que o negócio pode solicitar sozinho (quando há um serviço em um Evento de Negócio, por exemplo) - mas que não estão disponíveis para um Agente Comercial.

Informações Adicionais